Topo

Taise Spolti

Como torcer nos jogos da Copa sem se culpar pela dieta perdida

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

04/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Final de ano, eleições, Copa do Mundo. Um mix de acontecimentos se concentrou na vida do brasileiro e causou uma movimentação na rotina de muitos. Não somente pelos ajustes de horários e rotina que naturalmente se espera nessa época do ano, com mudança de turnos de trabalho, eventos, confraternizações, mas também pelos sentimentos que acabam perpetuando e fazendo com que o comportamento mude.

Além do esperado "chuta balde" que muitas pessoas já sabem que irão fazer nesta época, ainda temos a Copa do Mundo, que faz com que aquele evento de final de tarde ou a confraternização de final de semana se estenda a plenas segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras, e em horário de trabalho ou de estudo, ampliando as motivações que muitos têm para determinados momentos. O que antes era eventual, ou seja, em eventos, agora é rotineiro, e serão semanas assim. Pois estaremos, após a Copa do Mundo, entrando no Natal, Ano-Novo, férias, Carnaval.

São semanas, para muitos. Mas para aqueles que estão em seus projetos particulares, cuidando da rotina alimentar, dieta, treinos específicos para se sentir bem durante esta época, ou então, para aqueles que naturalmente se preocupam em se manter saudáveis a maior parte do tempo, pois já virou padrão uma rotina saudável, separei algumas opções de lanches e também de como enfrentar os períodos em que não é possível a rotina ser tão certinha, como sei que gostariam.

No bar:

Se você vai assistir aos jogos da Copa em bares com amigos, preste atenção aos detalhes.

Permaneça hidratado, mesmo que você beba cerveja ou outro drinque alcoólico, o consumo de água constante faz com que você reduza os efeitos colaterais que o álcool vai causar em seu corpo, e também ajuda a reduzir o consumo propriamente dito da bebida, afinal, são dois líquidos competindo espaço dentro do seu estômago.

O ritmo da bebida acaba reduzindo em pessoas que mantêm a água por perto. Essa dica vale para quem for para a praia ou para quem está em casa mesmo, fazendo festa com amigos e familiares.

O que comer: prefira fontes de proteína e gordura. Atenção: não vale o torresmo ou o pastel frito. A gordura que me refiro vem das nuts, ou seja, do amendoim, das nozes, amêndoas torradas, que temos em grande quantidade nos bar. A gordura e a proteína também são capazes de manter você saciado, reduzem o consumo de álcool e diminuem os efeitos colaterais do álcool no fígado, principalmente.

Ao consumir, além do álcool, muito carboidrato, você está causando picos de insulina enquanto consome uma bebida alcoólica. Para a saúde do seu intestino e do fígado, essa é a pior opção.

Peça amendoim, ovos de codorna, nozes, mix de nuts, frutas secas com nozes, iscas de frango, iscas de carne, tábua de queijos, espetinho de carnes com legumes, pasteis assados e não fritos.

No trabalho:

Para quem está no meio do trabalho e não vai ter aquela folga para ver o jogo, prepare-se antes e leve as opções que puder de casa, isso garante que você terá a sua dieta em mãos.

Mas para quem quiser sair do padrão e curtir ainda mais o momento, prefira: pipoca salgada ao invés da versão doce, pasteizinhos assados, frutas dispostas da mesa (sempre tem fruta, mas muitos não as enxergam no meio de um monte de doces), água ou água de coco no lugar de sucos e refrigerantes, e também as opções que tem igualmente no bar, como amendoins, nozes, castanhas, espetinhos e ovos de codorna.

Como no trabalho não tem álcool, preocupe-se mais com a qualidade do que vai comer e mantenha-se hidratado para que aquele colega não fique tentando convencer você a sair da dieta o tempo todo. O clássico "só hoje" pode acabar se perpetuando até o final do Carnaval, então com copo de água na mão, a probabilidade de ficarem questionando é bem menor.

Em casa:

Em casa é bem mais fácil escolhermos o que vamos consumir, seja um menu pensado por todos para receber amigos e familiares, seja um lanche apenas para curtir sozinho.

Separei algumas opções que tem receita aqui no blog:

Para beber? Se desejar beber cerveja ou drinques alcoólicos, lembre-se da dica de se manter hidratado o máximo possível.

Algumas cervejas já oferecem versões mais leves, sem glúten e com baixo teor de álcool, ou, para adeptos a drinques, prefira: gim, espumante brut, vinho branco seco, vinho verde, saquê e muita água.

Bom jogo!