Topo

Entrevista: Diretor de "Man of Medan" quer que você tenha muito medo

"Man of Medan" é o primeiro jogo da antologia "The Dark Pictures" - Divulgação
"Man of Medan" é o primeiro jogo da antologia "The Dark Pictures" Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

27/08/2019 04h00

Quando a Supermassive lançou "Until Dawn" em 2015, para PS4, pegou todo mundo de surpresa, até mesmo quem nunca curtiu jogos de terror. Foi tipo o que aconteceu lá na metade dos anos 1990 com o filme "Pânico", que se tornou um fenômeno no boca a boca. Agora a desenvolvedora vem com a proposta de jogos em formato de antologia com "The Dark Pictures Anthology".

O primeiro game dessa iniciativa, "Man of Medan" (PS4, Xbox One e PC), chega esta semana e o diretor do jogo, Tom Heaton, conversou com o START para falar de suas influencias e como pretende botar muito medo nos jogadores.

START: Antes mais nada, gostariamos de saber qual é o seu filme e jogo de terror favoritos de todos os tempos?

Tom Heaton: São tantos (filmes) para escolher, mas por causa dos momentos de escala, polvorosa e sendo tão icônico, tem que ser "O Iluminado". Eu amo a atmosfera, a estranheza e a grande direção. Meu jogo de terror favorito? "Until Dawn", claro.

START: "Man of Medan" se passa em um navio abandonado. O quão difícil foi recriar esse ambiente, com movimento das ondas, o sentimento claustrofóbico e as ameaças para os personagens?

Tom Heaton: Nos divertimos muito criando o navio. Temos um designer de produção e equipes de arte brilhantes, e eles fizeram um ótimo trabalho. Eles realizaram suas pesquisas e fizeram as coisas realmente precisas historicamente. O navio realmente funcionou para a história. Em um jogo de terror, você quer que os personagens fiquem isolados e você não pode ficar mais isolado do que no meio do Pacífico. Mas esperamos que nenhum dos jogadores fiquem enjoados!

START: Vocês são mestres do drama interativo e muito do jogo tem a ver com as escolhas do jogador. Na sua opinião, o que há no gênero de terror que combina tão bem com esse formato?

Tom Heaton: Todas as suas escolhas têm consequências, então você precisa escolher sabiamente! Há mais ramificações em "Man of Medan" do que em qualquer outra produção nossa. Construímos o jogo com possibilidade de replay e é possível ter experiências muito diferentes ao longo de várias jogadas. Por exemplo, com base nas decisões que você toma como jogador, há 69 mortes diferentes e estimamos que você precisaria jogar 9 vezes só para ver tudo! Qualquer personagem, qualquer um mesmo, pode morrer! Horror é um gênero perfeito para este formato, pois coloca os jogadores em situações em que suas decisões realmente importam.

Com base nas decisões que você toma como jogador, há 69 mortes diferentes e estimamos que você precisaria jogar 9 vezes só para ver tudo!

START: O que podemos esperar da The Dark Pictures como uma antologia de terror? Os capítulos convergirão em algum momento?

Tom Heaton - Reprodução - Reprodução
Tom Heaton é diretor de "Man of Medan"
Imagem: Reprodução
Tom Heaton: Uma antologia nos permite criar experiências únicas conectadas por um tema em comum, que neste caso é o horror. Temos tantas histórias diferentes para contar, então uma antologia funciona perfeitamente para entregarmos jogos narrativos de alta qualidade. Acreditamos que isso é bastante singular para a indústria de games e algo que já está provado dentro da TV/cinema com "Black Mirror", "Tales of the Unexpected", "Além da Imaginação" etc.

Todos os jogos da antologia "The Dark Pictures" contam uma história independente. Além de alguns easter eggs, o único elemento em comum é o curador. Ele estará em todos os jogos, dando conselhos e comentando suas decisões.

START: "Man of Medan" é baseado em eventos reais, certo? Como isso mudou a maneira como sua história progrediu ao longo da antologia?

Tom Heaton: (o jogo) é baseado em uma velha lenda sobre um navio abandonado, que algumas pessoas acham que é real e outras pensam que é apenas mito. Adoramos encontrar histórias nesses lugares intermediários entre fato e ficção. Isso nos dá uma base para a trama que parece verdadeira, mas nos permite levar a narrativa a lugares novos e interessantes.

man of Madan navio - Divulgação - Divulgação
Game acontece em um navio no meio do Pacífico
Imagem: Divulgação

START: Para "Until Dawn" vocês tinham Larry Fessenden como roteirista, e ele é uma lenda do gênero. Quais surpresas os fãs de terror podem esperar dessa vez?

Tom Heaton: Temos Larry Fessenden (e Graham Reznick), os escritores de "Until Dawn", escrevendo "Man of Medan" também! É ótimo tê-los de volta. Outra surpresa é o multiplayer! Anunciamos recentemente que "Man of Medan" - e todos os jogos da "The Dark Pictures Anthology" - serão jogáveis via multiplayer. E temos dois modos: História Compartilhada e Noite de Filme.

História Compartilhada é um modo multijogador online cooperativo para dois jogadores. Dois jogadores compartilham uma história simultaneamente, às vezes juntos, às vezes separadamente (mas na mesma cena), e às vezes totalmente separados em diferentes locais!

O modo Noite de Filme vai de dois a cinco jogadores offline. Ele é projetado para jogar no sofá, socialmente, com os jogadores escolhendo seu personagem e passando o controle quando é sua vez de jogar. É como vimos pessoas jogando "Until Dawn" e estamos empolgados em torná-lo um modo oficial em "Man of Medan".

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol