Topo

Do acidente a cirurgia e alta da UTI: os 20 dias de Rodrigo no hospital

BBB 22: Rodrigo Mussi deixou a UTI hoje e segue internado na enfermaria do Hospital das Clínicas em São Paulo - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Rodrigo Mussi deixou a UTI hoje e segue internado na enfermaria do Hospital das Clínicas em São Paulo Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/04/2022 14h59

Rodrigo Mussi, o segundo eliminado do "BBB 22" (TV Globo), sofreu um acidente de carro na madrugada do último dia 31 em São Paulo e, hoje, deixou a UTI do Hospital das Clínicas.

Desde sua internação, há 20 dias, os irmãos do ex-brother e amigos, como a também ex-BBB Viih Tube, atualizam o estado de saúde do empresário, que passou por algumas cirurgias e vai continuar internado. Confira a linha do tempo da evolução de Rodrigo:

Estado grave e cirurgia no cérebro

Rodrigo deu entrada no Hospital das Clínicas em estado grave e passou por cirurgia no cérebro para drenar uma hemorragia e para colocar um cateter, segundo apuração de Splash.

Apesar de outras lesões, a da cabeça era considerada a pior pelos médicos — Rodrigo teve duas fraturas expostas na perna e a primeira cirurgia foi encerrada após 4 horas.

Durante o dia do acidente, 31 de março, médicos tentaram interromper a hemorragia, causada por um traumatismo craniano, sem sucesso. Por isso, decidiram levá-lo para cirurgia.

Pedro Coutinho e Matheus Mendes, amigos de Rodrigo Mussi, comentaram o estado de saúde do paulista e reforçaram que as primeiras 24 horas pós-cirurgia eram de paciência e oração.

Depois, Diogo Mussi, irmão do ex-BBB, afirmou que as cirurgias foram bem-sucedidas. "O Rodrigo está na UTI, se recuperando. Agradeço a todos pelo carinho. Vamos continuar nessa corrente positiva", postou.

Estado do carro após o acidente envolvendo o ex-BBB Rodrigo Mussi - Reprodução/CET - Reprodução/CET
Estado do carro após o acidente envolvendo o ex-BBB Rodrigo Mussi
Imagem: Reprodução/CET

"Até apertou meu dedo"

No dia 4 de abril, Diogo Mussi disse que Rodrigo voltou a se movimentar.

"O estado ainda é grave e exige muitos cuidados. Cada minuto é uma vitória. Ele está bem agitado, e está se mexendo bastante conforme diminuem a sedação. Até apertou o meu dedo", disse ele em publicação no story do Instagram.

Nova cirurgia e haste na perna

Em 5 de abril, o boletim médico informou que Rodrigo passaria por mais uma cirurgia.

"O monitor da cabeça foi retirado, o que é excelente. O Rodrigo segue agitado e se mexendo bastante. O despertar tem que ser controlado, o que os médicos estão fazendo muito bem", disse Diogo.

"A cirurgia será para a remoção da 'gaiola' e colocação de uma haste na perna direita. Vamos continuar nessa corrente positiva, faz toda a diferença. Ele vai acordar em breve, podemos sentir", seguiu o irmão do brother, que depois revelou que a cirurgia foi um "sucesso".

"Rodrigo está acordando"

Ainda no dia 5 de abril, o boletim divulgado no perfil do ex-brother informou que Rodrigo estava acordando:

"Rodrigo Mussi respondeu a comandos balançando a cabeça, abriu um dos olhos por um tempo e logo voltou a dormir. Ele está reagindo, com sede de viver! Continua, Rodrigo, estamos com você", disse a postagem.

Diogo Mussi reiterou a informação — que foi vibrada por Viih Tube:

Pessoal, o Rafinha [Rafael, irmão de Rodrigo] acabou de atualizar. O Rodrigo está acordando e respondendo a comandos básicos como 'estou ouvindo' e abriu um dos olhos. Meu Deus, que felicidade, que coisa maravilhosa. Obrigado, obrigado, obrigado! Diogo Mussi

BBB 22: Viih Tube vibra com boletim médico de Rodrigo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
BBB 22: Viih Tube vibra com boletim médico de Rodrigo
Imagem: Reprodução/Instagram

"Apertou bastante a minha mão"

No dia 6 de abril, foi informado que Rodrigo abriu os olhos mais uma vez. "Rodrigo está muito agitado, abriu os olhos e hoje apertou bastante a minha mão. Ele está despertando. Está bem", disse Diogo.

Alteração nas pupilas

Logo após a cirurgia na perna direita, Rodrigo precisou passar por uma ressonância após uma "alteração das pupilas" no dia 7 de abril:

"Imediatamente, fez uma tomografia, que não apontou qualquer alteração neurológica, graças a Deus! A ressonância ficou para amanhã e, após realizada, deve iniciar o processo de extubação, com muito cuidado. Não há mais alteração pupilar"", disse Diogo Mussi.

Medula não foi afetada

Em 8 de abril, Diogo deu notícias sobre uma ressonância realizada para avaliar as lesões na coluna de Rodrigo.

"Não se sabe se pegou medula ou não, mas muito provavelmente não. Ele está com os movimentos do corpo, ele está com movimentos não involuntários. Porque ele se coça, ele aperta a sua mão, ele tem força até, ele mexe a perna. Às vezes, ele quer arrancar alguma coisa porque está incomodando. Então, não são movimentos involuntários", contou o irmão do empresário, em entrevista ao "Jornal Nacional" (TV Globo).

O resultado do exame indicou que a medula do ex-brother não foi afetada no acidente:

Tudo indica que não pegou medula. Rod está com forças nos pulmões. Ou seja, já está respirando 'sozinho', sendo que o respirador está funcionando apenas como suporte no momento. [...] Rodrigo segue estável, dobrando e esticando as pernas e braços conforme vai despertando. O menino é ansioso e, por isso, seu despertar deve ser mais lento mesmo. Diogo Mussi

O resultado do exame indicou que a medula do ex-brother não foi afetada no acidente - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O resultado do exame indicou que a medula do ex-brother não foi afetada no acidente.
Imagem: Reprodução/Instagram

Extubação foi iniciada

No último dia 9, Diogo Mussi afirmou que o processo de extubação de Rodrigo foi iniciado, apesar do ex-brother estar bastante agitado.

"O Rod segue estável, já tendo iniciado o processo de extubação, que pode levar alguns dias, pois segue agitado. Além disso, tem atendido bem os comandos, recuperando aos poucos sua consciência. Continuamos otimistas e com muita fé de que logo o Rod estará conosco", escreveu em um stories no Instagram.

"O Rodrigo renasceu!"

No dia 10 de abril, Diogo Mussi comemorou a recuperação do irmão. "O Rod segue estável, com boas reações neurológicas. O processo de extubação deve levar alguns dias", iniciou a mensagem.

Um dos médicos afirmou que o caso do Rodrigo é um milagre e que sua recuperação tem sido muito boa. O Rodrigo renasceu! Diogo Mussi

Possível cirurgia na coluna

A semana passada começou com atualização do caso de Rodrigo. Também através das redes sociais, o irmão do ex-BBB informou sobre um possível cirurgia na coluna.

Em entrevista para a Quem, Diogo contou que a cirurgia não seria necessária.

A cirurgia seria mais de endireitamento e fortalecimento da coluna onde houve o reflexo da pancada na cabeça. Mas não é nada medular. Por ora vão proceder com o colar cervical. Estão adotando uma postura mais conservadora porque não é nada urgente e grave. Diogo Mussi

Tentativas de comunicação e olhos abertos

Enquanto a família aguardava a conclusão do processo de extubação, Diogo contou que Rodrigo teve "uma evolução considerável" e tentou até se comunicar com ele durante uma visita no dia 12 de abril.

Hoje ele estava bem lúcido e entendendo vários comandos. Tentou se comunicar comigo, perguntei se ele queria falar alguma coisa para mim e ele fazia sinal positivo. Hoje foi o melhor dia que eu o vi desde que ele deu entrada no hospital. Diogo Mussi para a Quem

"A médica falou 'oi, Rodrigo', e ele já deu tchau com as mãos. Isso deixa a gente muito feliz e aliviado porque ele está se recuperando e acordando. Ele estava com os olhos bem abertos hoje e assistiu à novela", disse o irmão do ex-BBB depois no Instagram.

O filho de Diogo nasceu no dia 9 de abril e, de acordo com ele, Rodrigo tem uma reação específica ao ouvir do sobrinho recém-nascido. "Sempre que falo do Luca, ele acaricia ou aperta a minha mão", destacou em papo com a Quem.

Extubação e fisioterapia

Na última quinta-feira, Diogo informou um avanço no processo de extubação de Rodrigoque foi concluída no domingo. "Oscilando entre momentos de realidade e confusão", o ex-BBB começou a fazer fisioterapia no último final de semana:

"No quarto, já iniciou alguns exercícios com fisioterapeuta, dobrando e esticando as pernas, braços e etc. Novamente, os médicos afirmaram que o caso do Rodrigo é um milagre", escreveu Diogo no story.

Após a extubação ser finalizada, Rodrigo voltou a falar e a caminhar com auxílio da equipe que o acompanha. "Tiraram o tubo, ele conseguiu responder bem e hoje ele está extubado, falando, andando com a ajuda da fisioterapeuta", contou Diogo, em entrevista coletiva em que Splash esteve presente.

Diogo Mussi, irmão de Rodrigo, dá coletiva em São Paulo - Luiza Mussi/UOL - Luiza Mussi/UOL
Diogo Mussi, irmão de Rodrigo, dá coletiva em São Paulo
Imagem: Luiza Mussi/UOL

Ainda na coletiva, Diogo relatou que o ex-BBB se lembra vagamente de ter participado do reality e se esqueceu totalmente do jogo São Paulo x Palmeiras, realizado no Estádio do Morumbi e acompanhado pelo ex-brother na noite do acidente:

Ele não se lembra do acidente, não se lembra do Morumbi também, que ele estava no jogo [do São Paulo]. Perguntei qual é a última coisa que ele lembra, mas é muito vaga, ele não consegue formar um raciocínio ainda. Ele vai lembrar mais das visitas aqui do que de antes do acidente. Diogo Mussi

Agitação e radiografia

Na última segunda-feira, Diogo afirmou que Rodrigo foi medicado para controlar sua agitação e que continuava na UTI. Além disso, o ex-brother passou por uma radiografia para investigar muco em seus pulmões:

O Rodrigo hoje estava mais agitado. Isso atrapalha bastante a questão neurológica dele, então ele segue na UTI. Ele tá com bastante catarro também, tá tossindo bastante, então vão proceder com uma radiografia do pulmão pra saber como ele tá na questão pulmonar. Ele teve que ser medicado por essa agitação. Ele tentou sair da cama, ele quer ir embora, então isso atrapalha bastante. Diogo Mussi

Alta da UTI

Ontem, foi anunciado no boletim a expectativa de que que Rodrigo teria alta da UTI brevemente — e hoje o ex-BBB foi para a enfermaria do Hospital da Clínicas.

"É com imensa alegria que informamos que o Rod está tendo alta da UTI neste momento. Ficará na enfermaria a partir de hoje, onde continuará sua reabilitação", disse Diogo através do Instagram.

O acidente

O acidente envolvendo o ex-participante do "BBB 22" aconteceu por volta de 3h da madrugada do dia 31 de março, na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte Eusébio Matoso, em São Paulo.

Rodrigo voltava do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, onde assistiu ao primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. O carro de aplicativo em que o ex-BBB estava se chocou contra a traseira de um caminhão e ele teria sido arremessado para a frente do veículo.

O motorista do carro, Kaique Faustino Reis, e o do caminhão realizaram teste de bafômetro, mas ambos deram negativo. A batida foi registrada como lesão corporal culposa e depende dos familiares do ex-BBB registrar queixa criminal para seguir as investigações.

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.