Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

5 alimentos que previnem as pedras na vesícula e reduzem seus sintomas

Raquel Drehmer

Colaboração para UOL VivaBem

26/10/2018 04h00

Colelitíase, cálculo biliar, pedra na vesícula. Independentemente do nome pelo qual se chame esta condição, ela causa uma dor muito forte no lado direito do abdômen e inspira cuidados, pois se não for tratada pode levar até à obstrução intestinal.

As alterações da bile ou do funcionamento da vesícula --fatores que originam as pedras -- estão relacionados a diversos fatores, como obesidade, perda súbita de peso, genética, desequilíbrio hormonal, uso de determinados medicamentos, doenças no fígado, gravidez, diabetes, hipotireoidismo, genética e a dieta.

No entanto, sabe-se que a alimentação pode ser muito importante para evitar o problema ou reduzir os sintomas de quem já o tem, mas ainda não passou pela cirurgia de retirada da vesícula.

Por isso, listamos a seguir os alimentos que você deve consumir para estes fins, com ajuda da gastroenterologista Debora Poli, médica do Hospital Santa Paula (SP) e da nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, especialista em equipe multidisciplinar na adolescência pela Unifesp e voluntária do Instituto Horas de Vida.

Coloque no prato

Feijão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Leguminosas
Alimentos como feijão, grão de bico, ervilhas e lentilha são fontes de fibras que melhoram o trânsito intestinal, ajudam na digestão de gorduras e na redução do colesterol. Como o excesso de colesterol na bile leva à formação de pedras, alimentos que ajudam na sua redução também atuam na prevenção dos cálculos biliares.

Pimenta - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Pimenta vermelha
Anti-inflamatória e termogênica, a pimenta vermelha ajuda a reduzir o colesterol e, por isso, é benéfica para o funcionamento da vesícula, dificultando a formação de pedras.

Laranja - iStock - iStock
Imagem: iStock

Frutas cítricas
Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras. Outras frutas que não são necessariamente do gênero Citrus, mas também contêm boas quantidades da vitamina são acerola e kiwi.

Chá preto - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cafeína
No café, no chá preto ou no chimarrão, a cafeína impede o aumento da concentração de colesterol na vesícula e, assim, a formação dos cristais que levam às pedras no órgão.

Frango - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Carnes magras
Fontes riquíssimas de proteínas, as carnes são importantes para uma alimentação equilibrada, que permita o bom funcionamento de todos os órgãos --incluindo a vesícula. Mas, para não sobrecarregá-la, é recomendado o consumo de carnes magras, como frango sem pele, coxão duro e patinho sem gordura aparente.

VEJA TAMBÉM:

Melhor evitar

Maionese - iStock - iStock
Imagem: iStock

Maionese
Este alimento é composto basicamente por gordura, sendo pobre em nutrientes, ou seja, dificulta o trabalho da bile e facilita o surgimento de pedras na vesícula.

Mortadela - iStock - iStock
Imagem: iStock

Embutidos
Mortadela, salame, linguiça e salsicha também são fontes de gordura vazia e sobrecarregam a vesícula, por isso o ideal é evitá-los.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente no texto, a maionese não é desprovida de nutrientes, afinal a gordura é um macronutriente. Ela apenas é pobre em nutrientes.

O poder dos alimentos