Topo

Novidades de beleza

Lifting nasal: técnica com fios empina nariz sem cirurgia, mas dura pouco

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paula Roschel

Colaboração para Universa

30/01/2019 04h00

Após a rinomodelação com injeções de ácido hialurônico, procedimento que promete deixar o nariz mais empinado e sem ondulações, outra técnica também desperta do interesse de quem deseja mudar, mas não tem coragem de passar por uma cirurgia: o lifting nasal.

O procedimento levanta a ponta do nariz com fios de sustentação, que puxam a área. "Os fios de PDO (polidioxanona) também são usados, em certos casos e com limitações, para amenizar narinas dilatadas, as asas nasais", explica o cirurgião plástico André Eyler, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas o especialista alerta: o efeito dura pouco, pois tais linhas são absorvíveis pelo corpo. "Para manter os resultados, é necessário refazer a técnica, que dura, em média, um ano."

Dói? Há riscos?

A aplicação é feita com anestesia local, mas mesmo assim o procedimento é desconfortável. Logo após a sessão, é normal sentir a região inchada e hematomas também podem aparecer.

Além disso, enquanto a rinomodelação com injeção de ácido hialurônico preocupa por ter o risco de obstrução da circulação local entre seus efeitos colaterais -- o que pode levar à necrose -- no lifting há risco de rejeição ao fio. Isso é raro, porém não impossível. Caso aconteça, as linhas devem ser retiradas por um médico.

Desvantagens

Para o cirurgião plástico Alan Landecker, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em rinoplastia, o lifting nasal não é vantajoso. "Existe também chance de infecção com a colocação dos fios, pois o nariz é uma área muito contaminada. Além disso, outra desvantagem é que é um método impreciso e não confiável, pois o fio pode se deslocar ou rasgar estruturas e formar fibroses que podem dificultar uma cirurgia de rinoplastia futura", enumera.

O cirurgião plástico Alieksiei Carrijo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, também não aconselha os fios de sustentação para levantamento da ponta do nariz. Ele considera as opções dessas linhas muito curtas e sem indicação para esse tipo de procedimento.

"O melhor para o levantamento da ponta do nariz ainda é a cirurgia, que pode ser feita por dentro das narinas ou fora. Também é possível conquistar temporariamente o resultado com injeção de ácido hialurônico feita por um cirurgião plástico especializado. Como terceira alternativa, há a aplicação da toxina botulínica. Com ela, é possível harmonizar a ponta por meio da ação de músculos, dando o efeito empinado", diz Carrijo.

Lifting Nasal

O que é? Procedimento em que são inseridos fios de sustentação no nariz para nivelar o dorso ou levantar a ponta.
Resultados esperados: Nariz com a ponta mais levantada e ponte com menos ondulações por até um ano.
Duração: Meia hora.
Quantidade de sessões: Única.
Contraindicações: Pessoas com ferimento local, gestantes, lactantes ou com alergia a fios de PDO.
Manutenção: Para manter os resultados, anualmente é necessário refazer o procedimento.
Valor: A partir de R$ 3,5 mil.

Novidades de beleza