Elânia Francisca

Elânia Francisca

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Meninas não são mulheres, mas dia 8 de março também é dia de defendê-las

Meninas não são mulheres.

Mulheres são pessoas na idade adulta que se identificam com o gênero feminino.

Meninas são crianças quando têm entre zero e 11 anos.

Meninas também podem ser adolescentes quando têm idade entre 12 anos e 17 anos e 11 meses.

Meninas adolescentes não têm "corpo de mulher". Meninas adolescentes estão passando por alterações hormonais da puberdade que fazem seus corpos mudarem tão depressa que precisam de espaços seguros e tempo para se acostumarem com essas transformações.

Meninas adolescentes não são "maduras demais para a idade". Meninas adolescentes, por vezes, recebem tantas responsabilidades e são tratadas como adultas tendo apenas 13 ou 14 anos —e isso é uma violência contra elas.

Meninas adolescentes não "seduzem homens adultos". Meninas adolescentes só estão aprendendo sobre limites e autocuidado, cabe então ao homem adulto (e a mulher adulta também) não se aproveitar desse aprendizado para ter prazer próprio. Cabe à pessoa adulta dizer não à menina adolescente.

Meninas adolescentes não deveriam ter medo de andar na rua, mas ainda vivemos num país que culpabiliza a menina pelo assédio sofrido, alegando que suas roupas a fizeram estar em risco.

Meninas adolescentes não são a geração que "não quer nada com nada". Talvez a gente descubra o que as meninas adolescentes querem se nos propusermos a escutá-las verdadeiramente, sem julgamentos.

Continua após a publicidade

Meninas adolescentes têm sonhos, desejos, habilidades, potencial.

Meninas adolescentes só precisam de uma sociedade que as vejam como pessoas em fase peculiar de desenvolvimento e, por isso, merecem proteção e acolhimento.

Meninas adolescentes não são coitadinhas, são pessoas que têm direitos e deveres, mas que muitas vezes só enfatizamos os deveres e com rigidez.

Meninas adolescentes precisam de nós. E nós precisamos aprender a lidar com elas de forma delicada, saudável e sem transformar seus corpos em objetos de satisfação de nossas expectativas.

Dia 8 de março é dia de defender direitos de meninas e mulheres (como fazemos todos os dias); é dia de recordar que, para se tornar mulher, foi necessário ser uma menina.

Meninas adolescentes, que vocês tenham vivencias bonitas nessa fase da vida e que nós, mulheres adultas, estejamos com vocês na defesa de nossos direitos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes