Vem aí a TV 3.0? Como funciona novo padrão previsto pelo governo federal

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, disse que o decreto de regulamentação da TV 3.0, o novo padrão tecnológico que integra televisão aberta e internet, está pronto e será assinado, em breve, pelo presidente Lula.
"Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande saldo tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade", disse Siqueira.
Com a TV 3.0, a escolha de canais será substituída por aplicativos, que podem disponibilizar conteúdo ao vivo ou por demanda, tornando a navegação mais interativa.
Além disso, a nova tecnologia promete qualidade de imagem que pode chegar ao 8K, som imersivo, como no cinema, e ferramentas de segurança e acessibilidade.
A interatividade pode permitir conexão direta com serviços públicos pela televisão e proporcionar também novos modelos de negócios, por meio da oferta e consumo de propagandas e ambiente de compra e venda.
Para essa migração, a indústria deverá atuar na produção de equipamentos e conversores para que seja efetivada a integração dos sinais abertos com a internet.
A nova tecnologia foi enaltecida pelo presidente Lula em evento no início de abril. "Vem aí a TV 3.0, um sistema que vai promover o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso a uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição. Isso significa mais informação e mais qualidade para os brasileiros", afirmou Lula.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.