Topo

Cores, cabeceira e cristais: cama pede cuidados para reposição energética

Bruce Mars/Unsplash
Imagem: Bruce Mars/Unsplash

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa, de São Paulo

01/06/2022 04h00

A cama é um espaço de reposição energética, onde descansamos nosso corpo e mente. Assim, é preciso que a peça funcione como um porto seguro - afinal, quando adormecidos, estamos vulneráveis às mais diversas influências, boas e más. É justamente por isso que o móvel para dormir precisa receber atenção especial.

"Se não organizarmos nosso quarto, ou ainda, não mantivermos limpas as roupas de cama, como vamos recarregar a energia em um lugar estagnado? É preciso, primeiro, cuidar de tudo com carinho e muita atenção nas vibrações que pretendemos cultivar em cada espaço", argumenta a espiritualista Juliana Viveiros, da iQuilíbrio.

Segundo ela, os cuidados com o móvel devem começar com seu posicionamento no quarto. O ideal é colocar a cama direcionada para o Norte, seguindo a orientação magnética da Terra.

Para identificar tal direção, basta localizar o Norte no cômodo (vale usar bússola) e encostar a cabeceira na parede. Deve-se dar preferência às estruturas sólidas, ou seja, sem janelas, para não haver instabilidade durante o sono.

Outra questão: se a parede for a divisória com o banheiro, é melhor escolher outro lugar para encostar a cama, já que o cômodo íntimo é considerado um ladrão de energia.

Nada embaixo ou acima da cama

Não raro as pessoas adotarem o espaço logo abaixo das camas para guardar ou esconder volumes, sobretudo quando o quarto é pequeno. Entretanto, a prática é bastante prejudicial, inclusive do ponto de vista do Feng Shui.

A lógica é que, quanto mais perto alguém estiver do solo, melhor será o descanso, graças à conexão com a Terra. É justamente essa conexão que não deve ser obstruída por nada, incluindo bagunça, sujeira e desorganização.

Da mesma forma, a orientação é evitar ao máximo ter prateleiras ou cômodas fixas na cabeceira, já que podem bloquear o fluxo energético, além de provocar uma sensação sufocante. Igualmente importante é não juntar objetos de diferentes energias nas gavetas.

A paleta de cores para o quarto

"As cores conseguem mudar a harmonia do local, trazer sentimentos bons e até transformar um simples cômodo em ambiente de segurança e acalento", salienta Juliana Viveiros.

Dessa forma, é bom evitar o preto e o vermelho. O primeiro tem a ver com a ausência das cores e ao fato de remeter ao luto, enquanto o segundo indica movimento, uma energia que não combina com a calmaria necessária para o sono.

Segundo a especialista, a melhor paleta do cômodo de descanso, para paredes, inclui laranja-salmão, azul-claro, cor-de-rosa ou tons pastel, uma vez que a intenção é promover tranquilidade ao final de um dia cansativo, construindo um espaço que sirva como porto seguro. Já para o enxoval, não há uma recomendação exata, apenas deve-se evitar preto e vermelho.

Escolhendo a cabeceira ideal

Mais do que dar um charme único na decoração do quarto, as cabeceiras são itens importantes do ponto de vista espiritual. Segundo Juliana, o melhor é optar por modelos feitos de madeira, material que liga à Terra e traz aconchego. Cores claras, principalmente o bege, são as mais indicadas pelo alto poder de aconchegar e transformar energias agitadas.

Contudo, do mesmo modo que existem modelos mais favoráveis, alguns devem ser evitados na composição da cabeceira como, por exemplo, o ferro. "O metal é capaz de conduzir rapidamente a energia do corpo e não ajuda a trazer vibrações de calma e tranquilidade. Então, ao invés de ajudar no descanso dos pensamentos, pode ter ação contrária, fazendo com que a pessoa se sinta mais agitada e, consequentemente, não consiga adormecer por completo", diz a especialista.

Cristais para ter perto

Pedras naturais também são úteis no quarto e indicadas para o ambiente. A espiritualista indica, principalmente, o quartzo transparente, que é condutor de boas energias. Outras gemas que ajudam a ter uma boa noite de sono são:

Sodalita: promove limpeza energética, clareza mental e equilíbrio.
Amazonita: ajuda a eliminar medos, inseguranças e frustrações.
Ametista: é capaz de levar ao sono profundo através da conexão espiritual.

Basta escolher uma das alternativas e mantê-la ao lado da cama. No entanto, Juliana lembra a importância de limpar o cristal energeticamente com frequência. Para isso, coloque-o em água corrente, sob a luz do Sol ou sobre a Terra. Faça a limpeza sempre pela manhã, garantindo que as gemas descarreguem suas energias até a noite.

Luz o dia todo

"A iluminação do quarto é uma das questões mais importantes. Deixe o cômodo sempre iluminado e, de preferência, abra suas janelas pela manhã e mantenha-as assim durante o dia para a troca e renovação das energias", destaca Juliana.

Luzes artificiais, como a de um abajur, também fazem diferença. A dica é manter o objeto ao lado da cama e usar lâmpadas mais 'quentes' nele, preferencialmente as de cor amarela. A ideia é acendê-lo à noite para descansar e buscar tranquilidade, sobretudo nos momentos antes de dormir.

Outro ponto fundamental para a noite de sono tranquila e um ambiente equilibrado é cobrir a televisão com um pano, caso o aparelho fique no quarto. Isso faz com que as ondas eletromagnéticas emitidas pela tevê não atrapalhem o descanso espiritual.