Topo

Juca: Queria entender por que atacante brasileiro perde tantas chance de gol

Do UOL, em São Paulo

04/12/2020 19h24

O Flamengo foi eliminado da Libertadores na última terça-feira (1) ao perder nos pênaltis para o Racing, após ter desperdiçado chances de gol durante a partida, assim como o Santos, que conseguiu a classificação na derrota por 1 a 0 para a LDU por ter vencido fora de casa, mas também não aproveitou as oportunidades que teve no ataque.

No podcast Posse de Bola #79, Juca Kfouri chama a atenção para a quantidade de gols que os atacantes brasileiros perdem e questiona se não está faltando um trabalho mais específico nos treinamentos visando a melhora no aproveitamento das finalizações.

"Eu queria entender por que hoje em dia atacante brasileiro perde tantas oportunidades de gol, será que não está faltando um Telê Santana para fazer jogador finalizar e ficar em cima dele dizendo 'faz assim, faz assado, faz aquilo outro'? Porque é impressionante, bola que é para cavar, chuta em cima do goleiro, bola que é para chutar forte, tenta cavar. O que o Santos perdeu de gol contra a LDU no primeiro tempo foi uma enormidade, comparável ao que o Flamengo perdeu contra o Racing", diz Juca.

"Aí toma um gol e quase a vaga vai para o brejo. Então eu fico me perguntando isso, se não está faltando treinamento para pôr o pé desse pessoal na forma, porque está me impressionando muito como se perde gol", completa.

Eduardo Tironi também cita como exemplo a atuação de Ribamar na derrota do Vasco para o Defensa y Justicia, na Copa Sul-Americana, que culminou na eliminação do clube cruzmaltino e Mauro Cezar aponta números que mostram um grande número de oportunidades perdidas no Campeonato Brasileiro.

"O pessoal do SofaScore me passou um dado, jogadores com mais chances claras perdidas no Brasileirão: Robson do Coritiba, Gabigol, Keno, Bruno Henrique e Pedro. Em alguns casos, no caso do Pedro, tem também um aproveitamento muito bom no Brasileiro, mas alguns jogadores aqui chamam a atenção, como pode isso? O principal atacante do Atlético-MG tem sido o Keno, os três do Flamengo e um do Coritiba que é o principal atacante do Coritiba, o Robson", diz Mauro Cezar.

"Você vê que de diferentes níveis de elenco e de jogadores você tem quantidades colossais de chances perdidas. 'Ah porque o Ribamar é tecnicamente fraco'. Será que é só por isso? Realmente, isso é uma coisa que tem que ser olhada com uma atenção maior, com mais profundidade. O que acontece? Diferentes perfis, diferentes níveis de investimento e um ponto em comum: perde-se gols feitos", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.