PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Day after: truques para manter os cachos definidos até o dia seguinte

Yara Shahidi: cachos bem definidos também combinam com franja curta  - Reprodução/Instagram
Yara Shahidi: cachos bem definidos também combinam com franja curta Imagem: Reprodução/Instagram

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

21/07/2021 04h00

O que você faz quando acorda com os cachos amassados e bagunçados? Saiba que existem opções para deixar os cabelos bem definidos — e que vão além de prender os fios com um rabo de cavalo. Com uma rotina prática de cuidados, é possível manter os cachos bem modelados não só no day after, mas também no 3º dia (por que não?) sem precisar lavar as madeixas novamente.

No dia a dia, diversos fatores determinam quanto tempo os cachos duram em um cabelo recém-lavado: do atrito dos cabelos com o travesseiro enquanto você dorme, uso de produtos inadequados até a saúde do couro cabeludo. Além disso, agentes externos como o vento, sol e umidade também ajudam na perda da estrutura do fio, fazendo com que os cachos se desmanchem facilmente.

"Tudo começa no dia da lavagem. É a rotina de cuidados que fará a diferença. Se você usar produtos isentos de sulfactantes agressivos e ingredientes sintéticos, como parafina líquida, silicones e óleo mineral, tenho certeza que não terá problemas ao acordar", ressalta a especialista Sabrinah Giampá, da Garagem dos Cachos em São Paulo (SP).

Finalização com os cabelos molhados
Cachos bem definidos no dia seguinte começam com uma boa finalização ao lavar os fios. Além de usar produtos recomendados para cabelos cacheados e crespos, realizar a fitagem ainda com os cabelos encharcados está entre as melhores opções para manter os fios sempre bonitos e saudáveis. Mesmo no day after.

Um bom truque é entrar com o produto finalizador com a cabeça para baixo, separando bem os fios com os dedos e, depois, amassar bem. "O excesso de água deve ser retirado com um pano macio, nunca toalha de banho, que é muito abrasiva e faz atrito. Os cabelos podem secar ao natural e com secador com difusor", explica Sabrinah.

Fronha de cetim
Pode parecer até dica do tempo da vovó, mas dormir com uma fronha ou touca de cetim ameniza o atrito dos cabelos com o travesseiro à noite e evita, assim, o surgimento de frizz. O algodão ou tecidos sintéticos podem afetar as cutículas dos fios e até absorver os produtos utilizados nos cabelos. Como resultado, deixam os cachos menos definidos, ressecados e até mais propensos à quebra.

A touca pode até parecer desconfortável para dormir, mas segundo a cabeleireira Dandara Vasconcelos Spina, o artifício é uma mão na roda para mulheres com muito cabelo e que não têm tempo de finalizar os cachos pela manhã. "O ideal é dormir com a touca não muito apertada para não quebrar os fios ou colocar a fronha no travesseiro para impedir a fricção dos cabelos com o tecido", diz a cabeleireira do Cachos da Dhara, de Florianópolis (SC).

Dormir com cabelo preso
Outra forma de evitar que os cachos se desmanchem durante a noite é prender os fios. Mas não de qualquer jeito: a dica para não marcar os cabelos é apostar em penteados bem específicos como o coque abacaxi, por exemplo.

Este estilo de coque, feito bem no alto da cabeça, protege as madeixas do atrito com o travesseiro. Pode ser fixado com um scrunchie delicado ou com uma meia-calça cortada em tamanho maior, dando uma ou duas voltas ao redor dos cabelos.

Misturinha pela manhã
O que não faltam nas redes são opções de misturinhas para fazer e borrifar nos fios no day after. Produtos bem diluídos em água não só revitalizam os cachos, como também reativam os cremes utilizados previamente nos fios.

Entre as opções, está a mistura de água com um pouco de gel de linhaça para definir ainda mais os cachos pela manhã. Ou ainda leave-in mais leve em spray para remodelar aquelas partes do cabelo que acordam sem forma pela manhã. "Água mineral com gotas de óleo essencial de lavanda é uma boa pedida, já que a lavanda tem efeito calmante e vai apenas reavivar os produtos que estão nos fios, sem emplastá-los", acredita Sabrinah.

Cremes sem exagero
Quando os cachos acordam sem definição, pode parecer irresistível adicionar mais creme. O problema está em continuar aplicando cada vez mais nos dias subsequentes: o excesso de produto não só deixa os cabelos mais pesados como também pode prejudicar o couro cabeludo, aumentando a oleosidade e o surgimento de caspa.

"Creme finalizador com ativador de cachos e manteigas com textura consistentes ajudam a formar e sustentar os cachos. Gelatina também pode fazer toda a diferença para estruturar as ondas dos cabelos. Mas é preciso evitar lambuzar os cabelos com cremes todos os dias para não prejudicar a saúde dos fios", afirma Dandara.

Beleza