Topo

Humorista rebate notificação de piada sobre Neymar e Biancardi: 'Liberdade'

Luciano Alef usa um filtro para interpretar o personagem Neymar Brasileiro nas redes - Reprodução/Instagram
Luciano Alef usa um filtro para interpretar o personagem Neymar Brasileiro nas redes Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

02/08/2023 14h56Atualizada em 02/08/2023 17h53

O humorista Luciano Alef, que interpreta o personagem "Neymar Brasileiro nas redes sociais", decidiu manter no ar o vídeo em que faz piada com o pedido de desculpas do atacante da seleção brasileira por trair Bruna Biancardi.

O que aconteceu?

Direito de resposta: em contato com Splash, o advogado Lucas Mourão, que representa Luciano Alef, informou que enviou resposta a Neymar alegando que o material é fruto de "fatos dos quais ele esteve envolvido e pelos quais pediu desculpas".

"A empresa [Neymar Sport] e o atleta pretendiam que o humorista excluísse o conteúdo satírico produzido. Analisamos detidamente os pedidos e, respeitosamente, com base nos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, na Constituição Federal e na jurisprudência consolidada do STF sobre o tema, informamos à empresa e ao atleta que os vídeos satíricos irão permanecer no ar", explicou.

Liberdade de expressão: os representantes do humorista ainda destacaram no documento que o humor está incluso no direito constitucional à liberdade de expressão e não há violação da imagem de Neymar.

"Esperamos que nossas razões sejam consideradas pela empresa, atleta e seus representantes, de modo que esse assunto seja encerrado e cada um siga fazendo sua arte: humor, no caso do Luciano; e futebol no caso do Neymar Jr", destacou o advogado Lucas Mourão.

Nos stories do Instagram, o advogado de Luciano Alef publicou um trecho da resposta enviada aos advogados de Neymar destacando que não "houve qualquer dano à imagem ou honra do atleta".

"Por todo o exposto, considerando não ter havido qualquer dano à imagem ou honra do atleta, senão pelos próprios atos, o notificado informa, respeitosamente, que decide manter os conteúdos publicados, reservando-se no direito de exercer sua atividade humorística com desassombro e liberdade, nos termos da Constituição Federal", diz a nota.

A piada de Luciano Alef: em 29 de junho, Luciano se tornou o assunto das redes sociais após gravação com filtro do rosto do jogador com pedido de desculpas a Bruna Biancardi.

"Tô aqui mais uma vez para pedir desculpas, mas quem nunca errou que atire a primeira pedra. Ou a segunda, ou a terceira, ou a quarta", disse ele, enquanto a filmagem exibia mensagens que mulheres relatavam ter recebido do astro brasileiro.

Splash entrou em contato com a equipe de Neymar para colher um posicionamento sobre a medida do humorista, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.