Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Cereja e café auxiliam no tratamento para aliviar os sintomas da gota

Inflamações nas articulações típicas da doença têm origem no excesso de produção ou na dificuldade de excreção do ácido úrico  - iStock
Inflamações nas articulações típicas da doença têm origem no excesso de produção ou na dificuldade de excreção do ácido úrico Imagem: iStock

Raquel Drehmer

Colaboração para o UOL VivaBem

17/05/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Gota é uma doença inflamatória causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações dos pés, tornozelos e joelhos
  • Cereja, frutas cítricas, café e leite ajudam a evitar ou atenuar os sintomas da gota ao baixar a produção ou auxiliar na excreção do ácido úrico
  • Carne vermelha, peixes e açúcar refinado, por sua vez, devem ser evitados, pois aceleram a produção de ácido úrico

Dores agudas nos dedos dos pés, nos tornozelos e nos joelhos que acometem principalmente homens a partir dos 25 anos e mulheres depois da menopausa são fortes indícios de gota, uma doença inflamatória causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações e ao redor delas. O aumento do nível desse componente natural do organismo no sangue é chamado de hiperuricemia e pode ser estimulado tanto pela produção excessiva quanto pela dificuldade dos rins para eliminá-lo.

Nem todas as pessoas com ácido úrico alto no sangue desenvolverão a doença: é preciso haver histórico familiar, pois a gota é hereditária. As mulheres estão a salvo dela durante o período fértil porque os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) ajudam na eliminação do ácido úrico.

Infelizmente, a gota é uma doença sem cura. Seu tratamento é feito com medicamentos anti-inflamatórios, atividades físicas que não sejam de impacto e ajustes na dieta. Apresentamos, a seguir, alimentos que ajudam a evitar ou aliviar os sintomas da gota quando consumidos em uma dieta balanceada e rica em vegetais.

A lista foi elaborada com a ajuda de Fernando Chueire, nutrólogo e membro da diretoria da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), e de Felipe Mendonça, reumatologista do Hospital Santa Paula e pesquisador colaborador do grupo de osteometabolismo da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Coloque no prato

Cereja - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cereja
É rica em antocianina, um flavonoide que, além de conferir o tom vermelho escuro à fruta, é altamente anti-inflamatório e consegue evitar as crises agudas de gota. Recomenda-se o consumo de 10 a 12 cerejas por semana.

Laranja e limão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Frutas cítricas
A vitamina C presente nelas auxilia a excreção do ácido úrico, evitando que seus níveis fiquem elevados no sangue.

Café - iStock - iStock
Imagem: iStock

Café
Estudos feitos pela Universidade de Harvard (EUA) e pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) apontam que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui a produção de ácido úrico pelo organismo, baixando o risco de crise de gota em cerca de 50%.

O componente que leva a isso, porém, não foi descoberto ainda. O que se sabe por enquanto é que não é a cafeína, pois foram realizados testes com as mesmas pessoas e o consumo de chá preto, rico na substância, e a bebida não apresentou nenhuma alteração na produção natural de ácido úrico.

Queijo branco - iStock - iStock
Imagem: iStock

Leite desnatado e queijo branco
Leite e seus derivados ajudam a diminuir a produção de ácido úrico, o que minimiza o risco de crises de gota. A preferência pela versão "magra" dos alimentos é para evitar o consumo de gorduras que possam desencadear processos inflamatórios gerais do organismo e impactar colateralmente nas articulações.

Melhor evitar

Bebida alcoólica p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Bebidas alcoólicas
Tanto as destiladas quanto as fermentadas são altamente inflamatórias e podem piorar muito as dores nas crises de gota. Além disso, o álcool torna o sangue mais ácido, o que facilita o armazenamento de ácido úrico nas articulações.

Carne p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Carne vermelha
Tem carga proteica extremamente alta, e as proteínas aceleram a produção de ácido úrico, aumentando sua concentração no organismo.

peixe p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Peixes e frutos do mar
Assim como a carne vermelha, têm carga proteica elevada e fazem com que a produção de ácido úrico seja acima do normal.

Açúcar p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Açúcar refinado
Sua metabolização requer a produção acelerada de, entre outros elementos, ácido úrico. Devem ser evitados tanto o açúcar puro (usado para adoçar café e chá, por exemplo) quanto os alimentos que o tenham entre os ingredientes (como bolos e biscoitos).

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

O poder dos alimentos