Topo

Gal Costa? Qual era o verdadeiro nome da cantora?

Gal Costa morreu aos 77 anos - Adriano Vizoni/Instagram @galcosta
Gal Costa morreu aos 77 anos Imagem: Adriano Vizoni/Instagram @galcosta

Colaboração para Splash

09/11/2022 11h50

A morte da cantora Gal Costa aos 77 anos nesta quarta-feira (9) abalou fãs e artistas. Apesar de ter ficado conhecida nacionalmente com sua voz potente embalando a música "Meu Nome É Gal" — um presente de Roberto e Erasmo Carlos para ela — o nome verdadeiro da artista não é Gal. Pelo menos, não era.

Maria das Graças Penna Burgos. Assim é o nome de nascença da artista que marcou gerações. Porém, em entrevista a Jô Soares, em 2013, a cantora revelou que o apelido pelo qual ficou conhecida passou a integrar seu nome de registro mais tarde.

"Eu inseri no meu registro o Gal. Ficou Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, porque quando eu viajava ficava Borges Maria, e quem é Borges Maria?", brincou a cantora.

O apelido "Gal" nasceu do produtor Guilherme Araújo, que preferiu trocar o nome "Maria da Graça" das apresentações.

Caetano foi contra o apelido

Quando o produtor surgiu com o novo apelido da cantora, Caetano Veloso se colocou contrário à decisão. Segundo o site Memórias da Ditadura, Caetano não gostou pois "Gal" é abreviatura de "General", o que fazia com que "Gal Costa" fosse homônimo ao presidente do país à época, o "General Costa e Silva".

Apesar do nariz torcido de Caetano, a cantora gostou do apelido e assim surgiu a capa do primeiro LP, "Domingo", gravado em dupla com Caetano em 1967.

Morte repentina

Gal Costa morreu aos 77 anos em sua casa em São Paulo.

Ela estava com a agenda de shows suspensa após passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita no final de setembro.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora.