Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Está sentindo a boca seca? Conheça os alimentos que podem aliviar o sintoma

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

29/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • A boca seca causa desconfortos e ocorre devido à diminuição da produção de saliva
  • Esse problema de saúde pode ocorrer por causa de medicamentos, estresse, diabetes e é comum em quem realiza tratamento contra o câncer
  • Mudanças nos hábitos alimentares podem contribuir para estimular a mastigação e aliviar a boca seca
  • É importante beber bastante água, sucos naturais, chás e consumir melancia para se manter hidratado
  • Alimentos como ovos, agrião e maçã também são indicados para combater a diminuição da saliva
  • Nesses casos, é melhor evitar o açúcar, o café e o sal

É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.

Pessoas que estão realizando tratamentos quimioterápicos ou radioterapia também se queixam com muita frequência da redução da atividade das glândulas salivares e suas complicações. Isso ocorre porque essas medidas terapêuticas afetam essa produção.

Ficar com a boca seca pode causar, além do desconforto, o aumento de cáries, mau hálito e o risco de outras doenças. A saliva é necessária para umedecer a boca, lubrificar os alimentos para facilitar a deglutição, proteger os tecidos e garantir a limpeza bucal.

Ao procurar um especialista como odontologista ou estomatologista, é comum que a pessoa que sofra com a boca seca seja orientada a mudar alguns hábitos alimentares. Mudanças na dieta podem contribuir para estimular a mastigação e aliviar esse problema de saúde.

A seguir, destacamos quais alimentos são indicados para diminuir o sintoma de boca seca e os que devem ser consumidos com moderação. A lista abaixo foi elaborada com o auxílio de Celso Augusto Lemos Jr., professor do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo); Edson Credidio, nutrólogo e pós-doutor em ciências de alimentos pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Juliana Bertoldi Franco, cirurgiã-dentista e membro do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo); Karla Palma Portes, otorrinolaringologista e professora de Faculdade de Medicina da Uninove e Marcelo Cássio de Souza, nutrólogo do Hospital Moriah.

Coloque no prato

Chá - iStock - iStock
Imagem: iStock

Chás
O consumo de líquidos deve ser estimulado para melhorar a hidratação e diminuir o sintoma. Algumas ervas estimulam o fluxo salivar e podem ser consumidas na forma de chás. Entre elas, destacam-se hortelã, camomila, erva-doce e carqueja. Lembrando que eles não devem ser adoçados e precisam ser consumidos em temperatura ambiente.

Agrião - iStock - iStock
Imagem: iStock

Agrião
O agrião está entre os alimentos que podem estimular a produção de saliva. Incluir o vegetal nas saladas é uma ótima alternativa para ativar a salivação e reforçar a saúde bucal, prevenindo o sintoma.

Dieta da sopa 1 - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sopas
As sopas ou canjas de galinha são indicadas para aliviar a hipossalivação por ser uma refeição de consistência pastosa, rica em água, o que facilita a mastigação e a deglutição. Além disso, são fontes de proteínas e vitaminas e ajudam a evitar algumas causas de xerostomia. Mas atenção na hora de acrescentar sal e outros condimentos.

Maçã - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Maçã
Uma maçã por dia já pode fazer a diferença para quem sofre com a boca seca. Essa fruta protege a boca e auxilia a higiene bucal porque incentiva à produção de saliva, que funciona como um detergente natural. Além disso, comer maçã exige um esforço maior da arcada dentária durante a mastigação e ajuda a diminuir as impurezas dos dentes.

Melancia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Melancia
Algumas frutas como melancia são ricas em água e ajudam bastante na hidratação. Ela possui cerca de 90% de água em sua composição, o que alivia a sensação de boca seca e também previne a desidratação. E por conter vários minerais, consumir a fruta mantém o equilíbrio hídrico do corpo.

picolé de frutas - iStock - iStock
Imagem: iStock

Picolés de frutas
Alimentos em temperatura ambiente ou gelados trazem diminuição da ardência e do desconforto oral. Por isso, o picolé pode ser uma opção. Prefira o sorvete à base de água, frutas e sem açúcar. Vale ressaltar que após o consumo de alimentos açucarados, o ideal é realizar a higiene oral com a escovação.

Ovo 1 - Getty Imagens  - Getty Imagens
Imagem: Getty Imagens

Ovos
Os ovos são fontes de proteína e vitamina B. Lembrando que a carência vitamínica é uma das causas de boca seca, estomatite e lesões na língua. Ele também pode ser um bom substituto quando a pessoa tiver alguma restrição ao consumo de carne animal, por ser mais fibrosa. Prefira o ovo cozido.

Suco abacaxi, coco - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sucos naturais
Os sucos são indicados para manter o corpo hidratado e aliviar o sintoma. O consumo de sucos mais neutros como melancia, melão, uva e goiaba ajudam a controlar a boca seca.

Melhor evitar

Sal p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Sal
Sal sempre deve ser consumido com moderação, pois além de ser responsável pelo desenvolvimento de doenças renais e hipertensão, piora bastante a sensação de sede e boca seca. Por isso, é importante diminuir o sal nas receitas e evitar alimentos com bastante sódio e temperos prontos.

Café P&B - iStock - iStock
Imagem: iStock

Café
Bebidas com cafeína podem desidratar o organismo e aumentar o sintoma. Um estudo realizado com mais de 2 mil estudantes que avaliava a condição da gengiva e comportamentos que levavam a xerostomia mostrou que a ingestão de café pode prejudicar a salivação e aumentar o sintoma. Por isso, é importante consumir com moderação.

Açúcar p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Açúcar
O açúcar deve ser evitado ou consumido com moderação. Os alimentos açucarados pioram a sensação de sede e boca seca e favorecem o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais, que podem prejudicar a saúde dos dentes e gengivas.

Bebida alcoólica p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Álcool
Consumir bebidas alcoólicas desidrata a boca e reduz o fluxo de saliva. A salivação colabora no combate de bactérias na boca e quando ela está seca, ocorre à proliferação de micro-organismos, o que proporciona o mau hálito.

Pimenta p&b - iStock - iStock
Imagem: iStock

Alimentos ácidos e picantes
Os alimentos ácidos estimularem naturalmente o aumento do volume de saliva a ser produzido pelas glândulas salivares, mas eles devem ser consumidos com moderação. Isso ocorre porque esses itens causam a sensação de ardência em quem está com a boca seca, principalmente se houver lesões na região.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

O poder dos alimentos