Ditadura e advertências por fake news: as polêmicas de Regina Duarte
Nesta semana, Regina Duarte entrou com um pedido para que a Justiça encerre um processo em que foi condenada por usar a imagem de Leila Diniz para defender a ditadura militar.
Essa não é a primeira polêmica da atriz
Veterana já recebeu advertências do Instagram por postar fake news. Em maio de 2024, quando o Rio Grande do Sul enfrentava enchentes históricas, ela compartilhou um vídeo dizendo que o presidente Lula (PT) recusou ajuda humanitária de Portugal — o que não aconteceu. No lugar da publicação, o Instagram exibiu um aviso: "Informação falsa checada por verificadores de fatos independentes".
Ela também compartilhou um vídeo falso sobre o cantor Nando Reis. O vídeo, que também recebeu o selo de "informação falsa" do Instagram, mostra Nando Reis sendo vaiado no Rock in Rio 2022 após declarar voto contrário a Jair Bolsonaro. Na verdade, o cantor nem sequer se apresentou naquela edição do Rock in Rio, e no vídeo em questão o público gritava "fora Bolsonaro" enquanto Nando Reis recebia no palco uma liderança indígena.
Desde a pandemia de covid-19, ela faz postagens antivacina. Em janeiro de 2024, três anos depois da aplicação da primeira vacina contra covid no Brasil, ela disse que crianças "não têm segurança" para receber o imunizante — o que é falso.
Foram tantas advertências que o Instagram passou a exibir um aviso aos novos seguidores de Regina. Em março de 2023, quem tentasse acompanhar o perfil da atriz recebia a seguinte mensagem: "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade".
Famosos já se disseram decepcionados com a colega. Em janeiro de 2023, Regina Duarte fez uma publicação duvidando da crise humanitária do povo yanomami. O caso gerou revolta entre os famosos: "Dessa vez a senhora ultrapassou todos os limites, da sanidade a moralidade. É imoral, cruel demais! Não se sensibilizar com a situação dessas crianças é porque a sua humanidade foi embora da sua alma!", escreveu Astrid Fontenelle nos comentários.
6 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Caio Cesar Jorge Medeiros
Ou está passando momentos difíceis na vida e resolveu odiar o mundo, ou é o primeiro sinal de uma possível demência, o que não é incomum na sua idade! Quando era mais noticiado dava muita raiva de ver uma pessoa com esse poder de voz falar essas atrocidades. Mas no fundo sinto uma grande pena pelo amargor de alma que ela demonstra! Difícil terminar a vida rejeitada e, agora, esquecida. E a lembrança que ficará é que um dia fez sucesso ne televisão, mas que perdeu a noção entre o bem e o mal levando a um fim de carreira fracassado.
Marcus Vinicius Lopes Camacho Meyer
( De a Ordem Sr. Presidente ) ( Fechamento do Congresso e do Supremo com o BOÇALNARO no PODER ) SEM ANISTIA para todos os partícipes daINTENTONApara tomada de PODER
Marcelo Carvalheiro Brinholli
Essa é um exemplo bem claro de brain rot.