Topo

"Halo Reach": 5 dicas para dominar o multiplayer

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

18/12/2019 04h00

Se na campanha "Halo: Reach" tentou se aproximar de "Combat Evolved" (2001), no seu multiplayer há varias peculiaridades que passam longe do resto da franquia. Mesmo em relação a "Halo 3", seu antecessor, várias mudanças foram feitas, tanto para Spartans quanto Elites.

Novatos e veteranos vão ter um bom desafio para conseguir se dar bem nos mais diversos modos de jogo, em todos os mapas. Para ajudar nessa missão árdua mas divertida, separamos algumas dicas importantíssimas. Vista seu capacete espartano e embarque com a gente!

1 - Jogue a Campanha

Halo Reach Artigo Multiplayer 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A campanha de "Halo: Reach", especialmente nos níveis mais difíceis, é bastante exigente — confira algumas dicas do START —, mas também é uma ótima porta de entrada para quem for encarar o multiplayer de forma mais competitiva. Para os veteranos, é um bom meio de relembrar os controles e a pegada do jogo. Para os novatos, uma maneira de conhecer cada uma das mecânicas de forma bem didática e com exemplos práticos.

Essa dica é ainda mais importante para quem for jogar no PC. A campanha é um local em que você pode testar a sensibilidade do seu mouse, alterar os atalhos do teclado e ter contato com o comportamento de cada uma das armas nessa nova forma de jogar. Com os problemas da cadência de quadros por segundo após os 60 quadros, a campanha também serve para achar o ajuste ideal entre limite de quadros, V-Sync e alguma tecnologia que seu monitor possa ter, como o Freesync e o G-Sync.

2 - Decore os mapas

Halo Reach Artigo Multiplayer 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cada mapa conta com um design diferente, que pede abordagens específicas, tanto de rotas quanto de armamento eficiente. Dominar todos eles é praticamente impossível, mas com algumas partidas em cada um você já terá como levar vantagem em relação aos desavisados.

Outra vantagem de conhecer o mapa é decorar os seus pontos de interesse. Algumas armas poderosas, como a Energy Sword e o lançador de foguetes, só podem ser utilizadas se encontradas no mapa. Decorar onde cada mapa esconde suas armas poderosas é uma vantagem considerável. Outro ponto que merece sua atenção é o que esconde as cápsulas de cura. Procure loucamente por elas e decore a posição: você sempre vai precisar se curar entre um embate e outro.

3 - Treine com veículos

Halo Reach Artigo Multiplayer 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Veículos podem desequilibrar o jogo se forem usados de maneira correta. É preciso tempo para dominar a direção e a forma como atirar em cada um deles. Por conta da armadura dos inimigos, o alto poder de fogo de Warthogs equipados e tanques significa muitos abates e pode ser a salvação quando a batalha parecer perdida.

Como não é possível dirigir e atirar ao mesmo tempo, você precisará de algum companheiro para te ajudar. Nessa hora, comunicação é tudo. Não é fácil encontrar brasileiros sempre disponíveis para conversar o bom e velho português, mas é possível sinalizar algumas coisas para os gringos se a situação ficar preta e você tiver que deixar o veículo ou algum inimigo for avistado.

4 - Abuse de granadas e combate corpo-a-corpo

Halo Reach Invasion - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As granadas são um ótimo meio de fazer as coisas acontecerem no multiplayer de "Halo: Reach". Como só dá para recuperar a vida depois que a armadura volta, é comum os jogadores ficarem sempre escondidinhos e evitando o combate direto. As granadas estão aí para isso. Use-as não só explodir os inimigos, mas também fazê-los se movimentar.

Isso pode, inclusive, ajudar com o uso de uma outra técnica que é muito eficiente: o ataque corpo-a-corpo. O primeiro passo é deteriorar o escudo do adversário e depois conseguir a brecha para se aproximar. A granada é um meio excelente de fazer o inimigo se movimentar para onde você quer. Sempre que for possível, desfira alguns golpes corpo-a-corpo para finalizar o combate.

5 - Conheça as armas e habilidades

Halo Reach Artigo Multiplayer 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O sistema de armamento permite que você escolha o que levar para a batalha e que você faça alterações durante uma morte e outra. A forma aqui é bem diferente do que vinha sendo utilizada em "Halo 3", e na época causou alguns desconfortos em jogadores veteranos.

Por conta desse sistema, é ainda mais indicado que você conheça bem o que faz cada arma e como jogar com elas. Pistolas de Plasma derretem os escudos inimigos com facilidade e abrem brecha para um headshot mortal. Armas de longa distância, como a DMR e Snipers, serão mortais para quem dominar a mira no mouse. Escopetas resolvem bem o serviço em fases que te colocam frente a frente com o inimigo.

Algumas armas também têm sistemas que dificultam o controle, geralmente para impedir que você só segure o botão de tiro sem pensar muito. Cadenciar o tiro vai ser preciso para rifles de assalto, por exemplo. Não fique focado apenas na sua arma inicial, varie bastante para ficar imprevisível e se adaptar aos diferentes mapas.

O mesmo vale para as habilidades. A mais básica delas é correr, e, embora funcione muito bem na campanha, aqui é menos eficiente. Escudos são geralmente a melhor escolha, já que ganham tempo para você se recuperar, e fazem os inimigos ficarem em maus lençóis se decidirem esperar acabar ou invadir. Para os mais exóticos ainda é possível utilizar a camuflagem para tentar eliminações furtivas, que, embora sejam efetivas, fazem você ficar parado por alguns segundos até a animação acabar, o que quase sempre significa uma morte.

Seja qual for a sua escolha para o kit, tenha sempre um plano B e entenda como funciona as armas dos inimigos. Isso dará a vantagem necessária para garantir as vitórias.

Dicas finais

  • Elites e Spartans têm composições diferentes. Spartans têm mais vida e menos escudo; com os Elites é exatamente o contrário.
  • A pistola Magnum é sensacional como arma secundária. Além do dano alto e boa cadência de tiros, ela ainda tem uma mira de precisão
  • Não corra quando o seu escudo acabar. Isso fará com que ele não regenere e que você fique visível no mapa. Abaixe ou pare em um local seguro e espere ele se regenerar.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol