Topo

Saiba quem são as pessoas que integram o júri do Prêmio Inspiradoras

Saiba quem são as pessoas que integram o júri do Prêmio Inspiradoras - UOL
Saiba quem são as pessoas que integram o júri do Prêmio Inspiradoras Imagem: UOL

19/11/2021 04h00

Na próxima terça (23), serão divulgados os nomes das vencedoras do Prêmio Inspiradoras. A iniciativa é uma parceria entre Universa, a plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira.

Por seis semanas - do dia 4 de outubro a 15 de novembro -, a votação ficou aberta ao público. A soma deste resultado tem peso um na contagem geral dos votos, da qual fazem parte também um time de convidadas, uma representante de Universa e outra do Instituto Avon. A seguir, você conhece o júri.

Ailton Krenak

Ailton Krenak é ambientalista, escritor e líder indígena - divulgação - divulgação
Ailton Krenak é ambientalista, escritor e líder indígena
Imagem: divulgação

Ambientalista, filósofo, poeta e escritor, Ailton Krenak é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com reconhecimento internacional. Desde a década de 1970, tem tido papel fundamental na luta pelos direitos dos povos originários. Participou da criação de iniciativas como a União das Nações Indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta. É autor de ensaios fundamentais para a contemporaneidade como "Ideias para adiar o fim do mundo" e "O amanhã não está à venda", ambos publicados pela Companhia das Letras.

Major Denice Santiago

Major Denice Santiago é criadora da Ronda Maria da Penha, na Polícia Militar da Bahia - Divulgação - Divulgação
Major Denice Santiago é criadora da Ronda Maria da Penha, na Polícia Militar da Bahia
Imagem: Divulgação

Desde o início da carreira na PM da Bahia, a Major Denice Santiago vem traçando uma carreira pautada pela busca por melhores condições para a mulher. Além de ações voltadas às policiais femininas, ela é criadora de projetos que funcionam da delegacia para fora, como a Ronda Maria da Penha. O serviço especial presta assistência a mulheres vítimas de violência que estão movendo ações contra seus agressores. A ideia é garantir que a medida protetiva seja cumprida por eles e que elas permaneçam em segurança.

Jurema Werneck

Jurema Werneck é diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil  - Lucas Jatobá/Anistia Internacional - Lucas Jatobá/Anistia Internacional
Jurema Werneck é diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil
Imagem: Lucas Jatobá/Anistia Internacional

Médica e comunicadora, Jurema Werneck é diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil e uma das fundadoras da Ong Crioula, de promoção de direitos das mulheres negras. Como pesquisadora, tem realizado levantamentos na área dos direitos humanos, com foco especial para mulheres e negros. Em 2021, apresentou um estudo à CPI da Covid que apontava que 120 mil vidas poderiam ter sido salvas em 2020 caso o governo federal tivesse adotado medidas de restrição.

Luciana Holtz

Luciana Holtz é fundadora do Oncoguia - Divulgação - Divulgação
Luciana Holtz é fundadora do Oncoguia
Imagem: Divulgação

Luciana Holtz é psicóloga especialista em psicologia hospitalar e oncologia e fundadora da Ong Oncoguia, que é também um robusto portal na internet, figura uma das principais referências de informação em câncer do Brasil. Além de orientar com dados sobre a doença, a iniciativa atua para a promoção dos direitos dos pacientes.

Marta Silva

Marta Silva é a maior artilheira da história das seleções brasileiras - Getty Images - Getty Images
Marta Silva é a maior artilheira da história das seleções brasileiras
Imagem: Getty Images

Atualmente, a jogadora de futebol Marta Silva integra o time americano Orlando Pride, na Flórida. Por seis vezes, foi escolhida como melhor futebolista do mundo, entre mulheres e homens. Desde 2015, é a maior artilheira da história das seleções brasileiras (masculina e feminina) tendo feito nada menos do que 116 gols. Desde 2010, é também embaixadora global da ONU.

Sandra Gioia

Sandra Gioia é coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - Divulgação - Divulgação
Sandra Gioia é coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
Imagem: Divulgação

A mastologista Sandra Gioia é Coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, responsável pelo acompanhamento das pacientes com câncer de mama e que reduziu o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento da doença. A médica também é diretora da clínica Mastogin, Secretária-Adjunta da Sociedade Brasileira de Mastologia, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Embaixadora do Global Cancer Institute e Conselheira Científica da Fundação Laço Rosa.

Judith Brito

Judith Brito é superintendente do Grupo Folha - Lucas Lima - Lucas Lima
Judith Brito é superintendente do Grupo Folha
Imagem: Lucas Lima

Judith Brito é superintendente do Grupo Folha, onde trabalha há 31 anos, e presidente do Conselho de Administração do Grupo UOL, onde desempenha também funções executivas. É formada em Administração Pública pela FGV-SP e tem mestrado em Ciência Política pela PUC-SP. Foi professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e é autora dos livros de crônicas: "Mãe é Mãe", "Ah! O amor", "A metade ideal", entre outros).

Daniela Grelin

Daniela Grelin é diretora do Instituto Avon - Instituto Avon - Instituto Avon
Daniela Grelin é diretora do Instituto Avon
Imagem: Instituto Avon

Daniela Grelin é diretora executiva do Instituto Avon. Formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (SP), possui MBA pela Thunderbird School of Global Management (EUA) e formação no programa de Liderança Executiva da University of Pittsburgh - Joseph M. Katz Graduate School of Business (EUA). É ainda membro da célula de gênero da Rede de Diversidade e Inclusão da Avon e cofundadora da Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, Daniela integra o grupo de colunistas da Exame e HuffPost.

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.