Topo

Novidades de beleza

"Martelinho de ouro" da beleza promete reduzir celulite; veja como funciona

iStock
Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para Universa

26/09/2018 04h00

Já pensou em investir num tratamento que faz alusão à serviço de funilaria e pintura para acabar com celulite, gordura localizada e flacidez, tudo isso em sessões rápidas e envolvendo ondas de choque?

Essa é a ideia por trás do "martelinho de ouro" da beleza, que está na lista de tratamentos corporais procurados por pessoas que querem mudar os contornos até o verão. Entre os aparelhos com essa tecnologia estão o Thork, o SWT, o X-Waves e o D-Actor.

Veja também

Descoberta acidental

As ondas de choque são bastante aceitas no meio médico, segundo o médico Jardis Volpe, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

“As ondas conseguem atingir, de acordo com o aparelho, o tecido de gordura e com isso provocar uma alteração nos septos fibrosos da celulite (pequenas cordas fibrosas que separam porções de células gordurosas), melhorando o aspecto de casca de laranja.”

Ele ainda conta que a técnica usada para fins estéticos foi descoberta de forma bastante acidental: “Atletas australianas usavam as ondas de choque para tratar dores articulares e notaram melhora na celulite da pele. A partir daí se começou o estudo sobre ela."

"Funilaria" da beleza

Uma das características do equipamento de terapia por ondas de choque é promover estímulo mecânico de alta intensidade no tecido biológico sem causar desconforto. Nas primeiras sessões é possível observar melhora do contorno corporal e a sensação de pele mais lisa e macia.
O tratamento pode ser feito em diversas áreas, como abdômen, coxas, glúteos, flancos, culotes e braços; além de ser indicado também para a região facial, para rejuvenescimento, segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Renata Guidi.

Limitações

Sobre gordura localizada e flacidez, o dermatologista Abdo Salomão, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, não indica apenas ondas de choque: “É uma técnica primariamente indicada para a celulite, pois as ondas não são suficientes para destruir a gordura e estimular colágeno de forma efetiva.”

A dermatologista Valéria Marcondes ressalta que o procedimento sozinho só consegue trazer resultados completos em celulite de graus mais leves. Para grau elevado é necessário somar técnicas:

“A terapia por ondas de choque é normalmente acompanhada da radiofrequência ou bioestimuladores injetáveis. Como terapia única, pode ser usada na celulite grau 1. Nos demais casos deve haver associação de tratamentos, sendo que em grau 4 a celulite é tratada com subcisão, um procedimento cirúrgico”, argumenta a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Descobrindo o grau da celulite:

  • Grau 1  - Quando tem apenas um edema leve, muito comum em pessoas mais jovens;
  • Grau 2 - A celulite só aparece quando aperto o tecido ou existe contração da área; caso contrário, não é notada;
  • Grau 3 - Você consegue visualizar a celulite sem contrair a região;
  • Grau 4 - Celulite com furos profundos, bem marcados.

Thork

O que é? Equipamento de terapia por Ondas de Choque Extracorpóreas que diminui celulite, e ajuda a melhorar quadros de flacidez e gordura localizada.
Resultados esperados: Diminuição no aspecto “casca de laranja” da celulite.
Duração: A sessão dura, em média, 10 minutos por área tratada.
Quantidade de sessões: Dez, em média, para tratamento completo.
Contraindicação: Pessoas com marcapasso cardíaco, gestantes, pessoas com problemas hemorrágicos ou que estejam ingerindo anticoagulantes. Também não pode ser aplicado em tecidos com inflamação aguda não diagnosticada, em pacientes submetidos a tratamento com cortisona até seis semanas antes da primeira sessão, em áreas com tumores, sobre implantes metálicos, em casos de doenças vasculares e insuficiência circulatória.
Manutenção: Durante o protocolo é necessário fazer de uma a duas sessões na semana. Após dez sessões a manutenção é mensal.
Valor da sessão: a partir de R$ 200.

SWT, X-Waves e D-Actor

O que é? Aparelho com barulho estridente que funciona com ondas de choque. É praticamente indolor.
Resultados esperados: Atenuação de celulites em geral. Também diminui flacidez e gordura.
Duração: Nos glúteos, por exemplo, a aplicação dura em torno de meia hora.
Quantidade de sessões: De seis a dez sessões.
Contraindicação: Pessoas com problemas de coagulação, trombose, gravidez, pacientes com câncer e aqueles em tratamento com cortisona até seis semanas antes da primeira aplicação.
Manutenção: A partir da sexta sessão os resultados são mais aparentes. É preciso ter alimentação balanceada.
Valor da sessão: R$ 250.

Novidades de beleza