Topo

Guia


"Control": Dicas e segredos que o jogo não te conta

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

28/08/2019 17h00

"Control" é o mais novo lançamento da Remedy, responsável por franquias como "Alan Wake", "Max Payne" e, mais recentemente, "Quantum Break". O título já está disponível para PS4, PC e Xbox One.

Com um foco maior no gameplay, uma história para lá de intrincada e muito suspense, o jogo esconde vários segredos por baixo do que é apresentando ao jogador nas primeiras horas. Por isso, separamos boas dicas para acelerar seu aprendizado e dominar tudo em "Control".

Faça as Sidequests

Reprodução
Imagem: Reprodução

"Control" não conta só com uma campanha, o jogo também possui várias missões secundárias interessantes para completar. Fazer essas missões é essencial, não só para expandir a história como por conta das recompensas que fornece.

Várias modificações e habilidades são conseguidas somente nessas missões e algumas delas vão facilitar demais o progresso na campanha, especialmente contra os chefes mais chatos. Se isso não é motivação suficiente, ainda tem conquistas/troféus que exigem completar todas elas.

Fique em Movimento

Reprodução
Imagem: Reprodução

Os inimigos em "Control" são tão esquisitos quanto as mutações do cenário. Eles se movem de maneira estranha e atacam em conjunto, com uma vontade de encurtar as distâncias. Como são vários tipos deles e os combates se passam em locais fechados, é preciso se manter sempre em movimento.

Atire, esquive, foque os inimigos mais importantes e sempre mantenha as pernas trabalhando, buscando locais seguros para derrubar mais inimigos.

Quando acabar a munição, use habilidades

Reprodução
Imagem: Reprodução

A munição das suas armas em Control acabam num piscar de olhos e geralmente são insuficientes para eliminar um inimigo. Para aliviar a barra, pelo menos ela recarrega sozinha, bastando ficar alguns segundos sem uso.

O problema é que esse tempo é suficiente para complicar a sua vida contra alguns inimigos. É aí que entram as habilidades. Utilizar seus poderes paranormais não impede a arma de se recarregar, o que torna essa janela de tempo ideal para usá-los contra os inimigos e se manter sempre na ofensiva.

Treine com suas habilidades para saber quais as melhores contra cada inimigo e use sempre que estiver sem balas na arma.

Não melhore armas até liberar todas

Reprodução
Imagem: Reprodução

Existem cinco armas em "Control", que são liberadas a medida que o jogador avança na história, e são construídas com os itens que você encontra pelo cenário. Cada uma delas tem um propósito diferente e servem para determinados tipos de inimigos e estilo de jogo.

Até você liberar todas, o recomendado é não gastar seus escassos recursos melhorando as que você já conseguiu, já que há o risco de a próxima arma ser a sua favorita e a que foi melhorada ficar para escanteio.

Não demora tanto para conseguir todas elas, portanto não custa nada esperar um pouco, especialmente porque os inimigos até então podem ser derrotados tranquilamente com seu arsenal básico e modificações.

Invista em pontos de vida

Reprodução
Imagem: Reprodução

Não são só as armas que podem ser melhoradas em "Control", também é possível instalar modificações na personagem principal, Jesse faden, para que ela melhore em vários aspectos. Dentre as várias opções, a nossa dica é sempre focar na vida, tanto nos que aumentam a quantidade máxima, quanto os que melhoram a regeneração.

Focar na vida é importante por conta do sistema de níveis do jogo, que só vale para os seus inimigos. Eles vão de um a seis, mas você estará sempre no mesmo degrau, dependendo das suas modificações. A barra vida é por muito a que mais sofre nesse sistema e você irá ficar com ela quase vazia durante vários momentos.

Até por isso, mesmo quando o assunto for habilidades, especialmente no início do jogo, o ideal é também focar nas que melhoram os seus pontos de vida. A princípio você não terá muitas habilidades disponíveis e os inimigos não vão representar tanto perigo, então investir na sua vida desde já é uma boa.

Não construa Mods

Reprodução
Imagem: Reprodução

É possível construir os Mods com seus recursos em "Control", mas isso é um desperdício enorme, que vai fazer falta mais para frente. Como eles podem ser encontrados pelo cenário e nas missões secundárias, gastar os seus recursos com eles só fará falta para outras áreas importantes do seu personagem.

O que você deve fazer, em vez disso, é destruir os Mods que não servem mais ou que estão abaixo dos que você já possuí. Ao fazer isso você acumulará mais materiais para fazer o que você não acha no jogo, como melhorar o nível das suas armas.

Combate corpo a corpo é importante

Reprodução
Imagem: Reprodução

Não é só a sua arma que vai garantir que você chegue ao final de "Control". Com a pouca quantidade de munição nas armas, que precisam ser recarregadas a quase todo o momento, você vai depender bastante dos punhos também.

O combate corpo a corpo é importantíssimo e muito poderoso. É possível melhorar suas habilidades nessa área durante o jogo, portanto não foque somente nas armas e vida, vez ou outra invista nos seus punhos.

Leia os colecionáveis

Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao todo existem 120 colecionáveis em "Contro"l, o que rende um troféu/conquista para aqueles que os coletarem. Muito mais que souvenirs, os colecionáveis expandem e explicam de forma importante a história do jogo. Cada documento, fita ou vídeo é uma ponta a mais de imersão no universo proposto pela Remedy.

Outro motivo são as Side Quests. Muitos delas são ativadas ao encontrar um colecionável, como já descrevemos acima, completá-las é importante para ter os melhores equipamentos. Portanto, nada de só passar pelos colecionáveis ou deixá-los no inventário, tire um tempinho para ler e se aprofundar na proposta do jogo.

Explore

Reprodução
Imagem: Reprodução

Há muitos segredos escondidos nas diversas salas da FBC, o prédio onde se passa a campanha do jogo. Desde os colecionáveis até referências a outros jogos da Remedy. Há até uma referência ao Hideo Kojima, que é um dos cientistas do local.

Se isso não é motivo suficiente para explorar cada cantinho do prédio, ainda existem várias caixas com recursos e modificadores escondidas nos locais mais improváveis. Portanto explore sempre, se for preciso, use o mapa para se localizar e voltar para onde parou.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Mais Guia