PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Rabo de cavalo retrô: aprenda a fazer um penteado chique e fácil

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

26/03/2020 04h00

Um penteado despojado e com aquela pegada antiguinha pipocou na timeline do Instagram: o rabo de cavalo retrô. Versátil e fácil de fazer, o visual alinhado ganhou popularidade nos anos 60 e ressurgiu da década de 90 antes de aparecer novamente como cabelo-desejo nos últimos meses.

O rabo de cavalo alto, preso com elástico minimalista ou com um scrunchie bem chamativo aparece agora em versões que combinam com diversos estilos. Do mais clássico com franja lateral que emoldura o rosto até variações com cabelo todo para trás ou fios parcialmente soltos, semipreso.

"Este estilo de rabo de cavalo voltou porque é um cabelo prático e que combina com todas as ocasiões. Diferente dos penteados mais elaborados, tem um aspecto natural que hoje é tendência: a mulher quer estar elegante, mas ao mesmo tempo confortável e esse é o penteado ideal para isso", garante o hair stylist Evaldo Ribeiro, de São Paulo (SP).

Menos formal, mais prático

A diferença do penteado atual para aquele utilizado em décadas passadas está no estilo. Antes, o rabo de cavalo alto era mais elaborado e formal, impecavelmente alinhado. A referência da temporada sugere um mood clássico na forma, mas a atitude é outra: este cabelo tem um toque despojado e ar moderno, inclusive até com um pouco de frizz.

"O rabo de cavalo retrô original costuma ser alto com os cabelos bem escovados, com os fios lisos ou com as pontas onduladas. As versões encontradas hoje são mais despojadas, bagunçadas, sem essa preocupação de estar muito arrumado ou super escovado", completa o hair stylist Rafael Fagundes, do Rio de Janeiro (RJ).

Este desprendimento aos fios dramáticos dos anos 60 permite que o penteado seja feito em todos os tipos de cabelos. Se for muito curto, o truque é usar um aplique para deixar o rabo de cavalo cheio e com comprimento. Outra dica é investir em rabos de cavalo postiços, presos com tic-tac.


Penteado retrô em casa

O penteado pode ser feito em casa, tanto para o dia a dia quanto para festas, formaturas e ocasiões especiais. Os experts mostram 5 passos para acertar:

1 - Depois de lavar os cabelos, escove os fios para deixá-los bem lisinhos, finalizando com a prancha. Se não quiser usar o cabelo liso, ondas largas podem ser feitas nas pontas com modelador de cachos. Para fios cacheados e crespos, o visual natural pode ser ressaltado com uma boa texturização e difusor;

2 - Para fazer o rabo de cavalo retrô basta puxar os cabelos até o ponto mais alto da cabeça, prendendo com um elástico. Para melhor acabamento, separar uma mecha fina de cabelo e prender ao redor do rabinho com dois grampos para cobrir o elástico;

3 - Com auxílio de um pente, ajeite os fios para deixá-los bem esticados para trás;

4 - Para uma versão chapada e sem frizz, o indicado é usar pomada hidratante, spray de brilho com efeito molhado ou, ainda, spray de fixação mais seco, finalizado com uma passada de pente ou escova;

5 - As pontas podem ficar viradas para dentro ou para fora, conferindo um charme extra ao penteado.

Queridinho do salão

O penteado com rabo de cavalo semipreso, que deixa parte das madeixas soltas, se transformou rapidamente no queridinho dos salões. Para aquele visual perfeito, a dica é medir a quantidade de cabelo que será presa pelas pontas das sobrancelhas. "Deve-se traçar um semicírculo imaginário que sai da ponta externa de uma sobrancelha à ponta da outra sobrancelha. Todo o cabelo que estiver entre as linhas deve ser preso", explica Evaldo Ribeiro.

Para o efeito retrô, o rabo de cavalo precisa ficar na parte mais alta da cabeça, deixando o restante dos fios soltos no pescoço. "Antes de prender, verifique se os fios embaixo estão bem separados: a parte que deve ser presa não deve se misturar ao restante do cabelo. Para um acabamento mais despojado, o babyliss é o mais indicado", completa Rafael Fagundes. Para finalizar, um reparador de pontas ou spray fixam bem os fios e ajudam o penteado a durar muito mais tempo.

Beleza