Topo

Pratos para congelar: 10 receitas que facilitam o dia a dia na cozinha

Lanches, sopas e até sobremesa: como congelar alimentos e facilitar seu dia a dia - Getty Images/iStockphoto
Lanches, sopas e até sobremesa: como congelar alimentos e facilitar seu dia a dia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

11/08/2020 04h00

Nos dias de correria, os pratos congelados são uma verdadeira mão na roda. E com algumas boas dicas, nem é preciso recorrer aos prontos de supermercado. Basta preparar previamente e guardar no freezer quase todo tipo de receita.

"Congelar pequenas porções ajuda a ter mais controle sobre o que tem no seu refrigerador e, com isso, se preparar para a semana inteira de trabalho", comenta a chef e food stylist Clau Poiatti. Além do mais, evita que alimentos estraguem na geladeira, caso não sejam preparados no tempo certo.

Funciona com tudo?

De acordo com o chef Melchior Neto, a maioria dos pratos e alimentos podem ser congelados, mas nem todos ficam 100%, pois há uma mudança de texturas.

Já Clau adota o congelamento com frequência. "Congelo de tudo: desde sopinhas para minha filha até quiches, tortas, panquecas, picadinho, almôndegas, molho de tomate, molho bolonhesa, estrogonofe, quibe de forno, feijão etc. A lista é grande", afirma.

Embalagens corretas e mais ações ajudam a conservar os alimentos por mais tempo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Embalagens corretas e mais ações ajudam a conservar os alimentos por mais tempo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O que saber antes de congelar...

Antes de levar o prato ao freezer, Melchior recomenda que esteja totalmente frio. "É importante esperar que a comida esfrie para garantir que congele mais rápido. Isso evita a formação de cristais de água que, no descongelamento, mexe com a estrutura do prato", ensina.

Se a dúvida é congelar o prato inteiro ou em porções, não há resposta certa e vai muito da dinâmica na casa. Um nhoque, por exemplo, pode ser congelado em porções pequenas, mas também é ótima alternativa se mantido em refratário grande, servindo de refeição para a família toda.

Em relação ao recipiente, cada prato pede um tipo de embalagem. "A lógica é a seguinte: se for um prato como uma lasanha, que pode ir do freezer ao forno, pode ser congelado já na forma ou refratário de vidro que resista a altas temperaturas. Se for descongelado no micro-ondas, é importante que a embalagem seja de vidro ou plástico. Então a escolha vai depender de como o prato será consumido após descongelado", ensina Melchior.

Na hora de descongelar

Nada impede que o prato seja levado diretamente para o forno ou micro-ondas mas, conforme sugere Clau, o melhor é descongelar na geladeira, e aquecer na hora de comer. "Também não recomendo voltar a congelar, uma vez que o alimento já foi descongelado", pontua.

10 pratos para congelar