Topo

Novidades de beleza

Preenchimento labial sem agulhas: entenda como funcionam os novos métodos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

16/01/2019 04h00

Preenchimento labial é um procedimento que volta e meia se torna alvo de especulações -- principalmente quando está relacionado a famosas como Anitta, Kylie Jenner ou Marina Ruy Barbosa. Com tanta adesão e burburinho sobre o tema, novas técnicas surgem, prometendo mais segurança, conforto e naturalidade. Entre elas, um laser para substituir as dolorosas injeções de ácido hialurônico e um creme para usar em casa.  

Com o laser Pro Collagen V+, saem as agulhas e entram os disparos de luz. "Ele é indicado para dar volume e tratar rugas conhecidas como código de barras, o que não é possível apenas com os preenchedores injetáveis", diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O resultado é conseguido por meio da retenção de água e hipertrofia dos tecidos. "Ele age através de um pulso tão longo que a dissipação de calor se dá tanto na derme profunda, quanto na musculatura dos lábios", completa. Outro equipamento com função semelhante é o Fotona, já bastante conhecido. A diferença de um para o outro é mais técnica -- a onda do Fotona é menor, de 1064 nanômetros, enquanto a do Pro Collagen é de 2940 nanômetros. Os resultados são semelhantes e o sensorial da sessão também.

Aparência mais natural

Mas não espere sair da sessão com um bocão exagerado. "Os resultados são sutis, porém perceptíveis. Não chega a ser um aumento dramático, como vemos em casos de preenchedores, mas encaro isso como uma vantagem, pois fica bonito e natural", fala a dermatologista Taiz Campbell. Ela explica, ainda, que a técnica funciona também em pessoas com lábios muito finos e também ajuda na recuperação da pigmentação natural, muitas vezes perdida com a idade. 

Por não ser um procedimento invasivo, após uma sessão é possível voltar imediatamente às atividades normais. "O único cuidado necessário é evitar a exposição solar nas duas semanas seguintes", destaca Abdo. Com o passar do tempo, os lábios voltam a ter o mesmo formato de antes.

O laser é muito mais confortável que as injeções, já sua aplicação envolve apenas difusão de calor. Porém, apesar de a falta de agulha ser um alívio, a técnica não é completamente indolor. Especialistas indicam o uso de anestésico quando a pessoa é muito sensível a altas temperaturas. 

Lábios em tubos

Uma bisnaga é outra novidade que empolga quem quer lábios mais grossos. Recheada de ácido hialurônico, a Fillerina desembarcou recentemente no Brasil e pode ser encontrada em farmácias. 

Segundo estudo científico publicado no "Journal of Cosmetic  Dermatology", o cosmético promete aumento de 12,8% no volume nos lábios após duas semanas de uso. "Fillerina contém ácido hialurônico de baixo peso molecular que atinge a camada mais profunda da pele, a derme, proporcionando o efeito preenchedor. Por outro lado, também associa moléculas de ácido hialurônico de alto peso molecular, que permanecem nas camadas cutâneas mais superficiais, promovendo hidratação intensa", explica o dermatologista Rafael Tomaz, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O cosmético, segundo o fabricante, também é capaz de aumentar o efeito de injeções de ácido hialurônico que previamente preencheram os lábios, mantendo o resultado de boca turbinada por mais tempo. 

Pro Collagen V+

O que é? Protocolo com o laser Erbium:YAG 2940 nanômetros, para dar mais volume aos lábios. 
Resultados esperados: Lábios mais carnudos e rejuvenescidos. 
Duração: 15 minutos.
Quantidade de sessões: Até quatro, com intervalos quinzenais ou mensais, dependendo da indicação médica.
Contraindicação: Pessoas com melasma na região do tratamento. 
Manutenção: Como o resultado não é permanente, uma sessão anual é recomendada para manter o volume.
Quanto custa: A partir de R$ 900.

Fillerina Contorno dos Olhos e Lábios

O que é? Dermocosmético de uso diário com efeito preenchedor.
Resultados esperados: Aumento de 12,8% no volume dos lábios após duas semanas de uso.
Duração: Uso contínuo. 
Contraindicação: Não há.
Quanto custa: R$ 319,99.

Novidades de beleza