Cantando música de Ed Sheeran, Matteo Bocelli volta bem diferente ao Brasil

No mês de maio, Matteo Bocelli veio ao Brasil para participar da mais recente turnê de seu pai, o tenor Andrea Bocelli. Em outubro, o cantor italiano retorna para duas apresentações, nos dias 8 (quando completa 27 anos) e 9, no Rio e em São Paulo, respectivamente, e o público verá uma performance bem diferente.

O que ele disse

Matteo Bocelli deixa de lado o talento operístico que exibe nos concertos do pai nessa excursão por 19 países das Américas. Agora, a proposta é divulgar "Matteo", seu primeiro álbum solo, lançado em setembro do ano passado. É um trabalho de música pop agradável e sofisticada, com momentos muito bons. Para uma comparação, são perceptíveis ecos de cantores como Ed Sheeran e John Legend.

"Estou bem empolgado com o álbum. O repertório surgiu de mais de 100 canções, foi um grande trabalho de seleção", diz o italiano, que já promete uma futura correção de rota.

Acho que a vida da gente está sempre em constante mudança. Então eu estou muito feliz com o resultado do álbum ['Matteo'], mas ao mesmo tempo já sei que o próximo terá grandes mudanças em relação a este. Matteo Bocelli

Ele explica que escolher os muitos nomes que participam do projeto foi um processo de anos acompanhando o pai, o que o levou a conhecer muitos produtores e instrumentistas. Aos poucos, foi descobrindo aqueles que têm mais afinidade com suas ideias musicais.

A citação a Ed Sheeran tem relevância. Amigo e um ídolo confesso de Bocelli, Sheeran escreveu um dos maiores hits do álbum, "Chasing Stars".

Matteo Bocelli durante show em Milão em outubro de 2023
Matteo Bocelli durante show em Milão em outubro de 2023 Imagem: Pamela Rovaris/Mondadori Portfolio via Getty Images

Com letra falando de relação entre pai e filho, é inevitável perguntar se o amigo fez a canção se referindo aos Bocelli. "É uma canção que ele escreveu com o irmão, e Ed nunca me contou como foi que ela surgiu.

É engraçado que, apesar de os dois terem vindo de origens totalmente diferentes, temos em comum o fato de nossos pais estarem envolvidos com música clássica. E são pais que sempre se preocuparam em compartilhar esse amor pela música com os filhos. Então, embora a letra fale do pai dele, eu vejo muitas semelhanças com a minha história pessoal. Matteo Bocelli

Continua após a publicidade

O álbum tem 12 faixas; sete são cantadas em inglês, e cinco, em italiano. Algumas críticas a respeito dos shows da turnê apontam que Bocelli parece mais à vontade no palco quando canta em italiano. Dominando o inglês desde criança, ele afirma que se sente confortável nos dois idiomas, "mas é mais fácil para mim cantar em italiano, o idioma da minha família".

Ele gosta de ler o que a imprensa fala dele e de sua música. "Acho que as críticas, a não ser as mal-intencionadas, são úteis. Eu aceito críticas, gosto de estar cercado de pessoas que dizem o que acham bom e o que acham ruim. É com as críticas que você pode evoluir."

Matteo Bocelli, durante show com o pai, Andrea Bocelli, neste ano no Brasil
Matteo Bocelli, durante show com o pai, Andrea Bocelli, neste ano no Brasil Imagem: Sandro Mendonça/Dançar Marketing

E reconhece que é difícil as pessoas fugirem da comparação com o pai. "Você tem aspectos positivos de um lado e aspectos negativos de outro. Eu estou trabalhando no que eu gosto, isso é ótimo."

É claro que ser filho de Andrea Bocelli cria um monte de expectativas. Há pessoas que cobram que eu seja tão bom quanto ele. Mas creio que o mais importante é ser autêntico. Matteo Bocelli

Optar por uma carreira na música pop pode ajudar a fugir das comparações. "Há uma técnica própria para cantar de forma operística, uma maneira específica de entregar sua voz à plateia. Uma canção pop é totalmente diferente na interpretação. Um artista pode cantar das duas formas, mas o difícil é ser convincente em ambas. Vejo cantores de ópera tentando fazer pop, mas sem abrir mão da técnica operística. Vou dizer: o resultado é muito esquisito."

Continua após a publicidade

Do repertório do álbum, Bocelli leva ao palco uma faixa de pop perfeito, "For You", o grande momento do disco e do show. Mas haverá também músicas agitadas, como "Fasi" e "Luccica", e, principalmente, canções românticas: "I'm Here", "Piove (Solo L'Amore)", "Me or You" e "Beautiful Disaster" provocam reações apaixonadas e gritinhos do público.

Ele analisa a beleza física com tranquilidade. "Se a aparência ajuda na carreira? Obviamente que sim. Se você voltar no tempo, nos anos 1960, por exemplo, isso não era tão importante. Mas hoje, com os clipes e as mídias sociais, os artistas têm suas faces como marcas registradas. Você vê hoje muitos cantores atuando em filmes, muitos deles ligados a projetos de moda."

Definitivamente, a imagem é importante e parece que para mim é uma boa ajuda. Matteo Bocelli

Matteo Bocelli em cena do filme 'Era uma Vez um Gênio' (2022)
Matteo Bocelli em cena do filme 'Era uma Vez um Gênio' (2022) Imagem: Divulgação MGM

Falando em cantores que se arriscam como atores, Bocelli participou de um filme de fantasia do diretor George Miller, o homem responsável pela franquia "Mad Max". Lançado em 2022, "Era uma Vez um Gênio" é uma espécie de "Aladin para adultos" e conta com Idris Elba e Tilda Swinton no elenco. Seu projeto seguinte nas telas é personificar o ídolo do tango Carlos Gardel numa cinebiografia.

Desde adolescente escuto que meu rosto funciona bem diante de câmeras. Quando veio a oportunidade de estar no elenco de um filme de George Miller, aceitar foi a resposta mais óbvia possível. Foi uma experiência incrível, emoções que nunca tinha sentido antes. Se tiver novas oportunidades no futuro para fazer cinema, vou agarrá-las. Matteo Bocelli

Continua após a publicidade

Matteo Bocelli

  • Rio de Janeiro

Quando: terça (8/10), às 21h
Onde: Vivo Rio (av. Infante Dom Henrique, 85)
Quanto: a partir de R$ 125
Ingressos à venda pelo site da Sympla.

  • São Paulo

Quando: quarta (9/10), às 21h
Onde: Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, 16)
Quanto: a partir de R$ 200
Ingressos à venda no site da Sala São Paulo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.