Topo

Virada Cultural: BaianaSystem gera transe de harmonia na multidão

Alexandre de Melo

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/05/2023 22h54

O Palco Anhangabaú recebeu BaianaSystem na noite de sábado (27) na Virada Cultural. Assim como a apresentação da Gloria Groove, a banda de reggae foi muito aguardada pelo público presente.

"Quem é de paz faz barulho", pediu Russo Passapusso, líder da banda, que vestia um chapéu de cangaceiro e caminhava entre telas de projeção colocadas no palco. "A pandemia passou. O 'demônio' passou. Agora vamos curtir", vibrou.

Curtição com respeito

Luis José, 36, advogado, vestia uma camiseta da banda e mostrava a Virada Cultural para os amigos de São José dos Campos.

"Eu preferia que o evento fosse aberto com policiamento adequado para a segurança. O espaço fechado traz conforto, mas acho que perde um pouco a essência da Virada", disse. "Mas o Navio Pirata do BaianaSystem inspira respeito e o próprio show deles, por serem eles, me dá a certeza de curtição com respeito."

Lucas Alic, 22, é estudante de arquitetura em Minas Gerais e concordou que a banda inspira uma festa segura.

BaianaSystem faz todo mundo entrar em um transe de positividade.

"Depois de ver a energia do Navio Pirata no Ibirapuera, era certeza que eu voltaria", acrescentou Robson, 32, que acompanhava Lucas e Wagner, 46.

Paz, segurança e amor

Preocupados com o cenário de insegurança e furtos na região central de São Paulo, na sexta-feira (26), o grupo convocou, em seu Instagram, os seguidores para o show reforçando a ideia de redes de apoio que evitem as possíveis confusões e ajudem a concretizar um "evento de paz, segurança e amor". Ao menos durante o show, o público atendeu ao chamado.

No show, a cantora chilena Claudia Manzo fez participação especial e cantou as faixas "Capucha" e "Bola de cristal".

O último álbum do grupo, Oxeaxeexu também é fruto de bons encontros. Artistas africanos, da América do Sul, além de expoentes da nossa música como Céu, BNegão, Chico César e MC Rapadura refletem junto do BaianaSystem como fazer música para as pessoas depois da pandemia.

No Vale do Anhangabaú, a multidão em transe reuniu grupos que curtem música eletrônica, axé e rock. Eles foram embalados pela mistura do "sound system" ao estilo jamaicano com o swing de guitarra baiana que o grupo traz para os palcos do mundo todo desde 2009.

Em meio a "rodas de rock enormes", o público cantou com energia sucessos do grupo, como "Lucro", "Playsom" e "Sulamericano".

Russo Passapusso regeu a energia catártica do público no comando do show pensado para o trio elétrico Navio Pirata.

Virada Cultural 2023

O maior evento cultural da região acontece nos dias 27 e 28 de maio.

A metrópole é palco de uma intensa programação, com mais de 500 atrações gratuitas.

O evento é distribuído em diversos palcos espalhados por todas as regiões da cidade.

Virada Cultural 2023: acompanhe o público e o clima do evento anual que acontece em São Paulo