Topo

Garrafa com cristal: como funcionam e por que ajudam a ter água energizada

Que tal energizar a água que você bebe no dia a dia? - iStock
Que tal energizar a água que você bebe no dia a dia? Imagem: iStock

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

20/03/2023 04h00

Os cristais atraem prosperidade e proteção, amenizam a ansiedade, ajudam no aprendizado, evitam a procrastinação e até melhoram o sexo. E para quem busca o equilíbrio energético, outra alternativa bastante prática e eficiente é beber água diretamente de uma garrafa com cristal.

"É uma maneira extremamente fácil e incrível para equilibrar energeticamente os campos físico, metal, emocional e espiritual das pessoas", afirma o terapeuta holístico Marcello Pereira.

Segundo ele, isso é possível porque a água é potencializada com os cristais, como uma forma de fortalecimento energético.

E não há muito segredo por trás disso, não.

Trata-se apenas de um vasilhame que acomoda uma pedra e, quando há líquido, a pedra é mantida em infusão.

"Dependendo de qual gema é, o contato com a água trará uma magnetização ou intenção específica."
Marcello Pereira

Segundo ele, não há um estudo definitivo sobre a ação do cristal na água. "Porém, sabemos que é um método muito semelhante à produção de essências florais e água solarizada. A água um grande condutor energético e, em contato com o cristal, potencializa toda a solução com o poder de cura vibracional", explica.

A escolha do cristal

Antes mesmo de considerar as propriedades e intenções de cada pedra, é fundamental saber que nem todas são próprias para serem adotadas na garrafa.

Escolha pedras polidas, visto que as brutas têm impurezas em suas fissuras.

Outro detalhe importante é a existência de alguns cristais que podem ser considerados tóxicos para o organismo (por terem componentes maléficos como cobre e o enxofre).

É melhor evitar: amazonita, azurita, calcopirita, crisocola, cinábrio, cuprite, dioptase, hematita, lápis-lazúli, malaquita e pedra do Sol.

Agora que você já sabe o que evitar, fica mais fácil fazer uma boa escolha sobre quais cristais usar.

A dica pesquisar a composição das gemas e em qual campo vibracional ela age - corpo, mente, emoção. A escolha não deve ser aleatória.

Mas existe uma pedra superversátil: o cristal de quartzo.

"É o grande coringa para infusão. Rico em silício, auxilia na saúde óssea, na vitalidade da pele e até mesmo na menopausa. Usá-lo na água potencializa o elemento e gera uma energia complementar para qualquer tratamento", diz Pereira.

A seguir, o terapeuta sugere alguns cristais que podem compor a garrafa:

  • Ágata (auxilia nas infecções fúngicas)
  • Ametista (liberta o estresse em todos os níveis e promove um sono reparador)
  • Turquesa (promove a calma interior)
  • Quartzo rosa (alivia a dor emocional)
  • Fluorita (melhora dores de articulações e ajuda na concentração)
  • Citrino (colabora para fortalecer o sistema imunológico)
  • Quartzo transparente (contribui no combate às dores de cabeça, ossos e disfunções hormonais)

Garrafas Energizantes com Cristal

Garrafa Energizante com Obsidiana

Garrafa Energizante com Cristais de Ametista

Garrafa Energizante com Cristal Rosa

Garrafa Energizante com Cristal Amarelo

Comprar ou fazer em casa?

Existem "garrafas com cristal" para vender em lojas. Se você optar por uma, veja se é fácil de limpar e se o material que segura o cristal é resistente.

Se a ideia é fazer a própria garrafa em casa, Marcello ensina a montagem:

1° passo: escolher qual pedra irá dentro do recipiente e higienizá-la com água e sabão;
2° passo: ao escolher a garrafa, o ideal é que seja de vidro ou de material transparente parecido, visto que o plástico não é recomendado. Se a ideia for adotar uma versão colorida, use a cromoterapia como referência para definir a cor;
3° passo: encha a garrafa com água filtrada ou mineral - com pH 7 ou maior - e coloque o cristal. Deixe ali durante três a seis horas em temperatura ambiente. Depois, pode gelar para consumo imediato, já que não convém deixá-la na geladeira por muito tempo.

"Algumas culturas incentivam deixar a água em contato com a luz do sol e, depois, com a luz da lua, para potencializar seus efeitos, tendo um teor intencional forte. Para beber, você pode retirar as pedras, se quiser", complementa.

Vale destacar que esse repouso de até seis horas é apenas na constituição da garrafa com cristais, viu?

No dia a dia, a indicação é deixar cerca de duas horas no sol ou de três horas na sombra para a água absorver as energias das gemas.

Como fazer a limpeza

Apesar de ser um produto mais poderoso energeticamente, a garrafa precisa de limpeza assim como qualquer outra peça do dia a dia, bem como os cristais usados. Sendo assim, o ideal é lavá-la com água e sabão. Já as gemas requerem um tratamento especial, chamado purificação.

"É importante purificar e imantar o cristal, colocando-o em contato com a energia da natureza. Antes do primeiro uso, é conveniente deixá-lo no sal grosso por 24 horas, já que teve contato com muitas pessoas", alerta o terapeuta holístico.

Feito isso, é necessário dedicar mais um dia inteiro à limpeza da gema, deixando-a 12 horas na luz do sol e, depois, as próximas 12 horas na luz da lua. "Após esse primeiro preparo, é importante reenergizar a cada 15 dias, deixando o cristal no banho solar e lunar", diz o especialista.

Horóscopo cristais

Rodapé content commerce -  -