Topo

Aromaterapia: terapeuta indica óleos essenciais para cada signo do zodíaco

Cada signo tem um aroma que pode trazer mais benefícios para se manter equilibrado - Natalie Maro/Getty Images/iStockphoto
Cada signo tem um aroma que pode trazer mais benefícios para se manter equilibrado Imagem: Natalie Maro/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

29/11/2020 04h00

Usar óleos essenciais como terapia complementar no tratamento de doenças ou só para aliviar tensões e ajudar no relaxamento não é novidade - ao contrário, já é uma prática bastante antiga.

O que você talvez não conheça é a possibilidade de aplicar a aromaterapia no zodíaco. Isso porque existe uma conexão espiritual entre os poderes dos óleos essenciais e a vibração de cada signo, segundo a astróloga e terapeuta Cristiane Toledo.

A aromaterapia é a utilização de óleos essenciais com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa, de animais e até mesmo de plantas e ambientes.

via GIPHY

Por isso, cada representante zodiacal pode ser beneficiado com a ação dos óleos, sobretudo para harmonizar as energias. Com ajuda de Cristiane, apresentamos os rótulos mais indicados para cada signo, incluindo alternativas capazes de fortalecer os dons naturais como opções que minimizam as fraquezas do indivíduo.

Os melhores óleos essenciais para os signos

  • Áries: alecrim e bergamota

Abrindo o dicionário aromaterapêutico, o óleo essencial de alecrim ajuda o nativo de Áries a reduzir a costumeira tensão nervosa e a fadiga ocasional. Como se trata de um signo bem irritado e explosivo, o aroma age para manter a mente aberta, evitando confusões mentais.

Por outro lado, a fruta traz seu aroma calmante e suave para amenizar sensações de estresse. A bergamota atua positivamente junto ao ariano, graças à habilidade de ser revigorante e, ao mesmo tempo, calmante. Tais características são ideais para aplacar o sentimento de tristeza e inquietação do signo.

  • Touro: patchouli e melaleuca

Patchouli é muito indicado para os taurinos, pois controla e equilibra o lado emocional. Isso porque o nativo do signo procura constantemente pela segurança e, por tal razão, existe a necessidade de ter esse equilíbrio emocional.

Outro óleo que igualmente atua contra a insegurança é o melaleuca, superindicado para trabalhar ciúme, egoísmo e medos. Também é eficiente para resgatar a autoestima, sobretudo quando a pessoa apresenta sentimentos de inferioridade.

  • Gêmeos: limão e vetiver

Para Gêmeos, o óleo de limão é um dos melhores. Como os nascidos do signo costumam ser desatentos ou dispersam muito rapidamente, o limão ajuda a trazer o foco de volta e a fortalecer a alegria.

Enquanto isso, o vetiver é usado para uma série de motivos, inclusive fortalecer o foco e a concentração. Dono de aroma rico, complexo e exótico, é recomendado aos geminianos por conta de suas propriedades calmantes, que equilibram as emoções.

  • Câncer: forgive e rosa

Forgive é o mix de óleos essenciais que auxilia na descoberta e entrega ao perdão, fazendo com que o nativo de Câncer se liberte, esqueça o que lhe incomoda e siga em frente. Já a alternativa da rosa, reconhecido como a "rainha dos óleos", ajuda os nativos a se sentirem amados, suprindo o sentimento de carência.

Com seu aroma floral doce, que se mantém ao longo do dia, o óleo de rosa ainda fortalece o romantismo e dá um chega pra lá no nervosismo. Além disso, oferece bons resultados no trato de inseguranças, medos e emoções desequilibradas, uma vez que resgata a autoestima e a confiança.

  • Leão: cardamomo e tomilho

Para os leoninos, um tanto egocêntricos por natureza, o aroma ímpar do cardamomo ajuda a promover o humor positivo, estimulado o lado caridoso do nativo. Também combate a inflexibilidade e, principalmente, o egoísmo.

O tomilho, por sua vez, fortalece o sentimento de coragem, beneficia a expressão de sentimentos reprimidos e permite o contato com o "eu interior".

  • Virgem: pau-rosa e tangerina

Óleo tipicamente brasileiro, o pau-rosa é perfeito para Virgem, pois trabalha a flexibilidade, a vontade de ser feliz e a aceitação de si mesmo, mostrando-se ideal para pessoas que são muito críticas - com os outros e com elas mesmas.

Já o óleo de tangerina, como todos os cítricos, traz alegria para a vida do nativo virginiano e se mostra ótimo para resolver problemas de insônia e de timidez excessiva.

  • Libra: lavanda e peace

Reduzir a ansiedade, promover o sono tranquilo e amenizar os sentimentos de tensão são propriedades do óleo de lavanda, ótimo para os librianos, que necessitam de equilíbrio emocional para a vida fluir.

Junto dele, outra boa indicação é o mix de óleos essenciais batizado peace (paz, em inglês), que se revela um lembrete positivo de que ninguém precisa ser perfeito para encontrar a paz. Ainda é ótimo para desacelerar, fazer Libra respirar fundo e reconectar com sua versão calma e equilibrada.

  • Escorpião: jasmim e rosa

O óleo de jasmim é muito efetivo para Escorpião por dissipar a desconfiança e a dúvida - o nativo do signo exagera na descrença e no ciúme. Isso sem contar que o jasmim é ótimo para pessoas distantes e frias.

Da mesma forma, o óleo essencial de rosas é bem-vindo no dia a dia escorpiano por fortalecer a paixão e o amor deste nativo. Outro benefício que oferece é o auxílio na cura dos sentimentos de amargura e vingança, comuns entre os nascidos no signo.

  • Sagitário: cedro e hortelã-pimenta

Entre os sagitarianos, o cedro dispersa dúvidas e, também, traz coragem e confiança. Ainda fortalece a busca pela liberdade, a independência e o desejo de ir atrás dos próprios sonhos.

O hortelã-pimenta complementa a ação do cedro, deixando o nativo de Sagitário revigorado, após desbloquear todos os desafios que aparecem à frente. Tido como excelente opção para elevar o humor e instigar o foco e a concentração, é um forte estimulante mental.

  • Capricórnio: tomilho e mirra

A função principal do tomilho é fortalecer o sentimento de coragem, garantindo que o capricorniano imponha sua posição. Não é só: auxilia na expressão de sentimentos reprimidos, entrando em contato com o seu "eu".

Completando o duo de Capricórnio vem a mirra, capaz de fortalecer estrutura do nativo do signo, sobretudo a emocional - gera confiança e dissipa antigos apegos emocionais. Ainda expande a consciência e estimula a busca pela missão de vida, mas sempre mantendo os "pés no chão".

  • Aquário: serenity e olíbano

Dono de uma mente agitada, que pode sofrer com ansiedade, ataques de pânico e oscilações bruscas do humor, o aquariano tende a se beneficiar com o óleo essencial serenity, indicado para reduzir os sentimentos de preocupação e estresse. Tal mix combina os aromas de lavanda, camomila romana, manjerona e ylang ylang, que têm propriedades calmantes, com os acolhedores sândalo havaiano e baunilha.

Igualmente benéfico, o olíbano cria um ambiente propício para a meditação e a percepção espiritual, promovendo o equilíbrio entre os nativos de Aquário no estado de espírito e no humor. Outros benefícios incluem a promoção de sentimentos de satisfação, paz, relaxamento e bem-estar geral.

  • Peixes: immortelle e gerânio

O óleo essencial de immortelle age sobre a intuição, trazendo a cura espiritual. É ótimo para a meditação, pois promove a paz interior - não à toa, é considerado o óleo do suporte para as emoções.

Aliado ao immortelle, o gerânio promove a estabilidade emocional do humor, ajuda com a falta de confiança, melhora a autoestima e afasta a sensação de inferioridade e desvalorização. Por fim, reestabelece a união familiar e prolifera o amor incondicional, bem típico dos nativos de Peixes.

6 formas de utilizar os óleos essenciais

  1. Inalação: pingue uma gota entre as mãos e inale o óleo para obter efeito imediato.
  2. Massagens em geral: misture algumas gotas em cremes ou dilua em óleo carreador (de coco e de amêndoas, por exemplo).
  3. Aromatizadores e difusores: como geralmente tais difusores têm um timer, indica-se apenas uma gota por hora
  4. Difusores pessoais: uma gota em chumaço de algodão é o suficiente para o dia todo.
  5. Banhos terapêuticos: pingue algumas gotinhas na banheira ou no canto do boxe, enquanto toma a ducha.
  6. Escalda-pés: poucas gotas na água, na bacia, são suficientes.