'Terra e Paixão' valoriza veteranos em meio a cortes de contratos na Globo

A novela "Terra e Paixão", que se despede hoje da programação da Globo, prova que vale a pena valorizar os atores veteranos na teledramaturgia. Boa parte da história da trama foi alicerçada em atores consagrados e que estão na emissora há décadas, como Tony Ramos e Glória Pires.

Após derrapar na audiência nas primeiras semanas de exibição, Walcyr Carrasco antecipou as reviravoltas e mudou bastante a narrativa prevista inicialmente na sinopse. E deu certo: a novela chega ao fim superando os 30 pontos de audiência nas últimas semanas — algo não visto desde "Pantanal" há quase dois anos. A média geral é de 26,5 pontos na Grande São Paulo, principal praça publicitária do país, onde um ponto equivale a 73.280 domicílios.

Essas mudanças fizeram os personagens dos veteranos ganharem ainda mais espaço na novela de 221 capítulos. O casal vivido por Tony e Glória, os malvados Antônio e Irene, que já tinha destaque, passou a conduzir o fio da narrativa, principalmente após a chegada de Agatha (Eliane Giardini).

Aliás, a entrada de Eliane Giardini foi fundamental para reverter a audiência morna e movimentar a trama, tanto que a principal pergunta desse último capítulo é "quem matou Agatha?".

A chegada de Agatha também deu mais espaço para Angelina, a governanta dos La Selva vivida pela atriz Inez Viana, e para Flávio Bauraqui, o Seu Gentil. Os dois são peças-chave para entender o desfecho da trama e da morte tão misteriosa.

Essa realidade de valorização dos veteranos vai na contramão das novelas exibidas nos últimos anos no Brasil. Cada vez menos atores acima dos 50 e 60 ano estão no ar com personagens centrais — e não só aqueles que são mães ou pais dos personagens.

Além disso, "Terra e Paixão" aconteceu em momento que a Globo tem cortado contratos de exclusividade com seus medalhões, geralmente, atores com altos salários. Nomes que são joias exclusivas da emissora há décadas veem seus contratos serem encerrados. Poucos são os que ainda têm contratos fixos e de longa duração. Tony Ramos e Eliane Giardini estão nesse seleto grupo, enquanto Glória Pires vai passar a trabalhar na emissora apenas por obra a partir de 2024 — nesse caso, por opção da atriz que quer buscar novos projetos no cinema ou até mesmo em plataformas de streaming.

Dar destaque aos veteranos não quer dizer fechar os olhos para os iniciantes. Pelo contrário, é preciso haver um equilíbrio. Afinal, os novatos trazem frescor às produções e novas ideias, além de serem os veteranos de amanhã.

Continua após a publicidade

Em "Terra e Paixão", os estreantes Amaury Lorenzo e Diego Martins — vencedor do Splash Awards 2023 na categoria Revelação — são exemplos de bons personagens destinados a atores que acabaram de chegar à TV e fazem sucesso perante ao público. Os dois já tinham longa trajetória no teatro. O casal Kelvin e Ramiro é o mais comentado da trama, superando o casal protagonista de Cauã Reymond e Barbara Reis.

A trama escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes chega ao fim na Globo hoje, às 21h20, após o Jornal Nacional.

Deixe seu comentário

Só para assinantes