Topo

Vênus em Escorpião indica período de paixões intensas até 15 de dezembro

Camila Eiroa

colaboração para Universa

04/12/2020 04h00

No dia 21, Vênus, o planeta do amor, da beleza e do afeto, entrou em Escorpião, um signo que não traz tanto conforto assim para o astro. Até o dia 15 de dezembro, o planeta estará exilado em solo escorpiano, signo oposto de Touro, regido por Vênus. Com isso, todo esse lado sentimental venusiano estará fadado a um grande controle sobre a expressão do afeto.

"Enquanto Vênus é naturalmente voltado para a socialização, para o contato e para as parcerias, Escorpião é mais solitário", conta o astrólogo Carlos Falcão. Ele explica que Vênus representa duas vertentes, a taurina e a libriana, pois rege ambos os signos. No entanto, é um signo que traz profundidade e visceralidade para qualquer tipo de experiência.

"Do lado taurino, é onde Vênus eleva os ânimos da libido. As pessoas tendem a estar mais estimuladas sexualmente e a pressão interna por essa satisfação se torna mais elevada durante esse período. Já do lado libriano, as relações ficam mais intensas. Seja qual for a natureza vigente das relações, elas ficam mais extremadas, radicais e profundas. Isso pode ter inúmeras consequências durante o trânsito de Vênus em Escorpião", diz Carlos.

Libido, ciúmes, intensidade e? términos

Algumas palavras que podem definir o momento astral são intensidade, transformação, cura, perda e até mesmo impulso. Segundo o astrólogo, Escorpião pode trazer desde uma transformação na forma em que a pessoa expressa afeto, como a intensificação de uma paixão ou a perda de controle sobre impulsos sexuais. O ciúme, como um valor também escorpiano, pode ficar mais elevado também.

"Quem já é naturalmente ciumento sentirá mais pressão nesse sentido. Quem não é, pode trazer nuances diversas de ciúmes em vários tipos de relação. No geral, amores se tornarão mais intensos, abrindo caminho para a obsessão em casos mais extremados. Mas, sim, todas as trocas interpessoais ficam mais intensificadas", revela o astrólogo.

Para ele, isso pode tanto elevar o nível de agressividade e radicalismo nas trocas afetivas, quanto trazer mais confiança e solidificação de valores em comum. Porém, os extremos podem levar a perdas e rompimentos, já que Escorpião rege esse tipo de transformação na nossa vida. "Amenizar ânimos será interessante para manter as relações estáveis."

Amores em harmonia

Assustou com as previsões? Não precisa sair correndo. Se Vênus se relacionar de maneira positiva com o seu mapa natal, o efeito pode ser superpositivo para suas relações. Se contatos harmônicos acontecerem entre os astros, podem haver grandes revoluções positivas, ainda que em um cenário de perdas. Isso abre espaço para algo ser construído em novos moldes de expressão de afeto.

"Para aproveitar o período, é aconselhável, também, cuidar mais da vaidade e da sensualidade. Afinal, temos em Vênus o mito da Deusa Afrodite. Há, naturalmente, uma vontade de se sentir sexualmente mais atraente ao outro, e isso passa pelos cuidados com a vaidade", compreende Carlos.

Veja abaixo a previsão de Vênus em Escorpião para cada signo!

Áries

Tome cuidado para não se apressar demais para dizer o que pensa e sente. Vale a pena desacelerar as respostas para que elas não causem muito estrago. Bom momento para fechar uns ciclos e iniciar outros, mas isso vai envolver o desapego de alguns padrões que sempre despertam embates ou discussões. Algo internamente pode mudar nesse sentido.

Touro

Mesmo que o outro esteja "fora da casinha", não significa que você precisa sair também. Mantenha sua caminhada do jeito que está acontecendo, mas saiba aceitar que o movimento do outro pode ser bem diferente do seu. Faça o seu sem cobrar que façam o mesmo que você.

Gêmeos

Há momentos em que vale a pena falar o que sente... Já em outros, demonstrar afeto pode significar guardar algo que pode machucar alguém. Mesmo sendo difícil segurar o ímpeto da comunicação, vale a pena exercitar o controle sobre o que se expressa e o que se guarda. Isso ajuda muito nas relações de forma geral.

Câncer

Sua sensibilidade é necessária, mas sua infantilidade não. É hora de confiar que o sentimento é sua maior força e que ele pode transformar sua realidade a qualquer momento. O desapego da necessidade de ter sempre alguém por perto significa saber cuidar do próprio coração. Até porque, é sempre melhor se garantir, do que esperar que satisfaçam suas carências.

Leão

Quando não se pode controlar alguns fluxos energéticos, é melhor confiar no caminho da bondade. Quais resoluções são as melhores para todos? Quanto menos você focar no ego, menos perdas tende a sofrer. Exigir do mundo que ele seja como você quer vai trazer frustração e uma forte sensação de perda. Cure-se de padrões que vêm do ego.

Virgem

É um signo que aprecia esse momento, pois a intensidade traz mais promessas de evolução e perspectivas. O desafio é saber surfar numa onda que não se sabe exatamente para onde vai. Isso dificulta organizar a vida afetiva e amorosa. O aprendizado de "largar mão" de um olhar corretivo para as próprias relações pode ser fantástico.

Libra

Idealizar é grátis, mas há um trabalho mais árduo para se manter equilibrado dentro de um contexto emocional tão intenso. Pode ser mais difícil manter-se imparcial quando assuntos fazem eco com os seus. Perceba as situações em que você consegue ser imparcial e as em que "uma força" lhe abduziu para tentar equilibrar internamente seu senso de justiça.

Escorpião

Por ser o signo em que a Vênus se encontra, ficará mais aberto, sociável e amoroso. Também pode expressar seu afeto de forma mais controladora e ciumenta. Mas, de qualquer forma, será um período em que Escorpião possuirá pontos de contato social mais amplos e presentes. Também deve ter um aumento de possibilidades amorosas ou parcerias.

Sagitário

Esse nativo deve sentir a hora de se recolher em mais introspecção. É momento de processar internamente acontecimentos recentes ou de algum tempo atrás. As experiências marcantes agora precisam de um olhar mais focado para que se transformem em experiência e sabedoria. É o momento exato de tirar as lições do que se viveu.

Capricórnio

É preciso ter cuidado para não se isolar demais do mundo e das pessoas. Há tendência a ser muito econômico na troca e na expressão do afeto. É um posicionamento que talvez não seja o melhor para o nativo se relacionar. Tudo é sério, forte, intenso e certo ou errado. Uma rigidez intensificada pode tirar oportunidades ou trazer perdas consideráveis. Escolha ser leve, aceitar e compreender. Além disso, evite julgamentos a qualquer custo.

Aquário

Com um pouco mais de intensidade, a sensação pegajosa que Aquário detesta pode se fazer presente. Há que se buscar o equilíbrio entre a intensidade da experiência e a sensação de liberdade ampla, irrestrita de expressão e compartilhamento de afeto. Pode haver uma troca intensa de cunho intelectual ou paixões por pessoas que tenham causas sociais.

Peixes

"É preciso saber viver", já dizia a música, não é? Mas é preciso tanto se permitir viver, quanto saber escolher caminhos positivos para a experiência amorosa. Segure a onda das expectativas, que podem ficar elevadíssimas. Afinal, expectativas elevadas geram frustrações elevadas. Sonhar não custa nada, mas agora é hora de saber identificar os sonhos que podem ser vividos e as ilusões que podem ser extremamente desafiadoras. Vale a pena estar em dia com as terapias e práticas espirituais e/ou artísticas.