PUBLICIDADE
Topo

Santos

Santos perde para LDU com confusão no fim, mas garante vaga nas quartas

Kaio Jorge tenta se livrar da marcação durante Santos x LDU, jogo da Libertadores 2020 - Nelson Almeida - Pool/Getty Images
Kaio Jorge tenta se livrar da marcação durante Santos x LDU, jogo da Libertadores 2020 Imagem: Nelson Almeida - Pool/Getty Images

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

01/12/2020 21h27

Classificação e Jogos

O Santos perdeu para a LDU por 1 a 0 na noite de hoje (1), na Vila Belmiro, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, mas carimbou vaga nas quartas devido ao gol qualificado fora de casa: o Peixe bateu os equatorianos por 2 a 1 na altitude de Quito. O duelo teve confusão no final e só terminou após 22 minutos de acréscimos e muita checagem no VAR.

Com a classificação, o Peixe aguarda o vencedor entre Grêmio e Guaraní (PAR) para saber seu adversário nas quartas de final da competição. O Tricolor Gaúcho venceu por 2 a 0 a partida de ida no Paraguai. Por ter a melhor campanha, o Santos decide novamente em casa.

A equipe santista volta a campo pelo Brasileirão neste domingo, às 16h, quando enfrenta o Palmeiras, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada da competição nacional.

O melhor: Pará

Lateral santista repetiu o excelente desempenho que teve em Quito. Não deixou nenhuma jogada evoluir pelo seu lado do campo e também chegou com perigo ao ataque fazendo a ultrapassagem em velocidade.

Quem não foi bem: Veríssimo

O zagueiro não repetiu as boas atuações e errou alguns passes na saída de jogo. No último lance, partiu para cima de Cruz que dividiu uma bola com John e criou uma confusão que levou mais de 14 minutos para ser resolvida e rendeu um cartão vermelho para Luiz Felipe.

Cronologia do jogo

O Santos dominou toda a primeira etapa e também boa parte do segundo tempo, mas não conseguiu transformar a superioridade em gols. Aos 25 minutos da segunda metade, Zunino aproveitou rebote de bola que explodiu na trave e abriu o placar para a LDU.

O árbitro Néstor Pitana acrescentou seis minutos no segundo tempo, mas não terminou o jogo após o duelo ultrapassar o período. Com quase nove minutos totais de acréscimos, Lucas Veríssimo foi tirar satisfação com Cruz após dividida com John e iniciou uma confusão generalizada no gramado da Vila. A partida só terminou aos 67 minutos do segundo tempo e rendeu um cartão vermelho para Luiz Felipe após análise do VAR.

Atuação do Santos: Soteldo ganha liberdade tática

O Peixe entrou em campo com quatro atacantes de origem. O desenho tático, no entanto, mostrou um 4-4-2 sem a bola, com Soteldo e Kaio Jorge à frente da linha de quatro de meio-campo, com Lucas Braga marcando pela esquerda. Quando tinha a posse da bola, o Peixe armava um 4-3-3, com Soteldo tendo liberdade para ser um meia-ofensivo por dentro, atuando pouco atrás de Kaio Jorge e flutuando pelo campo para criar oportunidades. A tática deu certo e o Peixe dominou o primeiro tempo. Na segunda etapa, caiu de produção e viu a LDU ameaçar a vaga nas quartas.

Jogo ultrapassa acréscimos e tem confusão

O árbitro Néstor Pitana deu seis minutos de acréscimo na segunda etapa, mas decidiu não acabar o jogo nem após a partida chegar a oito minutos acrescidos, dois a mais do que o prometido inicialmente. Com o banco do Santos pedindo o fim do jogo e os jogadores nervosos, a LDU foi ao ataque e Cruz dividiu lance pelo alto com John. Lucas Veríssimo foi tirar satisfação com o jogador da LDU e a confusão teve início na Vila Belmiro. O VAR chamou e o duelo só terminou quando o cronômetro já marcava 112 minutos, com dois vermelhos mostrados para cada lado.

Clima de Libertadores mesmo sem torcida

Os jogos ainda não podem ter os portões abertos ao torcedor diante da pandemia da Covid-19, mas os torcedores santistas fizeram o possível para deixar a Vila Belmiro com clima de Libertadores da América. Fora do estádio, santistas soltaram sinalizadores que riscaram de vermelho o céu acima do gramado do estádio.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 0 x 1 LDU

Competição: Copa Libertadores da América - Oitavas de final
Data: 1/12/2020 (terça-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP_
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Amarelos: Alison, Wagner Leonardo, John e Soteldo; Ayala
Vermelho: Aguirre, Villarruel; Luiz Felipe e Omar Feitosa (preparador)
Gol: Zuninho, aos 25 do segundo tempo

SANTOS: John; Pará, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo e Felipe Jonatan (Wagner Leonardo); Alison, Diego Pituca, Lucas Braga (Madson) e Marinho; Soteldo (Sandry) e Kaio Jorge (Bruno Marques). Técnico: Cuquinha

LDU: Gabbarini; Perlaza (Zunino), Ordóñez, Caicedo e Ayala (Cruz); Villarruel (Aguirre), Alcívar, Quintero e Billy Arce (Marcos Caicedo); Jhojan Julio e Cristian Martínez. Técnico: Pablo Repetto

Santos