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O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

O que comer para melhorar a circulação e evitar inchaço e dores nas pernas?

Dores nas pernas são sintoma comum da má circulação do sangue - iStock
Dores nas pernas são sintoma comum da má circulação do sangue Imagem: iStock

Bárbara Stefanelli

Colaboração para o UOL VivaBem

01/02/2019 04h00

A má circulação do sangue pode estar associada ao consumo de álcool e tabaco, a problemas cardíacos, renais e vasculares e também à obesidade, pressão alta, diabetes e colesterol. Apesar de este ser um quadro clínico muito amplo, o sintoma mais comum é o inchaço (retenção de líquido), formigamento e dores nas pernas.

Caso esteja sentindo algum destes sintomas com frequência, é recomendável consultar um médico para descobrir a causa dos problemas circulatórios. Mas saiba, de antemão, que se você cuidar da saúde das veias com alimentação correta e exercícios físicos pode evitar muitos problemas, que vão desde varizes à trombose venosa.

Seguem, abaixo, algumas orientações gerais em relação à alimentação. A lista foi montada com a ajuda de Aline Lamaita, médica da SBAVC (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) e especialista em cirurgia vascular; Andrea Pereira, médica nutróloga do hospital Albert Einstein (SP) e Anna Carolina Di Creddo Alves, nutricionista do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).

O que comer

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Imagem: Getty Images

Pepino
O pepino tem 95% de água na sua composição e, por isso, é um bom alimento para ser incorporado à alimentação de quem sofre com problemas circulatórios. Por mais que possa parecer contraditório ir atrás de itens líquidos quando se está inchado, a água ajuda a eliminar toxinas (ou excesso de sódio, por exemplo) que estão provocando o problema. O líquido estimula o rim a filtrar e eliminar os excedentes da alimentação, causando melhor circulação do sangue no corpo. Sucos e chás também são bem-vindos.

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Melão, melancia e morango
Essas são frutas riquíssimas em água, como mais de 90% do líquido presente na composição. A melancia, por exemplo, além de contar com muita água, também repõe o potássio que é eliminado no suor. Ideal para o período de verão intenso. Pode comer sem culpa.

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Gengibre
Potente anti-inflamatório, o gengibre combate dores musculares e ainda combate os problemas circulatórios, já que a planta possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina --proteína envolvida na coagulação sanguínea. Ou seja, o seu consumo afina o sangue.

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Laranja
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, flavonoides, polifenóis e antocianinas. Esses componentes têm grande poder antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol, um dos inimigos da boa circulação. Quando comemos a fruta, é melhor ainda, pois as fibras do bagaço evitam o depósito de gordura nos vasos sanguíneos.

Melhor evitar

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Sal de adição
O consumo de sódio em excesso faz com que as células retenham líquido, o que acaba dificultando a circulação e causando aquele desconforto, formigamento e pernas inchadas. O sal é composto também por este mineral e como ele já está presente em muitas preparações culinárias, tê-lo à mesa e adicioná-lo ao prato pronto aumenta muito seu consumo no dia a dia, que deve ser limitado a 5 gramas diários.

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Industrializados e ultraprocessados
Não é só o sal de mesa que deve ser evitado. Os processados, além de grande quantidade de sódio, também levam açúcar e gordura --todos relacionados à dificuldade da circulação sanguínea. É recomendável, ainda, ficar de olho na gordura hidrogenada presente nos fast-foods, sorvetes industrializados e bolos, entre outros. Ela retarda a circulação e pode agravar a inflamação dos vasos sanguíneos. Portanto, a alimentação deve ser fresca e o mais natural possível.

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Imagem: Istock

Carboidrato
Como o diabetes também causa má circulação e deve ser bem controlado, é importante evitar o excesso de carboidratos e gorduras. Fuja, principalmente, dos carboidratos simples, aqueles que são provenientes da farinha branca.

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