Topo

Perdas e luto são vividos de forma diferentes pelos signos: veja perfis

Cada pessoa tem sua forma de lidar com as dores da perda; a Astrologia mostra algumas características em comum dos signos - iStock
Cada pessoa tem sua forma de lidar com as dores da perda; a Astrologia mostra algumas características em comum dos signos Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

15/10/2020 04h00

Cuidar da saúde mental tem sido um tema recorrente, especialmente por estarmos em uma pandemia em que milhares de vidas forma perdidas em decorrência do coronavírus. O luto também, infelizmente, tem feito parte do cotidiano de familiares e amigos das vítimas. Há quem esteja mais preparado para lidar com esse tipo de situação do que outras pessoas à sua volta.

Isso pode ser identificado, inclusive, através da astrologia, já que cada signo encara a morte de uma maneira muito peculiar. Alguns são mais resilientes, enquanto outros se escondem atrás de sentimentos e máscaras. Há, também, quem veja tudo como um processo natural ou mesmo como um impulso para se viver de maneira mais intensa.

A seguir, a astróloga e psicanalista Bianca Ballesteros retrata como cada signo encara a morte. De quebra, aponta como eles podem explorar o melhor da personalidade para lidar com as perdas.

Como lidar com perdas: o perfil de cada signo

Áries

O ariano é impulsivo e vive desafiando a morte, na tentativa de viver intensamente - claramente um paradoxo! Regido por Marte, planeta bélico, que rege as forças armadas e o bisturi, Áries também pode usar seu instinto natural para detectar o perigo iminente e se manter seguro.

Touro

O nascido no período de Touro é temeroso por natureza. Costuma ficar em sua zona de conforto, evitando arriscar-se gratuitamente. Um tanto apegado a coisas e pessoas, tende a se fechar ao menor sinal de perdas, principalmente quando envolve um ente querido. Mas também é resiliente, o que pode ajudá-lo a superar as adversidades.

Gêmeos

Quem é de Gêmeos costuma ser alegre e quase ingênuo. Faz amizades com facilidade e anda sempre em grupos. Falante e solícito, muitas vezes não percebe que pode se tornar alvo fácil de gente mal-intencionada ou situações perigosas. Contudo, é sagaz e deve usar sua inteligência única como um detector de perigo.

Câncer

A turma de Câncer é maternal e superprotetora com quem ama, além de ser sentimental e nostálgica. Além disso, não costuma lidar bem com perdas ou mesmo términos — de relacionamentos amoroso ou até de amizades. Acaba entrando em uma espécie de luto permanente. O canceriano precisa aprender a ressignificar as perdas, com a mesma determinação que ele adota para cuidar dos outros.

Leão

Como Leão é teatral, todas suas experiências de vida ganham ares hollywoodianos - ou, num linguajar mais abrasileirado, faz tempestades em copos d'água. Naturalmente dramático, quando realmente confrontado com uma dor real (de morte ou qualquer outra forma de sofrimento), deve usar sua natureza extremamente diligente para lidar com os desafios que surgem pelo caminho.

Virgem

Virgem é um signo do elemento Terra, pé no chão e, geralmente, muito racional. Em situações difíceis, pode parecer forte e determinado a superá-las mas, na verdade, por ser sentimental, sofre disfarçadamente para não demonstrar fraqueza. Melhor seria se o virginiano compartilhasse suas emoções, sem se preocupar com o julgamento alheio.

Libra

O libriano é amável, extremamente sociável e justo, sempre buscando defender pessoas ou causas. Justamente por seu senso de justiça muito apurado, Libra pode se sentir muito injustiçado ao perder alguém querido ou passar por situação em que se sinta impotente. Da mesma forma que pode confortar os demais, deveria buscar conforto nos mais próximos, aos quais sempre ajudou.

Escorpião

Eis uma pessoa desconfiada por natureza, que leva bom tempo para acreditar nos outros. Além disso, é intenso, dado a extremos: ama ou odeia. Quando perde alguém muito especial, sofre na mesma proporção. Entretanto, não é à toa que Escorpião é conhecido como a fênix do zodíaco: o nativo do signo é capaz de renascer das próprias cinzas.

Sagitário

De todos os signos, Sagitário é aquele mais despreocupado, despojado e altruísta. Mesmo sendo ligado ao elemento Fogo, é brando, comedido e muito racional em relação ao que sente. Isso não quer dizer que não sofra. Em momentos de dor, pode usar a grande fé que o norteia para lidar com o sentimento.

Capricórnio

Capricórnio é racional e sistemático. Numa situação de sofrimento decorrente de perdas, por ser muito leal às pessoas que ama, pode adotar o "distanciamento emocional" - que nada mais é que um mecanismo de defesa que o ajuda a atravessar o período de luto.

Aquário

O aquariano se adapta facilmente e costuma se reinventar ao longo da vida. Inovador, está sempre em busca de novidades que facilitem o dia a dia. É alguém que não costuma entrar em contato com seus sentimentos, por precaução. Ao lidar com situações dolorosas, Aquário pode até parecer indiferente mas, na real, sofre como qualquer outra pessoa - apenas não demonstra por puro orgulho. O nativo precisa aprender a trabalhar melhor com suas emoções e entrar em contato com suas dores.

Peixes

Por fim, o pisciano é o mais sensível e carente do zodíaco. Exige muita atenção daqueles que ama e cria dependências emocionais rapidamente. Quando se vê diante de rupturas ou morte, Peixes pode deprimir-se com muita facilidade, demandando cuidados especiais, como uma rede de apoio de amigos e familiares, para que possa superar suas perdas. Apesar da aparente fragilidade, é fonte insuspeita de força quando a vida o coloca à prova.