Topo

Sem energia? Como cristais são aliados no combate a hábito de procrastinar

Procrastinar mexe com nossas energias: cristais são alternativas para trazer mais motivação - fizkes/Getty Images/iStockphoto
Procrastinar mexe com nossas energias: cristais são alternativas para trazer mais motivação Imagem: fizkes/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

16/06/2022 04h00

Procrastinar vez ou outra parece inofensivo, mas quando o "depois eu faço" vira hábito, o adiamento passa a impactar a rotina e afetar tanto atividades pessoais como profissionais. Nesse cenário, tentar ser mais organizado ajuda bastante, porém, há outros artifícios. Os cristais, por exemplo, podem dar fim aos atrasos constantes, sabia?

Segundo o terapeuta holístico e oraculista Raphael Kakazu, idealizador do espaço de estudos Covil dos Feiticeiros, as pedras irradiam energias para o ambiente e, consequentemente, as pessoas sentem seus efeitos. Isso vale até para gemas em pequenos pingentes, já que a potência da vibração é igual para todos os formatos.

"Quando o assunto é a procrastinação, entretanto, temos algumas causas para considerar, como ansiedade, estresse, desânimo e cansaço. Esses sintomas são bem tratados com as gemas, quando a pessoa está recorrendo a elas como complemento de tratamentos convencionais ou buscando alavancar seus níveis de energia", salienta.

Como as pedras agem

Ainda de acordo com o oraculista, se a pedra for mantida ao redor do corpo por um período considerável, a pessoa acabará sendo influenciada por aquela energia. No caso de alguém que sempre procrastina, o cristal vai alterar o rendimento, o ânimo, o foco e a disposição para a execução de atividades variadas.

"Uma combinação de cristais contra a procrastinação pode levar pedras que aumentam a energia, acalmam os pensamentos acelerados e trabalham autoconfiança para melhorar o desempenho. Saber combiná-los dessa maneira é bem útil para combater esses sintomas negativos do cotidiano", ressalta.

Cores influenciam?

Considerando que cada minério possui uma composição diferente e libera, portanto, vibrações distintas dos demais, usar a psicologia das cores nas gemas não é tão indicado. "Um exemplo disso é o quartzo verde e a esmeralda: ambos são esverdeados, mas o primeiro atua na saúde, e o segundo na autoestima e amor", diferencia Raphael.

Ou seja, agrupar cristais por cores não costuma fazer tanto sentido, nem auxilia na praticidade. O melhor é pensar nas energias promovidas por cada uma das diferentes pedras.

Melhores pedras contra procrastinação

Se procrastinar se tornou um hábito - e um problema! - por aí, confira as indicações do terapeuta de cristais Raphael Kakazu para melhorar essas energias:

  • Cornalina: favorece o sucesso e estimula a vitalidade, ajudando a pessoa a sair do estado de autossabotagem, eliminando medos e amenizando a sensação de cansaço mental. Em segundo plano, protege contra energias nocivas dos ambientes. É um dos melhores cristais para pôr fim à procrastinação.
  • Citrino: geradora de soluções criativas, essa gema aumenta o poder de atração para a prosperidade e ajuda na liderança, no poder pessoal e no magnetismo. Ainda promove ânimo e sensação de capacidade na resolução de problemas. "Dê preferência ao citrino natural, cuja cor é amarelo acinzentado", observa Raphael
  • Pedra do sol: atua no plexo solar e, por isso, aumenta o brilho pessoal, a autoconfiança e a autoestima. É ideal para trazer ânimo e incentivo em situações em que não há mais foco para agir. Vale adotar a pedra do sol em joias ou na decoração.
  • Granada: essa pedra é mais acessível que o rubi e proporciona vitalidade, assim como a gema mais cara. Ajuda a ter iniciativa, disposição e coragem nas tarefas adiadas. Como sua energia é muito potente para afastar a procrastinação, é preciso tomar cuidado e não exagerar na exposição, evitando assim uma leve ansiedade ou a vontade de fazer tudo ao mesmo tempo.
  • Obsidiana negra: segurança, clareza das ideias e centralidade são alguns de seus benefícios. As pedras não servem apenas para afastar negatividade, viu? Cristais escuros auxiliam também em questões cotidianas. No caso da obsidiana, potencializa autoconfiança e reconhecimento pessoal.
  • Sodalita: conhecida como a pedra dos estudos e do conhecimento, ela ajuda no processo de informações para tudo acontecer com maior agilidade e clareza, estimulando sempre o aprendizado. Assim, foco e disciplina são inseridos de volta nas atividades. Para melhores resultados, use a sodalita em pingentes (https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/10/08/quartzo-verde-sodalita-e-mais-pedras-para-usar-em-colares-e-ativar-chakras.htm) e pulseiras.
  • Fluorita: a gema proporciona conexão interna com o "eu superior", bem como consciência cósmica, possibilitando estados de relaxamento, calma e paz. Isso reverbera na concentração, trazendo foco e clareza nas decisões. Passar de um estado para outro será menos brusco com a fluorita. Se combinada com a granada, resulta em uma grande aliada contra inércia.
  • Ônix: coragem e energia para momentos desafiadores é o que este cristal promove. Além do mais, provoca frieza para que seja mais fácil lidar com situações em que o emocional fica instável e é necessário ter mais poder mental. Mas cuidado para não abusar, pois o isolamento do convívio social pode ser consequência do exagero.

Diferentemente dos cristais transparentes, as pedras coloridas precisam ser limpas e energizadas de maneira específica. Em vez de usar água e banhos de luz, as gemas com cor devem ser enterradas no jardim ou em vasos com plantas, por alguns dias, antes de serem usadas e sempre que for necessário reenergizá-las.