Topo

Quando nervoso, Câncer tende a chorar. Saiba como reagem os outros signos

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

22/03/2022 04h00

Cada pessoa tem uma maneira toda sua de lidar com situações tensas, que as deixam nervosas. Há quem se esconda atrás do próprio sentimento e não compartilhe com ninguém o que está rolando. Outros preferem verbalizar os problemas de uma vez, tentando se acalmar.

Comportamentos tão diferentes têm a ver com a astrologia, sabia? É que as atitudes dos signos estão diretamente relacionadas à essência de todos eles. Para entender melhor essa questão, recorremos à astróloga Débora Gregorino, que comanda o blog Mundo da Lua. Ela conta, a seguir, como os signos se comportam quando algo os tira do sério.

Áries

Verdade seja dita, quem é do signo de Áries não precisa muito para ficar nervoso ou irritado. O nativo costuma perder a paciência facilmente e, quando isso acontece, pode ser explosivo e agressivo. Não é incomum que pise fundo no acelerador, se estiver dirigindo, por exemplo. Isso porque a velocidade é uma válvula de escape para o ariano.

Touro

O signo de Touro é famoso por ter paciência para dar e vender. Desta forma, é raro vê-lo fora do equilíbrio. Mas quando isso ocorre, o taurino não costuma compartilhar suas emoções, preferindo remoer tudo sozinho. Como é muito ligado a comida, pode até sofrer distúrbios alimentares em momentos de nervosismo.

Gêmeos

Este é signo que não se estressa facilmente, já que costuma levar a vida de forma bem leve. Só que, quando o nervosismo bate, tende a conversar até conseguir mudar as emoções. Ver um geminiano roendo as unhas, balançando demais as pernas ou andando de um lado para o outro é certeza de que ele está bastante enervado.

Câncer

O signo de Câncer é conhecido por ser muito sensível e emocional. Quando o nervosismo o atinge, tende a chorar desconsoladamente. Depois, pede colo a alguém que pode compreendê-lo, pois detesta ser julgado. Também é comum que o canceriano sofra com desequilíbrios alimentares e somatizações quando está mais tenso.

Leão

Trata-se de um representante do zodíaco bem passional, que não guarda nada para remoer depois. Quando o leonino fica nervoso, todos ao redor ficam sabendo imediatamente. É que ele esbraveja bastante, até as coisas se acalmarem um pouco. Nesses momentos, pode agir tanto com arrogância como com orgulho, uma vez que não gosta de reconhecer os próprios erros.

Virgem

Embora não transpareça muito, Virgem é o signo que mais se sente nervoso no dia a dia. Sua necessidade de controlar tudo o faz sofrer sozinho. A forma como lida com isso é se organizando, limpando, elaborando planilhas, ou seja, tudo o que pode fazer para manter o controle da vida. Ainda assim, é muito provável sentir dores e somatizar o nervosismo.

Libra

Embora Libra seja o representante oficial da paz e do amor, o nativo do signo arrisca ficar bem alterado quando precisa decidir questões importantes na vida. É quando ele costuma ponderar e ouvir variadas opiniões. Sua válvula de escape para a tensão costuma ser buscar algum prazer momentâneo.

Escorpião

As águas turbulentas de Escorpião ficam nas profundezas, mas quando vêm à tona, podem queimar quem está por perto. É que o nativo não costuma demonstrar os próprios sentimentos. Porém, quando os revela, libera com toda a força. Nervoso, o escorpiano pode se mostrar bastante irritado, sem deixar de ser orgulhoso e ótimo argumentador. Sua motivação é "destruir" o que desencadeia seu nervosismo.

Sagitário

O signo de Sagitário é famoso por ser exagerado - e isso também se manifesta quando o nativo fica alterado. Ele costuma xingar e praguejar nessas horas. Apesar disso, até mesmo em situações complicadas e tensas, o sagitariano não perde o humor, fazendo piada de si mesmo e de tudo o que envolve sua irritação.

Capricórnio

O capricorniano é conhecido por ser paciente com o tempo de tudo, mas nada tolerante com erros e mudanças inesperadas na sua rota. Se isso ocorre, o nativo tende a racionalizar, chegando à conclusão de que a culpa é dos outros - e não dele. Nesse ponto, cobra e dá ordens sentindo que é dono da razão.

Aquário

Trata-se de um signo nervoso por natureza, se consideramos que nervosismo tem a ver com inquietação. O aquariano vive altos e baixos, enfrenta reviravoltas na vida e, por mais que esteja acostumado com tantas mudanças, nunca para de se surpreender. O frio na barriga também não passa. A verdade é que Aquário costuma meter os pés pelas mãos e agir inesperadamente quando está em situações de tensão ou mais inquieto que o usual.

Peixes

Geralmente o pisciano não deixa o nervosismo transparecer. A tendência é que ele se feche em si mesmo e sofra bastante sozinho antes de procurar ajuda - Peixes não gosta de ocupar os outros com seus problemas. Quando vai em busca de auxílio, prefere profissionais que o levem a acessar sua própria força, sua fé e as crenças místicas e/ou espirituais.