Topo

Novidades de beleza

"Martelada tailandesa" é segredo da pele de Maria Eugênia Suconic; conheça

Patrícia Araujo/UOL
Imagem: Patrícia Araujo/UOL

Paula Roschel

Colaboração para Universa

27/06/2018 04h00

Levar marteladas no rosto não parece uma boa ideia; mas a apresentadora Maria Eugênia Suconic, a Mareu, não concorda com tal afirmação.

“Elas não causam desconforto, muito pelo contrário! Desbloqueiam energias paradas, inclusive. Se faço com certa frequência, observo bem-estar e também a pele ficando mais firme, durinha e esticadinha”, revela.

Veja também

Martelo direto da Tailândia

Mas não é qualquer martelo que entra na jogada nem qualquer pessoa -- a técnica que envolve ferramentas em madeira de origem tailandesa e muita prática:

“O Tok Sen é uma tradição originária da região de Chiang Mai, norte da Tailândia. Foi criada pelos monges, e, segundo uma das lendas, desenvolvida para ajudá-los nas tarefas diárias e também após os períodos de meditação. Em várias regiões da Tailândia, o martelo é utilizado como prática medicinal no tratamento de doenças do sistema nervoso, depressão, fadiga crônica, além de espasmos e dores musculares. É excelente para restabelecer os níveis de energia do corpo, tranquilizar a mente, controle do estresse e todas as alterações frequentemente causadas pelo excesso de ansiedade, como gastrite, dores de cabeça e rigidez muscular”, explica Marcos Yshida, terapeuta do Espaço Kurma, em São Paulo.

De mãe para filha

Quem aplica a técnica na apresentadora é sua mãe, Debora Suconic.

“A Mareu não gosta muito de agulhas da acupuntura, então aprendi o Tok Sen para organizar seu fluxo de energia de forma confortável e efetiva. Além da sensação de relaxamento e renovação que a técnica proporciona, é incrível como depois da quinta sessão a pele também se transforma, ficando muito mais saudável e bonita. O Tok Sen é ótimo também para amenizar o bigode chinês e outras linhas de expressão”, revela a terapeuta especialista em medicina tradicional chinesa.

Alívio imediato

Para o massagista e guru tailandês Khun Nana, do Anantara Spa, a tradição com mais de 700 anos é certeira.

“É uma técnica que realmente estimula o sistema circulatório, desobstruindo energias e reduzindo tensões. O tok sen é muito presente na Tailândia porque é possível notar seus principais benefícios logo após uma sessão, sendo muito popular entre turistas também”, revela o especialista com clientes famosos, como Naomi Campbell e Tony Blair.

Martelinho indolor

Mas será que a prática é indolor? “Sim! Só sinto mais pressão em pontos que estão mais bloqueados, mas mesmo assim não dói”, diz Maria Eugênia.

Tok Sen

O que é? Terapia tailandesa que usa martelos para vibrar e desbloquear energias. Ajuda no bem-estar mental e também físico, inclusive melhorando o aspecto da pele.
Resultados esperados: Após cinco sessões, pele com menos linhas de expressão. Já na primeira sessão, aumento na circulação da área tratada, deixando o aspecto mais fresco e saudável.
Duração: 30 minutos.
Quantidade de sessões: Quatro semanas seguidas, um vez a cada sete dias, e depois uma manutenção mensal.
Contraindicação: Cirurgias recentes, lesões, cortes, procedimentos dentários mais invasivos e osteoporose avançada. No caso de pressão alta e glaucoma, a região dos olhos e cabeça deve ser evitada. Caso a pessoa que vai passar pela técnica tenha problemas estomacais agudos, evitar a região.
Manutenção: Para efeitos mais duradouros, a aplicação semanal é recomendada.
Valor da sessão: A partir de R$120

Novidades de beleza