Damiano diz que liderar Måneskin se tornou 'limitante': 'Não sou só isso'

Damiano David, vocalista da banda italiana Måneskin, lançou sua primeira faixa solo, "Silverlines", na última sexta-feira (27). Em entrevista ao UOL, o músico falou do novo projeto, dos anos à frente da banda e das diferenças entre trabalhar sozinho e com os outros integrantes do grupo.

Damiano sentiu que ser o vocalista do Måneskin "se tornou limitante" nos últimos tempos. "É difícil falar disso, porque não quero ser mal compreendido, mas o que foi uma benção no começo, com a banda tendo uma identidade tão reconhecida, meio que se tornou limitante para mim", disse.

Em determinado momento, comecei a sentir muito a expectativa de todos ao meu redor de ser aquela coisa, de ser o líder da banda. Claro, é o que sou, mas não é só o que sou. Em parte, esse projeto é uma resposta a isso. Damiano David

Ele está trabalhando no projeto desde janeiro do ano passado, e sentiu que agora era o momento adequado para lançá-lo. "Quando eu comecei a fazer músicas, eu não planejava ser um artista solo nem estar em uma banda. Foi meio: 'Vamos ver o que acontece, vamos ver o que minha carreira vai trazer.' Então depois de quase dez anos com a banda, senti que esse era o momento certo."

O trabalho solo é "muito diferente do Måneskin" e bastante pessoal. "Posso fazer o que estou pensando quando estou sozinho. Não tenho que entrar em acordo com os outros, não preciso ter o sinal verde de todo mundo e posso fazer algo mais pessoal. Não seria justo fazer meu ponto de vista ser mais importante que o ponto de vista dos outros membros da banda. É simplesmente um ponto de vista diferente, que é totalmente meu e acho que é natural que seja diferente."

"Silverlines" é uma parceria com o produtor Labrinth. O britânico é conhecido pelo trabalho na trilha sonora de "Euphoria", pelo projeto LSD, com Sia e Diplo, além de produções para grandes artistas, como Beyoncé, Rihanna e The Weeknd.

É sempre lindo poder dividir o trabalho com outras pessoas, especialmente se são pessoas que você respeita muito. Foi como uma bênção que veio dos céus. Foi bem no início do processo do álbum, então foi como uma mensagem lá de cima de que eu estava fazendo a coisa certa. É lindo ver o quanto algumas pessoas podem ser talentosas e meticulosas, mas sem ter um ego enorme e inflado. Damiano David

A faixa estará dentro do álbum e, apesar de abrir musicalmente o projeto, representa o "fim" da jornada de Damiano. Essa é uma das primeiras músicas que escrevi para o álbum, mas ao mesmo tempo, se olharmos para o disco como uma jornada, é a última parada. Na verdade, é no que eu estava mirando. Então quando escrevi a música, tinha muito a ver com um sentimento de esperança que agora se manifestou."

Damiano diz que os fãs não precisam se preocupar com o fim da banda. Questionado sobre a reação dos fãs aos projetos solo, Damiano responde com um ar de frustração: "Não, os fãs não precisam se preocupar. Eles se preocupam demais, sempre se preocupam."

Continua após a publicidade

Ele também é reticente ao falar da reação dos colegas à carreira solo. "Nós não falamos muito disso, mas tenho certeza de que me apoiam."

Damiano diz que também não tem muitas expectativas em relação à recepção de seu primeiro lançamento. "Não tenho expectativas. Na verdade, o significado disso tudo é que agora eu sou responsável pelo que lanço. Então as pessoas podem receber [essa obra] de qualquer jeito. Mesmo que entendam do jeito errado, isso não vai me magoar."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.