Topo

Pra saber mais de astrologia: veja indicações de filmes, livros e podcasts

Claudia Dias

Colaboração para Universa

15/08/2020 04h00

Quando a curiosidade vai além do horóscopo diário, mas ainda não é suficiente para encarar um curso profissionalizante, uma boa alternativa é recorrer a filmes e livros que falam sobre astrologia.

Seja para obter mais informações ou entender como o estudo e a análise do céu podem ser aplicados na prática, tais obras ampliam o entendimento sobre a influência dos astros no dia a dia. Também se revelam boas alternativas de entretenimento.

Com ajuda dos astrólogos Cristiane Toledo, Paula Arruda, Ricardo Hida e Victor Augusto de Souza, listamos filmes e livros que podem ser bem úteis para quem quer descobrir um pouco mais sobre astrologia.

7 livros para quem se interessa pelos astros

  • "Conhecimento da Astrologia - Manual Completo": o livro de Anna Maria Costa Ribeiro (editora Imperial Novo Milênio) é tido como a "bíblia da astrologia" por ser bastante completo. São mais de 700 páginas, que reúnem as informações mais importantes e em linguagem acessível para um primeiro contato com o tema.

  • "Curso Básico de Astrologia": na realidade, trata-se de uma trilogia assinada por Marion D. March e Joan McEvers, pela editora Pensamento. Os três livros detalham o método criado pelos autores com os conceitos básicos do estudo dos astros. O primeiro volume aborda os princípios fundamentais, enquanto o segundo foca em técnicas de cálculo e de interpretação e o terceiro, em análise do horóscopo.

  • "O Horóscopo: Sua Viagem Astrológica": escrito por Alan Oken e publicado pela editora Nova Fronteira, o livro propõe mostrar todas as influências do astros no dia a dia. Entre os temas abordados, o autor mostra como a astrologia é uma ferramenta cósmica, fala sobre energias planetárias e detalha como avaliar um mapa astral, entre outras abordagens. Também apresenta exercícios.

  • "Normas Práticas para a Interpretação do Mapa Astral": assinado pelo americano Stephen Arroyo e distribuído pela editora Pensamento, o livro é voltado para iniciantes e apresenta conceitos e informações básicas para a leitura de mapas, de forma bastante didática.

  • "Astrologia para Astrólogos e Amantes da Astrologia": pela editora Ágora, o brasileiro João Batista Assuramaya reuniu o resultado das mais de cinco décadas de estudos e prática astrológica. Traz uma visão esotérica e mística sobre fundamentos básicos, recorrendo à astronomia, astrofísica, matemática e biologia.

  • "Mythos - As Melhores Histórias de Heróis, Deuses e Titãs": escrito por Stephen Fry e publicado pela Planeta, o livro é indicado para quem quer saber mais sobre astrologia porque todo astrólogo precisa entender a mitologia grega, se quiser compreender o significado de cada planeta.

  • "Os Deuses da Mudança - Uma Nova Abordagem da Astrologia": escrito em 1991 pelo americano Howard Sasportas, une os conhecimentos de psicologia do autor com sua também ampla experiência como astrólogo. O livro busca esclarecer as mudanças geradas pelos trânsitos de Urano, Netuno e Plutão - planetas lentos, que ele chama de "deuses da mudança" - no mapa astral de cada pessoa. Pela editora Siciliano.

5 filmes que trazem a astrologia à tona

  • "O Signo da Cidade": filme brasileiro de 2007, é dirigido por Carlos Alberto Riccelli e tem Bruna Lombardi como roteirista e protagonista. A atriz vive Teca, uma astróloga que comanda um programa de rádio e, no meio de diversos dramas paralelos, mostra São Paulo sob uma ótica mais melancólica. Veja o trailer:

  • "Five Star Day": produzido em 2010, conta a história de Jake Gibson (Cam Gigandet) que, no dia do seu aniversário, com o horóscopo dizendo que teria um "dia cinco estrelas", se vê diante de muitas situações dando errado. O filme aborda previsões astrológicas e seu papel no livre arbítrio de cada pessoa.
  • "Feitiço do Tempo": a comédia de 1993 é estrelada por Bill Murray, Andie MacDowell e Chris Elliott. Phil Connors, um presunçoso repórter meteorologista, é escalado para cobrir o Dia da Marmota e se vê preso no tempo, revivendo o mesmo dia seguidamente. O filme traz conceitos de astrologia cármica e ciclos. Veja o trailer:

  • "Fúria de Titãs": apesar de ter ganhado um remake adaptado em 2010, a versão de 1981 do filme ("Clash of the Titans" em inglês) é a ideal para se entender a mitologia grega. Trata-se de uma versão para o cinema do mito de Perseu, que combate Medusa e o monstro Kraken para salvar a princesa Andrômeda.

  • "O Signo de Escorpião": outra produção brasileira, dirigida por Carlos Coimbra, é de 1974. No filme de suspense, Alex, um famoso astrólogo, convida 12 pessoas, cada uma de um signo, para sua ilha particular, a fim de "inaugurar" um computador capaz de ler o horóscopo. Um a um, os convidados são assassinados e as mortes, "anunciadas" pela máquina.

2 podcasts para ouvir em qualquer lugar

  • "Roda Astrológica": a astróloga Lúcia Azevedo fala sobre energias do céu, astros, planetas, casas astrológicas e movimentos planetários que afetam a vida das pessoas.