Topo

Guitar Hero: streamer considerado "o melhor do mundo" era fake

Schmooey: streamer de Guitar Hero admite que vídeos eram falsos - Reprodução/YouTube
Schmooey: streamer de Guitar Hero admite que vídeos eram falsos Imagem: Reprodução/YouTube

De START, em São Paulo

03/02/2022 11h04

A casa caiu para o influenciador Schmooey, considerado pela comunidade de Guitar Hero como o melhor jogador da história. Um vídeo divulgado em dezembro levantou suspeitas, que geraram uma longa investigação dos fãs e a descoberta de que várias de suas conquistas tinham sido forjadas.

Agora, o streamer deletou os mais de cem vídeos em seu canal, eliminou suas redes sociais e sumiu do mapa.

Schmooey começou sua carreira ascendente no Guitar Hero quando ainda era adolescente. Em pouco tempo, chamou atenção com vídeos em que tocava canções consideradas extremamente difíceis, e às vezes até em velocidades mais rápidas. Ele também cumpriu diversos desafios propostos pelos fãs em troca de dinheiro.

Schmooey, streamer de Guitar Hero - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Schmooey nos tempos áureos de sucesso
Imagem: Reprodução/YouTube

Em dezembro, porém, ele publicou um vídeo superando a música "9 Patters of Eternal Pain", considerada extremamente difícil, especialmente nos momentos finais. Mas alguns fãs notaram certas inconsistências.

A principal pista foram trechos de microssegundos em que seus dedos não tocavam exatamente os botões que estavam sendo acionados no display do jogo.

E, no final do vídeo, apareceu uma estranhíssima camada do Windows Media Player. A suspeira era de que ele havia usado uma camada de vídeo pré-gravado durante a stream ao vivo.

Nos comentários, Schmooey primeiro se defendeu, mas depois admitiu que alguns de seus vídeos eram fakes - apenas "alguns".

Mas claro que a internet não deixou barato e foi atrás de tudo que ele havia feito. Resultado: foi comprovado que todos eles eram fakes. Ele usava várias técnicas, como fusão de imagens pré-gravadas ou até mesmo jogar Guitar Hero em velocidade reduzida, mas depois acelerar o vídeo no upload.

Schmooey pediu desculpas em um vídeo à comunidade em 15 de janeiro (confira acima) e desapareceu. Mas pelo menos pagou de volta as recompensas que havia ganhado nos desafios propostos pelos fãs.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol