PUBLICIDADE
Topo

Sonho, bomba e tortas: 11 receitas de doces de padaria para fazer em casa

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração para Nossa

28/09/2020 04h00

Quem nunca parou em frente a uma vitrine de padaria e ficou admirando os doces deliciosos? Alguns quitutes são muito populares e combinam bem com um café da tarde em família ou para serem servidos como sobremesa após almoço.

A boa notícia é que algumas receitas podem ser preparadas em casa! Com um pouco de prática e disposição, é só colocar a mão na massa e aproveitar o momento.

Vale destacar que a arte da panificação não é algo tão simples e é importante seguir o passo a passo indicado pelos profissionais para não ter erro.

A seguir, mostramos como fazer as principais receitas de padaria.

1. Bomba de chocolate

Conhecida também como Éclair, esse doce clássico da confeitaria francesa leva uma massa crocante e aerada em formato alongado. Já o recheio pode ser de creme, chocolate ou doce de leite. Além disso, a bomba conta ainda com uma cobertura de chocolate ou glacê que dá mais sabor para o famoso quitute. Mas a receita é feita em várias etapas e pode exigir um pouco de habilidade na cozinha.

Bomba de chocolate

Dificuldade Difícil
22 porções
120 min
Ver receita completa

2. Brioche

De origem francesa, esse tipo de pão possui um formato diferenciado, textura macia, delicada e um sabor amanteigado ou doce. Pode ser consumido com outros complementos como geleias ou queijos.

Brioche

Dificuldade Difícil
7 porções
240 min
Ver receita completa

3. Carolina de doce de leite

São "minibombas" de chocolate, variam apenas no formato e também na hora de assar. Possui uma massa oca que costuma ser recheada com doce de leite, creme ou chocolate. É possível usar a criatividade e preparar recheios variados com chocolate branco, creme de limão ou morango, chantilly, entre outros.

Carolina de doce de leite

Dificuldade Médio
25 porções
55 min
Ver receita completa

4. Croissant

O pão de massa folheada é bastante versátil e pode ser consumido recheado com outros ingredientes como chocolate, creme ou doce de leite. E também faz sucesso com complementos salgados como queijo, manteiga, presunto, frango com catupiri, entre outros.

Croissant de amêndoas

Dificuldade Fácil
3 porções
45 min
Ver receita completa

5. Lua de mel

O pãozinho doce costuma ser recheado com creme, coberto com leite de coco e salpicado com coco ralado fresco. Também pode ser feito de chocolate ou doce de leite.

Lua de mel

50 porções
90 min
Ver receita completa

6. Pudim de leite condensado

O pudim tradicional é preparado com leite condensado, ovos, leite e açúcar para a calda caramelizada. Mas, é possível variar nos ingredientes e fazer receitas com chocolate, doce de leite, pão e até frutas vermelhas.

Pudim de leite condensado

Dificuldade Fácil
8 porções
40 min
Ver receita completa

7. Quindim

O doce é delicado e leva poucos ingredientes —- geralmente açúcar, gema e coco ralado. Bastante simples, o quindim se destaca pela cor amarela vibrante, textura e sabor diferenciado. Pode ser preparado de forma individual em forminhas ou em tamanho família no famoso "quindão", que é semelhante a um pudim.

Quindim de maracujá

Dificuldade Fácil
10 porções
50 min
Ver receita completa

8. Sonho

O nome desse quitute diz tudo! Com a massa frita, recheio de creme e salpicado de açúcar, o sonho é um dos favoritos dos amantes de doces. Conhecido na Europa como Bola de Berlim, a receita pode ser testada com uma variedade de recheios —- é possível encontrar nos sabores chocolate, doce de leite, churros, beijinho, entre outros.

Sonho

Dificuldade Médio
10 porções
30 min
Ver receita completa

9. Torta de limão

A sobremesa perfeita para os amantes do azedinho de limão! A receita tradicional leva massa crocante com um recheio cremoso da fruta com e chantilly ou merengue por cima.

Torta de limão

Dificuldade Médio
8 porções
90 min
Ver receita completa

10. Torta de morango

Com uma massa crocante, recheio cremoso e calda de morango, essa receita agrada os paladares mais exigentes. E também é uma sobremesa com uma aparência incrível que dá um toque sofisticado à mesa.

Torta de morango

Dificuldade Médio
1 porções
90 min
Ver receita completa

11. Rocambole

É um tipo de bolo fofinho enrolado que pode ser recheado com diferentes recheios como doce de leite, chocolate, creme e frutas vermelhas. A receita também é conhecida em alguns lugares como rolo suíço.

Rocambole de frutas vermelhas

Dificuldade Médio
6 porções
30 min
Ver receita completa