Topo

Gloria Groove 'espanta medo' de assalto no Centro durante Virada Cultural

Alexandre de Melo

Colaboração para Splash, em São Paulo

27/05/2023 20h08

Gloria Groove fez a abertura oficial do Palco Anhangabaú na Virada Cultural 2023.

Mas antes, a cantora Pepita e o apresentador Manoel Soares fizeram o discurso de abertura. Eles falaram sobre a importância do pertencimento, tema da Virada este ano. Muitas crianças e jovens ajudaram a deixar o ambiente lotado.

Luis Fernando, 25, e Roberta, 32, trabalham em assessoria de recursos humanos voltadas para diversidade e inclusão: "A gente veio um pouco receoso depois dos assaltos do ano passado, mas a gente não trouxe celular e deve ser mais seguro agora com os eventos fechados", disse Luis.

"A Virada Cultural é, sim, um espaço de pertencimento. De pertencer em São Paulo. Acesso à cultura gratuita e sem ser elitizado, especialmente para o público LGBTQIA+", refletiu Roberta. "É ainda mais legal por a gente conseguir curtir um show da Gloria Groove, uma artista da cidade", completa Luis.

O público LGBTQIA+ compareceu com cabelos coloridos, várias bandeiras do arco-íris e roupas confortáveis para curtir o fim da tarde e o começo da noite de temperatura agradável.

Medo da fama de violência

Adriana Faria, 45, trouxe sua filha Alice, 8, pela primeira vez na Virada.

"Eu e minha filha adoramos a Gloria. A gente chegou cedo para sentir se estava organizado. Eu estou achando tudo lindo e resolvi tentar me divertir sem ter tanto medo da fama da violência do centro", pontuou.

O palco do Vale do Anhangabaú será o único que funcionará durante 24 horas. O metrô terá horários especiais: as estações Anhangabaú e São Bento funcionarão 24 horas para entrada e saída.

Além dos shows, a programação versátil da Virada na região central conta com peças de teatro, exposições, atrações de circo, cinema e visitas guiadas por pontos históricos da cidade, como o Teatro Municipal.

Gloria Groove na Virada Cultural

Esta é a quarta participação de Gloria Groove na Virada.

Em 2018, a cantora se apresentou na Praça da República, em 2020, a edição foi remota e transmitida do Teatro Municipal.

No ano passado, a artista nascida e criada na na Vila Formosa, zona leste, teve a oportunidade de apresentar a turnê Lady Leste, em Itaquera.

Nesta edição, o Vale do Anhangabaú se tornou pista de dança para todos ao som de hits como "Bonekinha", "Vermelho", "A queda", "Leilão" e até trechos de "Exagerado", de Cazuza, e "Malandragem", de Cássia Eller.

No final do show, Manoel Soares vibrou com a paz do evento até o momento. Ele disse que a PM informou que, nas primeiras 6 horas da Virada, não teve nenhuma briga.

Virada Cultural 2023

O maior evento cultural da região acontece nos dias 27 e 28 de maio.

A metrópole é palco de uma intensa programação, com mais de 500 atrações gratuitas.

O evento é distribuído em diversos palcos espalhados por todas as regiões da cidade.

Virada Cultural 2023: acompanhe o público e o clima do evento anual que acontece em São Paulo