PUBLICIDADE

Topo

Taise Spolti

Aprenda a fazer labneh: coalhada seca embebida no azeite e na pimenta

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

13/01/2022 04h00

Labneh é delicioso, vai bem na salada, nas entradinhas, puro, em uma tábua de frios e frutas. Infelizmente, ele tem um valor caro quando comprado em casas de produtos naturais, porémé mais simples do que você imagina para fazer em casa e se deliciar com algo tão bom e levinho.

Ele tem origem da gastronomia otomana, países do Oriente Médio como Turquia, e como tudo que vem desta riquíssima culinária, é cheio de sabor e aromas, além de nutrientes encontrados em tantos temperos e ervas.

Primeiro vamos começar a fazer a coalhada seca, e depois de ela estar pronta é que faremos o labneh.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral
  • 1 potinho (170 g) de iogurte natural
  • 1 xicara (chá) de azeite extravirgem (a depender do tamanho do potinho de vidro que você escolher, pode ser necessário mais)
  • 1 pimenta dedo-de-moça pequena

Modo de preparo:

  1. Coloque o leite em uma panela e deixe esquentar, mas não deixe ferver (o ideal é que você coloque o seu dedo e aguente por pelo menos 6 a 8 segundos). Desligue o fogo e coloque o iogurte. Misture bem e delicadamente com uma espátula, coloque a mistura dentro de uma vasilha, tampe com um pano de cozinha limpo e deixe dentro do seu forno ou micro-ondas durante a noite (ou pelo menos 12h).
  2. No dia seguinte, despeje essa coalhada em um voil (aqueles paninhos de cozinha bem finos) limpo, feche a parte de cima e deixe dessorar (sair todo o soro). Coloque esse voil em cima de uma vasilha para não pingar e deixe dentro da geladeira por mais 24h.
  3. Passado esse tempo, você vai ver que se formará uma espécie de queijinho cremoso e denso. Retire da geladeira e então comece a fazer pequenas bolinhas do tamanho de uma colher de chá.
  4. Coloque as bolinhas dentro de um potinho de vidro e, quando colocar mais da metade de bolinhas dentro do vidro, acrescente uma ponta de pimenta dedo-de-moça picada e sem semente, e regue com azeite até cobrir tudo.
  5. Feche o pote e deixe na geladeira por mais um dia para que todo sabor impregne bem na coalhada seca. Você pode fazer com mel, com alecrim e manjericão, ou usando o famoso tempero zaatar.