Topo

Não dê bobeira: todo cuidado é pouco com celular, cartão e Pix na Virada

Movimentação do Vale do Anhangabaú durante a Virada Cultural de 2022 - ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Movimentação do Vale do Anhangabaú durante a Virada Cultural de 2022 Imagem: ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para Splash

27/05/2023 04h00

A Virada Cultural 2023 ocorre em São Paulo neste sábado e domingo, 27 e 28 de maio, com diversos palcos espalhados por todas as regiões da cidade. Para quem vai curtir o evento, vale a pena ter algumas precauções para a segurança do celular e dos seus dados pessoais em caso de perda, roubo ou furto do telefone.

A principal medida é levar para os shows apenas o que for estritamente necessário. Cartão e celular devem estar sempre em um lugar seguro, como uma bolsa pequena e que fique próxima ao corpo. Além disso, é preciso tomar algumas precauções específicas com cada um desses itens. Confira os cuidados mais importantes:

Celular

Restrinja o acesso na tela. Seu celular deve ter a tela bloqueada com uma senha que seja difícil de acertar. Não utilize datas de aniversário, que são facilmente desvendadas, ou sequências numéricas do tipo "1234", que são as primeiras a serem tentadas no desbloqueio.

Diminua o tempo de bloqueio do visor. É interessante que sua tela esteja habilitada para ficar bloqueada após alguns segundos de inatividade do telefone. Alguns modelos têm o tempo mínimo de 5 segundos.

Tenha apenas os apps essenciais no aparelho. Por exemplo, se você tem mais de uma conta bancária, instale apenas um aplicativo de banco no telefone. Inclusive, use verificação em duas etapas para tudo.

Utilize senhas diferentes em redes sociais e emails. Se você utilizar uma sequência numérica como senha de bloqueio de tela, use outra diferente para cada app. Isso também vale para senhas com caracteres usadas em redes sociais, emails e outros apps.

Cuidado com a biometria. É recomendável combiná-la com outras formas de proteção, como o recebimento de um SMS ou de um token no processo de autenticação em dois fatores. Cada banco tem a sua barreira extra, e vale a pena vasculhar o aplicativo da sua instituição para descobrir como aumentar a segurança da sua conta.

Tenha um e-mail secundário e não guarde senhas no celular. É importante ter um email secundário apenas para recuperação de senhas e contas, além de não anotar as senhas no próprio celular: se ele for roubado, fica tudo exposto ao criminoso.

Cartão de débito/crédito

Nunca ande com a senha do cartão anotada.

Prefira pagar por aproximação, para não ter de entregar seu cartão na mão de vendedores.

Se tiver de entregar o cartão e digitar a senha, acompanhe atentamente o processo: confira o valor digitado na máquina pelo vendedor, peça o comprovante de venda e certifique-se de ter recebido o seu cartão para evitar trocas, intencionais ou não.

Pix

Reduza os valores de Pix. Confira esta reportagem para saber como fazer isso.

Habilite as notificações do banco. Assim você é alertado sempre que fizer um Pix e também pode conferir o valor transferido.

Se fizer Pix em alguma máquina de pagamento, confira o valor na tela. Caso não consiga confirmar o valor, não faça a compra.

O que fazer em caso de perda, furto ou roubo?

O mais importante é ligar para o banco. Com isso, você bloqueia o acesso de possíveis criminosos à sua conta bancária, impedindo o uso do cartão e de transferências por Pix.

Alerte os familiares e amigos o quanto antes. Em posse do celular, criminosos podem usar sua identidade para pedir dinheiro por Pix para pessoas próximas.

Entre em contato com a operadora de telefonia celular e peça para bloquearem o chip. Assim o celular não poderá ser usado para que criminosos entrem com contato com seus parentes e amigos.

Faça um boletim de ocorrência. Ele pode ser feito digitalmente e é uma proteção em caso de compras feitas com o cartão ou transferências por Pix feitas com seu celular.

*Com reportagens publicadas em 11/02/2023 e 19/02/2023