Topo

Carnaval nos games: confira 10 jogos que caíram na folia

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Amanda Fleure, do Start

Em São Paulo

26/02/2022 04h00

O carnaval brasileiro invadiu o mundo dos games e já inspirou títulos, fases, chefões, skins, eventos e personagens. Street Fighter, League of Legends, Valorant, Cuphead, Fortnite, Final Fantasy XIII-2, Assassin's Creed e mais. Confira abaixo alguns jogos que celebraram a folia brasileira.

Cuphead

Cagney Carnation é o último chefão do primeiro mundo de Cuphead. A simpática e estressada flor chamou atenção e despertou o ouvido aguçado dos brasileiros. E o motivo é simples: sua música-tema é um samba raiz.

*Coloque os fones de ouvido, dê o play e seja teletransportado para a Sapucaí!

Sucesso inquestionável, o jogo da Studio MDHR, eleito melhor jogo indie e de ação em 2017 pelo TGA, transporta os jogadores ao auge das animações da década de 1930, do jazz e das big bands.

Créditos ao compositor Kristofer Maddigan e sua orquestra, aplaudida pela Billboard por sua qualidade.

League of Legends e Fortnite

Anívia skin Carnanívia, no League of Legends - Divulgação/RiotGames - Divulgação/RiotGames
Anívia skin Carnanívia, no League of Legends
Imagem: Divulgação/RiotGames

Em 2017, o MOBA da Riot Games promoveu o evento "Asas da Folia", premiando com o ícone Carnanívia inspirado pela skin carnavalesca da campeã Anivia.

Fortnite criou em 2020 o CarnaRoyale, com mapas comemorativos, lives com influenciadores, kit de traje, picareta e acessório para as costas.

Overwatch 2

O jogo ainda não recebeu uma data de lançamento ou sequer uma palavra sobre um beta. Mas a Blizzard revelou, na Blizzcon 2021, o mapa localizado no Rio de Janeiro.

Cidade de origem do personagem Lúcio, o cenário mistura a favela com os restaurantes luxuosos a beira mar e vibe carnavalesca com samba e carro alegórico.

Street Fighter V

Yoshinori Ono, famoso produtor da franquia Street Fighter, visitou o Rio de Janeiro e usou muitas inspirações para criar Laura. A lutadora brasileira de jiu-jitsu também ganhou cenário inspirado nas periferias cariocas.

O Carnaval é nítido na trilha sonora e nos personagens no plano de fundo do cenário.

Final Fantasy XIII-2

Personagem Chocolina, em Final Fantasy XIII-2  - Divulgação/FinalFantasyWiki - Divulgação/FinalFantasyWiki
Personagem Chocolina, em Final Fantasy XIII-2
Imagem: Divulgação/FinalFantasyWiki

A personagem Chocolina é uma vendedora que sempre aparece em FF13. já teve um visual de passista de Escola de Samba.

O traje foi inspirado nas cores e penas do pássaro Chocobo (do mundo de Final Fantasy).

Samba de Amigo

Jogo Samba de Amigo, da Sega - Reprodução/AminoApps - Reprodução/AminoApps
Imagem: Reprodução/AminoApps

O jogo de ritmo da Sega já trazia no título sua homenagem ao Carnaval. Com direito a passista fantasiada de plumas, o jogo original de Dreamcast conta com fases cheias de referência ao Brasil, além de elementos musicais do México, como maracas.

Angry Birds Rio

A Fox e a Rovio fizeram parceria e promoveram o filme "Rio" (2011) para dentro da franquia de passarinhos pistolas. Assim como o longa, o jogo tem vários cenários baseados no Brasil e, entre eles, um mapa com referências ao Carnaval carioca.

Valorant

Raze Valorant - Kevin Su/Art Station - Kevin Su/Art Station
Imagem: Kevin Su/Art Station

O FPS da Riot Games tem a brasileira, Raze, no sue panteão de agentes. Em junho de 2021, o jogo comemorou seu primeiro ano lançando a regravação de "O Canto da Cidade", por Daniela Mercury. A canção guiou a personagem, também baiana, pelos cantos de Salvador.

Recentemente, a produtora trouxe mais um clipe de Raze por Salvador para promover uma campanha solidária focada em ajudar famílias afetadas pelas enchentes na Bahia.

Assassin's Creed 2

É Carnaval, mas precisamente, o Carnaval de Veneza, na Itália. Um dos cenários de Assassin's Creed 2 coloca o jogador, na pele do assassino Ezio, para invadir a festa italiana para completar missão. Máscaras e fantasias facilitam a infiltração para abater seu alvo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol