Topo

Quer ficar só e receber massagem ao mesmo tempo? Este robô é para você

Robô massagista pode resolver seu problema de dor nas costas - Reprodução
Robô massagista pode resolver seu problema de dor nas costas Imagem: Reprodução

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

26/07/2020 04h00

Se você é do grupo que está conseguindo fazer quarentena, trabalhar em esquema home office e deixa sua casa só para fazer o essencial, pode ser que esteja com dor nas costas. Sabe como é, a cadeira de casa não é ergonômica como a do escritório, o corpo sente falta da academia e o sedentarismo forçado cobra seu preço. E, claro, a gente sempre acaba comendo um pouco a mais.

Um robozinho feito pela empresa francesa Capsix Robotics pode ser a solução dos nossos problemas. E ainda nos ajudar a relaxar em tempos tão tensos. Que tal um massagista pessoal totalmente robótico?

O modelo está disponível para aluguel e conta com um braço com sensores e uma câmera, e promete se adaptar ao corpo do cliente. O robô também foi programado com uma série de protocolos de massagem desenvolvidos por fisioterapeutas.

Até agora, mais de 4.000 pessoas já experimentaram o robô massageador e, segundo François Eyssautier, da Capsix, a maioria gostou da massagem. Diz ainda que nos primeiros minutos é um pouco esquisito perceber que uma máquina está massageando você, mas que logo essa sensação estranha desapareceria.

Uma das principais vantagens do robô massageador é justamente o distanciamento social em tempos de pandemia de coronavírus. Uma máquina obviamente não se contamina com a doença. Além disso, Eyssautier afirmou à revista New Scientist que "às vezes, não queremos ser tocados por outras pessoas e apenas queremos relaxar sozinhos".

O robô francês não é o único modelo massagista por aí. A Universidade de Plymouth, no Reino Unido, também está desenvolvendo um, que ainda está na fase de pesquisas. Segundo a instituição, o robô inglês pode ser ainda mais personalizado, já que pode ser treinado por humanos com os movimentos favoritos dos clientes que serão massageados. Resta saber quando o modelo estará pronto para o mercado.