Topo

Moda Y2K: a tendência fashion que está tomando conta das redes sociais

Britney Spears no clipe de "Oops... I did it again"; roupa metalizada e maquiagem futurista são símbolos da estética Y2K - Reprodução YouTube
Britney Spears no clipe de "Oops... I did it again"; roupa metalizada e maquiagem futurista são símbolos da estética Y2K Imagem: Reprodução YouTube

Júlia Flores

De Universa

13/10/2021 04h00

Cores, óculos de lentes coloridas, boinas, brilho e, principalmente, muitos elementos "futuristas". Não, não estamos descrevendo mais um look de Britney Spears. Na verdade, estamos falando de uma tendência fashionista que está tomando conta das redes sociais: a moda Y2K.

A sigla Y2K significa anos 2000, como explica Luke Hauckmann, stylist e criador de conteúdo digital. "Y se refere à palavra year (ano, em inglês), 2 a dois e k a mil. É a tendência que dominou as passarelas na transição dos anos 90 para 2000, na mudança de um milênio para outro", diz.

Por acontecer nessa transição de épocas, a estética Y2K — ao contrário do estilo minimalista dos anos 90 — trazia muitas cores, formatos e referências futuristas. "É uma proposta mais 'over', com combinações ousadas, texturas diferentes, mix de estampas - muitas vezes tudo isso junto em um look só", comenta o stylist.

Agora, as redes sociais redescobriram o estilo. Só no aplicativo de vídeo TikTok a hashtag Y2K já tem mais de 3 bilhões de views. Quer entender melhor o que é essa estética e como ela se aplica à moda e ao comportamento? Preparamos uma lista.

Lembra da calça de cintura baixa? Pois é!

Ao contrário das calças de cintura alta que dominaram os anos 90, nos anos 2000 o que prevalecia era o modelo de cintura baixa, aquele que deixava a barriga de fora.

@brennanels0n

I pray low rise jeans will not come back #ootd #y2k #fyp

original sound - Brianna

Fora a calça de cintura baixa, outras tendências da estética Y2K que foram resgatadas pelos jovens zennials são os tecidos metalizados, com monograma, peças de couro, de vinil e estampas coloridas. A consultora de moda Tatiana Petit Labô fala mais sobre o assunto: "A tendência Y2K traz um componente de 'futurismo' . Tem brilho, tem tecido tecnológico? Tem o ano 2000! A virada, né? Uma época em que a internet começou a bombar e a gente achava que logo estaria dirigindo carros voadores".

@michaila.c

Looks like were bringing my fav trend back #2000s #y2k #pictureday

Teenagers - My Chemical Romance

E nos acessórios?

@julzthefools

Fashion tips from the queen herself @parishilton #fyp #styleinspo #outfitinspiration #y2k

original sound - Tik Toker

Para Luke, os óculos de lentes coloridas são o principal marco dessa época (lembra que, nos anos 2000, todo cantor de boy band usava essa peça durante os clipes e shows?). Além disso, outros acessórios como boinas, bijuterias de miçangas (principalmente com borboletas) e bolsas baguetes também prometem voltar à moda. "Rola uma mistura do tecnológico com um toque retrô quase infantil", comenta a consultora de moda Tatiana.

Futuro na maquiagem

@sophiamangooo

pov: its the early 2000s and the popular girl gives the quiet girl a makeover @cloverman03 #fyp #tiktokrestarea #y2k #makeover

original sound - sophia

Ainda segundo Tatiana, na maquiagem a promessa é que os tons azuis e lilás dominem as paletas de cores da próxima estação. O stylist Luke Hauckmann aposta no gloss e nas sombras coloridas. Para os cabelos, o que promete bombar são penteados com grampos, presilhas e fivelas, além do retorno da bandana e das faixas de tecido.

Mas por que isso agora?

@aureareadykids

Late af to this trend but it needed to be done lol ib:@ageorama ##popstar ##y2k ##outfit ##y2koutfits

Circus - Britney Spears

Para Luke, o retorno da moda Y2K é uma tentativa de reviver momentos através da moda. "Nessa tendência, em específico, sinto que todo mundo que vê filmes e séries dessa época pega referências e inspirações nessas produções artísticas para colocar em prática nas roupas. Acho que quem segue essa tendência são pessoas nostálgicas."

Já na opinião de Tatiana, "tendência não é a novidade, mas, sim, o atestado de algo que vem sendo usado por uma comunidade ou um grupo de pessoas. E 100% das vezes isso reflete um comportamento social".

Ela vê relação entre o retorno da moda Y2K e a pandemia: "As pessoas estão revisitando esse comportamento de 'quase fim do mundo', de bug do milênio, sabe? Só que o mundo não acabou; a humanidade se salvou e entrou numa etapa ainda mais tecnológica e futurista. Acredito que a moda reflete essa esperança".