Topo

Câncer, Escorpião e Peixes se destacam quando o tema é altruísmo

O altruísmo, felizmente, é qualidade que a maioria dos signos carrega de alguma forma - iStock
O altruísmo, felizmente, é qualidade que a maioria dos signos carrega de alguma forma Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

05/10/2020 04h00

Em tempos difíceis, com tanta gente e até a natureza precisando de socorro, num reflexo da pandemia, do baque econômico, das queimadas descontroladas e mais uma série de adversidades, nunca foi tão necessário contar com a ajuda alheia.

O altruísmo, felizmente, é qualidade que a maioria dos signos carrega de alguma forma. "Alguns signos têm características que os levam a ter mais empatia nas relações com o outro e, neste ponto, os signos de Água se destacam, pois são extremamente sensíveis e conectados com suas emoções", comenta a astróloga Paula Bueno Brandão , sobre Câncer, Escorpião e Peixes.

Segundo ela, certas particularidades dos signos os levam a apresentar tendências de comportamento em algumas áreas específicas, caso do altruísmo e da empatia. A seguir, Paula comenta como os representantes do zodíaco se envolvem na ajuda ao próximo.

O altruísmo dos signos

Áries
Regido por Marte, o guerreiro do zodíaco, Áries é extremamente combativo, disposto e corajoso. Isso faz com que tome para si a defesa dos que ele julga serem incapazes de lutar, sem ajuda, revelando-se bem altruísta.

Touro
Graças à regência do planeta Vênus, o taurino é amoroso e se incomoda demais quando vê qualquer pessoa em situação de desconforto e dificuldades. Touro é envolvente e pode conseguir meios e recursos para ajudar em causas, mas desde que acredite nelas.

Gêmeos
O signo de Gêmeos é regido por Mercúrio, planeta que reflete a comunicação e tem, como uma das principais características, a constante troca de informação. Seu papel altruísta é usar seu talento na divulgação de causas e projetos sociais.

Câncer
Os cancerianos por sua vez, tem influência da Lua, que fala de memória emocional, da família e de tudo que envolve o "arquivo afetivo". Nada mais óbvio, então, que o canceriano tenha um instinto de proteção bem aguçado e esteja sempre pronto a ser útil, a ponto de, muitas vezes, se deixar absorver pelo outro.

Leão
O órgão do corpo humano que Leão está ligado é o coração. Não à toa, o leonino é reconhecido por ser generoso e aquele amigo para todas as horas. Além do mais, é extremamente amoroso e afetuoso, mas alguém que gosta de ser admirado. É justamente aí que esbarra o altruísmo: é bem provável que vá ajudar quem precise, mas espera ser reconhecido por isso.

Virgem
É o signo que representa o trabalho e a disposição para colocar ideias em prática. É organizado e, na maioria das vezes, ótimo administrador. Por isso, assume a gestão de pessoas quando decide prestar auxílio aos outros.

Libra
Outro signo regido por Vênus, Libra busca a justiça e o equilíbrio nas relações em todos os âmbitos - tanto que seu símbolo é uma balança. Costuma ter diferentes grupos de relacionamentos e se mostra extremamente útil para engajar pessoas e ajudar aos outros, graças à sua diplomacia.

Escorpião
Plutão é o regente de Escorpião e trata de tudo o que envolve o inconsciente e as necessidades mais profundas de ser. O nativo do signo é capaz de perceber o que está oculto, preferindo dar apoio de maneira mais discreta, sem ser notado.

Sagitário
É um signo ardente na defesa das causas que acredita. Por ser bastante sociável, envolve-se em muitos grupos, conseguindo apoio e bastante auxílio para a realização das metas e objetivos que o motivam.

Capricórnio
Com a regência de Saturno, Capricórnio toma para si responsabilidades que, muitas vezes, outros não assumem. É extremamente pragmático e sabe administrar recursos e ter a medida do que é necessário para cada indivíduo.

Aquário
É o signo da nova era - a chamada "Era de Aquário". Sendo assim, preocupa-se com o coletivo e com tudo o que envolve o planeta. Entretanto, há ocasiões em que Aquário concentra sua energia mais na teoria do que na prática, dedicando-se ao lado filosófico das questões.

Peixes
O último dos signos tem a capacidade de percepção e entendimento sobre cada um dos demais representantes do zodíaco. Altruísta, sim, Peixes só precisa aprender a separar seus objetivos pessoais dos coletivos.