Topo

Novidades de beleza

Ventosaterapia: Alicia Keys faz tratamento que promete pele mais radiante

Alicia Keys durante tratamento com ventosas - Reprodução/Instagram
Alicia Keys durante tratamento com ventosas Imagem: Reprodução/Instagram

Paula Roschel

Colaboração para Universa

14/03/2018 04h00

A cantora Alicia Keys, adepta da rotina de beleza natural, tem feito um tratamento curioso chamado Facial Cupping, a ventosaterapia facial. Essa variação da técnica -- que virou notícia ao ser usada por atletas como Neymar e Michael Phelps para aliviar dores musculares --, entrou no foco de famosas e suas esteticistas por ser considerada simples e eficiente. 

“A ventosa é muito utilizada no corpo há bastante tempo, e a facial está despertando a curiosidade de quem gosta de beleza. A técnica ativa a parte circulatória e ajuda a minimizar o acúmulo de água e gordura. Porém, se diferencia de uma simples massagem ou drenagem facial por ativar a energia do corpo, numa fusão de estética, saúde e relaxamento”, diz a acupunturista Monica Perez.

Veja também:

Mais colágeno e contorno definido

Para Alexandrina Gomes, esteticista e massoterapeuta do Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, em Búzios (RJ), a técnica também ativa a produção de colágeno, diminui inchaços e melhora a nutrição da pele, pois os produtos utilizados após o tratamento são absorvidos de forma mais intensa.

Ela ainda explica que a ventosaterapia deixa o contorno facial mais marcado, além de relaxar profundamente: “Os movimentos ajudam a relaxar os músculos faciais. O resultado é aparência mais suave e jovem.” O facial cupping também é uma saída para amenizar as olheiras.

Não faça se tiver espinhas

Como todo procedimento estético, é preciso ter cautela na hora de escolher o profissional: “Se você faz movimentos para baixo e com muita força, o resultado pode ser flacidez e até mesmo lesões”, alerta a esteticista Evani Cavanha.

Sueli Szterling, esteticista do Espaço Kurma, de São Paulo, também pontua que a técnica não é indicada para quem tem acne -- ao contrário do que muitos leigos já disseram na internet. “A ventosa ajuda apenas nos quadros leves, quando realizada em conjunto com produtos adequados, como secativos, pois facilita sua penetração. Mas não recomendo no caso da acne purulenta ou muito inflamada”, afirma, ressaltando, ainda, que o procedimento pode ajudar o detox da pele de quem fuma ou usa muita maquiagem.

Ventosaterapia facial 

O que é? Massagem com auxílio de instrumentos de sucção controlada para aumentar a circulação, diminuir tensão muscular, definir contorno e assim entregar uma pele mais saudável e radiante.

Resultados esperados: Rosto com contorno mais desenhado, pele radiante, homogênea e suave. 

Duração da sessão: Meia hora.

Quantidade de sessões: Até 12 sessões.

Contraindicação: Pessoas com febre alta, alergias na pele, gestantes e pele com feridas próximas ao local de aplicação.

Manutenção: Até duas sessões semanais, para um protocolo intensivo.

Média de preço: A partir de R$ 100.

Novidades de beleza