Topo

Alemanha enfrenta onda de calor com "noites tropicais puras"

24/06/2019 12h35

Berlim, 24 jun (EFE).- A Alemanha se prepara para enfrentar a semana mais quente do ano, com altas temperaturas que podem alcançar 40 graus, um recorde para um mês de junho no país e com "noites tropicais puras", segundo as previsões divulgadas nesta segunda-feira.

Nas próximas noites, estão previstas nas áreas metropolitanas temperaturas mínimas de entre 20 e 25 graus, disse à Agência Efe Lars Kirchhübel, do Serviço Meteorológico Alemão, que acrescentou que haverá "noites tropicais puras".

A partir de amanhã as temperaturas poderiam subir até 40 graus, principalmente nos estados ocidentais de Baden-Württemberg, Renânia-Palatinado e Sarre, o que estabeleceria uma nova marca histórica, até agora situada nos 38,2 graus registrados em junho de 1947 em Frankfurt.

Não se espera, no entanto, que se supere o recorde anual, registrado em 5 de julho de 2015 em Kitzingen, no sul do país, com 40,3 graus.

A área de baixa pressão atmosférica "Nasir", com seu núcleo sobre o Atlântico leste, transporta ar saariano à Europa ocidental e central, onde se encontra com a massa de ar "Ulla", sobre a Dinamarca, explicou Kirchhübel.

"Só através de uma interação ótima das distribuições de pressão do ar no solo e em altitudes mais altas, é possível alcançar temperaturas tão elevadas, entre 30 e 40 graus", destacou.

Na região de Baixa Renânia, no oeste, as temperaturas podem alcançar hoje até 33 graus, segundo adverte o Serviço Meteorológico Alemão, enquanto no litoral do norte se chegará a marcas entre 22 e 25 graus.

Em cinco distritos de Brandemburgo - a região que rodeia Berlim - já se anunciou o alerta de maior nível por perigo de incêndios florestais, que nos próximos dias poderia se estender a todo o estado, segundo as autoridades ambientais locais. EFE