Quais as melhores pizzarias de São Paulo? Veja se sua favorita está aqui

Tem tema melhor para uma estreia? A pizza, um ícone paulistano, é a estrela da primeira edição da Bares e Restaurantes, a nova newsletter semanal no UOL.

Toda quinta-feira, ela chega no seu email com uma curadoria caprichada dos melhores lugares para comer, beber e petiscar em São Paulo. Quer receber? Basta se inscrever aqui.

É a chance de ter na mão aquelas dicas certeiras para planejar o fim de semana e conhecer os novos lugares da cidade.

Para começar, apresentamos as pizzarias finalistas do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes. De 'novatas' a clássicas de longa data, elas disputam o título de melhor pizzaria de São Paulo. Conheça um pouco sobre elas e vote aqui na sua preferida.

A Pizza da Mooca

Imagem
Imagem: Reprodução

Os molhos que umedecem a massa de estilo napolitano são levados a sério nessa pizzaria criada por uma família de raízes italianas.

Além das pizzas com o tradicional molho de tomate, que entra em combinações como atum, cebola roxa e orégano fresco, há opções banhadas em bechamel. A chamada carbonara imita a receita de massa com pancetta, grana padano e ovo mole.

Rua da Mooca, 1747, Mooca. Mais um endereço. @apizzadamooca

Continua após a publicidade

Bráz Pizzaria

Imagem
Imagem: Divulgação

Os discos de bordas altas e massa levemente crocante que foram apresentados à cidade pela primeira vez em 1998 hoje estão em sete bairros. Os clientes lotam as unidades em busca de receitas que se tornaram tradicionais na casa. A batizada com o nome da rede é composta por fatias de abobrinha temperadas com alho assado na lenha, muçarela e parmesão.

Rua Apucarana, 1572, Tatuapé. Mais seis endereços. @brazpizzaria

Camelo

Imagem
Imagem: Reprodução/Instagram

Com 67 anos de história, a rede leva a diferentes regiões de São Paulo as pizzas conhecidas pela massa fina e pela cobertura que ocupa até a borda. A de tamanho maior pode ser dividida em até três sabores. Quatro queijos, portuguesa e lombinho com cebola e azeitonas estão entre as opções do cardápio, que ainda conta com petiscos e refeições.

Continua após a publicidade

Rua Pamplona, 1873, Jardins. Mais seis endereços. @pizzariacamelo

Carlos Pizza

Imagem
Imagem: Reprodução

A qualidade dos ingredientes e a atenção aos detalhes são a chave do negócio, que no próximo ano completa dez anos.

Sobre o disco individual, perfeitamente redondo e de bordas uniformes, vão combinações clássicas, caso da margherita, e criativas. Um exemplo é a Carlos, de muçarela, endívia, linguiça curada, ricota de búfala e parmesão.

Rua Harmonia, 501, Vila Madalena. Mais um endereço. @carlospizza_sp

Continua após a publicidade

Leggera Pizza Napoletana

Imagem
Imagem: Reprodução/ Instagram @leggerapizzanapoletana

O estabelecimento coleciona passagens por prêmios internacionais graças às receitas que seguem o mesmo passo a passo de Nápoles. São discos individuais, com bordas 'aparecidas' e levemente chamuscadas pelo forno a lenha. As coberturas levam ingredientes típicos italianos. Entre eles, ricota, pecorino, presunto cru, figos e calda agridoce de tâmara.

Rua Diana, 80, Perdizes. Mais um endereço. @leggerapizzanapoletana

Paul's Boutique

Imagem
Imagem: Reprodução

Novata em comparação às demais opções da lista, a pizzaria tem estilo nova-iorquino. Os sabores disponíveis são expostos na vitrine e cada fatia é aquecida assim que o cliente faz o pedido no balcão. A massa de fermentação natural, fina e um pouco crocante, recebe coberturas como molho de tomate, manjericão e os queijos stracciatella, muçarela e parmesão.

Continua após a publicidade

Rua Doutor Renato Paes de Barros, 197, Itaim Bibi. Mais um endereço. @paulsboutiquepizza

Veridiana

Imagem
Imagem: Reprodução

Instalada em imóveis históricos, é um destino charmoso frequentado por famílias, casais e grupos de amigos. Preparadas há mais de vinte anos, as pizzas já viraram clássicos. É o caso da zucchini, que leva abobrinha laminada e dourada, alho, hortelã, creme de ricota e molho de tomate fresco sobre a massa que demora mais de dois dias para ficar pronta.

Rua Dona Veridiana, 661, Higienópolis. Mais dois endereços. @veridianapizzaria

Agora é hora de votar!

A votação popular para eleger a melhor pizzaria de São Paulo e as outras categorias de restaurante e bares está aberta. Veja aqui todos os finalistas e vote no melhor italiano, japonês, hamburgueria e restaurante de carnes. E ainda: melhor boteco, cozinha de bar e bar de cerveja/chope.

Continua após a publicidade

Coluna Bares
por Juliana Simon

O drinque Margarita do bar Picco leva até água de mozzarela de búfala (e vale provar!)
O drinque Margarita do bar Picco leva até água de mozzarela de búfala (e vale provar!) Imagem: Tales Hidequi

2 bares para se apaixonar pela coquetelaria italiana

Quando se fala "beber em italiano", muita gente pensa em vinho ou Negroni, mas há um mundo a ser explorado nos copos ítalo-brasileiros. Da tradição de um Martini (que nasceu em Nova York, mas tem alma italiana no nome e no vermute) às criações mais moderninhas, quem circula pela boemia de São Paulo tem bons endereços para provar a "Bota" e sua riqueza de sabores.

Baretto

Quem procura drinques elegantes, bonitos e sinceros, é muito feliz no bar do icônico hotel Fasano. Sob o comando de Bolinha, pipocam os Martinis mais geladinhos e equilibrados (a gosto do "seu" Gero) e muito mais. Não deixe de provar o Negroni envelhecido da casa.

Continua após a publicidade

Rua Vitório Fasano, 88. Site

Picco

E por falar em pizza, aos curiosos da coquetelaria há um drinque com nome e jeitinho de "redonda": o Margarita. Lula Mascella brinca — e conquista — com a ótima mistura de tequila, tomate, limão siciliano, agave, água de mozzarela de búfala, manjericão e orégano.

Rua Lisboa, 294 @o.picco

Coluna Belisquetes
por Gabrielli Menezes

O simpático dono da Gelateria Dondoli, uma das melhores do mundo
O simpático dono da Gelateria Dondoli, uma das melhores do mundo Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

2 gelatos para se sentir na Itália

Descer as escadas do hotel e atravessar a praça. Imagine a euforia de estar a essa pequena distância das casquinhas de sorvete artesanal da Gelateria Dondoli. Considerada uma das melhores do mundo, ela é uma atração que vale a visita à amuralhada e charmosa San Gimignano.

Mas não é só lá que os turistas formam fila em busca de um geladinho na boca. Por toda Itália — sobretudo nos meses em que o calor é infernal até para corpos tropicais —, as vitrines com amostras aeradas e coloridas estão de quadra em quadra e fazem você se perguntar: é socialmente aceitável tomar o quarto sorvete do dia? Eu diria que sim — e até para quem não tem nos planos cruzar o oceano Atlântico tão cedo. Isso porque aqui em São Paulo dá para provar alguns dos meus sabores italianos favoritos e ter a mesma sensação de 'quero mais'. Aí vão eles:

Nocciola, da Tre Bimbi

Imagem
Imagem: Bruno Geraldi

As avelãs tostadas batidas por cinco horas até virar uma pasta bem fina são a base do sorvete que tem a cremosidade como ponto alto. No copinho pequeno, sai por R$ 16,50.

Continua após a publicidade

Rua Tumiaru, 66, Vila Mariana. @tre.bimbi

Stracciatella, da Albero dei Gelati

Imagem
Imagem: Bruno Geraldi

O chocolate 70% é despejado quentinho sobre o sorvete de leite. Em contato com a temperatura fria, a calda vira deliciosos pedacinhos crocantes. O menor tamanho custa R$ 16.

Rua dos Pinheiros, 342, Pinheiros. Mais um endereço. @albero_br

Votação popular

Clique abaixo para selecionar a melhor pizzaria na sua opinião, e você também pode votar nas demais categorias do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes clicando aqui.

Continua após a publicidade

MELHOR PIZZARIA

26.228 votos
Imagem
Reprodução
Imagem
Reprodução
Imagem
Wellington Nemeth
Imagem
Reprodução
Imagem
Reprodução
Imagem
Reprodução
Imagem
Reprodução
Votação encerrada

Deixe seu comentário

Só para assinantes