Prêmio Inspiradoras 2023: conheça quem faz parte do júri

Está chegando a hora. No próximo dia 19 de setembro, serão revelados os nomes das vencedoras do Prêmio Inspiradoras 2023. O evento de premiação está marcado para acontecer na Casa Natura, em São Paulo.

Ao todo, são sete categorias dedicadas a mulheres que se destacam na luta para melhorar a vida das brasileiras. A premiação é uma parceria entre Universa, a plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira.

A eleição é resultado da opinião do público, que pode votar pela internet, somada a um corpo de oito juradas e um jurado, sendo uma representante de Universa, outra do Instituto Avon e sete pessoas convidadas. Ao todo, são dez votos, já que o total online tem peso um na somatória. Conheça a seguir quem são as pessoas que compõem o júri.

Amelinha Teles

Maria Amélia Telles
Maria Amélia Telles Imagem: Arquivo Pessoal

Maria Amélia de Almeida Teles, mais conhecida como Amelinha, é diretora da União de Mulheres de São Paulo e coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares. Feminista, ela participou do Jornal Brasil Mulher na década de 1970 e foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), principalmente durante a ditadura militar. Em um dos período mais trágicos da história do país, a luta em nome das mulheres e dos direitos humanos a levou à cadeia. Presa em 1972, foi submetida a sessões de torturas realizadas pelo major do exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, então comandante do DOI-Codi de São Paulo. É autora da ação judicial que, em 2012, reconheceu Ustra como torturador.

Dandara Rudsan

Dandara Rudsan
Dandara Rudsan Imagem: Júlia Rodrigues

Ativista, articuladora da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, fundadora do Coletivo Amazônico LesBiTrans e do Nepaz (Núcleo Estratégico de Direitos Humanos e Promoção da Paz), Dandara foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Inspiradoras na categoria Conscientização e Acolhimento. O LesBiTrans é o primeiro coletivo LGBT+ de Altamira (PA) a atuar exclusivamente na pauta dos direitos humanos da comunidade. A primeira grande ponte que o projeto construiu foi com o Fundo Elas. Não só pelo apoio financeiro, mas também pelas articulações que possibilitou, através do evento Mulheres em Movimento, que reúne defensoras de várias partes do mundo. Graças a isso o LesBiTrans conseguiu articular redes que se mantêm até hoje.

Continua após a publicidade

Daniela Grelin

Daniela Grelin
Daniela Grelin Imagem: Instituto Avon

Daniela Grelin é diretora executiva do Instituto Avon. Formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (SP), possui MBA pela Thunderbird School of Global Management (EUA) e formação no programa de Liderança Executiva da University of Pittsburgh - Joseph M. Katz Graduate School of Business (EUA). É ainda membro do Comitê Gestor do Programa Elas Lideram do Pacto Global e cofundadora da Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, Daniela integra o grupo de colunistas da Exame.

Fabiana Makdissi

Fabiana Makdissi
Fabiana Makdissi Imagem: Divulgação

A médica Fabiana Makdissi é cirurgiã oncológica, mastologista e líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, referência no tratamento do câncer. Doutora em Oncologia pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a profissional é membro da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e da Academia Brasileira de Mastologia.

Continua após a publicidade

Judith Brito

Judith Brito
Judith Brito Imagem: Lucas Lima

Judith Brito é superintendente do Grupo Folha, onde trabalha há 33 anos, e executiva do Grupo UOL. Também é do Conselho de Administração do PagSeguro Digital, companhia com capital aberto na NYSE. É formada em Administração Pública pela FGV-SP e tem mestrado em Ciência Política pela PUC-SP. Foi professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e é autora de livros de crônicas: "Mãe é Mãe", "Ah! O amor", "A metade ideal", entre outros).

Lívia Sant'Anna Vaz

Lívia Sant'Anna Vaz
Lívia Sant'Anna Vaz Imagem: Julia Rodrigues

Jurista, Lívia Sant'Anna Vaz atua como promotora de Justiça na Bahia. Ela é coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS) do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Destaca-se sua atuação em relação a temas como feminicídio e igualdade racial. Por conta de sua atuação contra a discriminação social, em especial de mulheres e negros, foi reconhecida com a Comenda Maria Quitéria, em 2017. Trata-se de um reconhecimento oficial para mulheres de destaque em ações que beneficiaram a população da Bahia. Coautora do livro "A Justiça é uma mulher negra" e autora do livro "Cotas Raciais", Lívia foi vencedora da primeira edição do Prêmio Inspiradoras, na categoria Acesso à Justiça.

Continua após a publicidade

Luciana Temer

Luciana Temer
Luciana Temer Imagem: Fernando Moraes

Luciana Temer é, desde 2015, Diretora Presidente do Instituto Liberta, organização social que trabalha pelo fim de todas as violências sexuais contra crianças e adolescentes por meio da comunicação e conscientização. Advogada, professora doutora em Direito Constitucional na PUC-SP e militante em direitos humanos, Luciana decidiu revelar, em 2022, que foi vítima de violência sexual para dar visibilidade ao problema e romper o silêncio em torno da cultura do estupro.

Raull Santiago

Raull Santiago
Raull Santiago Imagem: Lucas Landau

Raull Santiago começou a trabalhar aos 12 anos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Tornou-se empreendedor, ativista com foco nos direitos humanos, mudanças climáticas, negritudes e vida na favela. É também influenciador e empresário. Foi apontado como um dos 50 profissionais mais criativos do Brasil pela revista Wired e ganhou o troféu JK como influenciador de 2023 em ações sociais. Ele é fundador e CEO da Agência Brecha, um hub de inteligência para consultoria sobre mercado e favela. Também é um dos fundadores da Iniciativa Pipa, que busca democratizar o investimento social privado no Brasil, conectando a filantropia e seus recursos às favelas e periferias

Continua após a publicidade

Regina Célia Almeida Silva Barbosa

Regina Célia Barbosa
Regina Célia Barbosa Imagem: Divulgação Instituto Maria da Penha

Referência nacional na causa da violência contra a mulher, Regina Célia Almeida Silva Barbosa é cofundadora, vice-presidente e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha. Ativista do enfrentamento à violência contra a mulher, à violência doméstica e à violência de gênero, foi Gerente de Causas do Instituto Avon e Secretária da Mulher do Estado de Pernambuco. Regina Célia ganhou o prêmio Mulheres que Fazem a Diferença 2021, promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil para reconhecer mulheres que se destacam em suas áreas de atuação. Atualmente é integrante do Conselho Diretor da Visão Mundial Brasil e do Comitê Consultivo do Movimento Raça é Prioridade do Pacto Global da ONU - Rede Brasil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes