Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #79: SPFC líder, sequelas do Fla, Grêmio e Palmeiras intactos

Do UOL, em São Paulo

04/12/2020 11h23

O São Paulo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com a vitória de ontem (3) diante do Goiás, em jogo válido pela primeira rodada, mas adiado devido aos casos de covid-19 do clube goiano, e agora o time de Fernando Diniz tem uma briga mais direta com o Atlético-MG e o Flamengo, que disputam exclusivamente a competição até o fim da temporada, enquanto o tricolor paulista também tem a semifinal da Copa do Brasil.

No podcast Posse de Bola #79, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os fatores que levaram o São Paulo à liderança e como fica a disputa, que além dos três times já citados ainda tem próximos o Grêmio e o Palmeiras, estes com seus times disputando simultaneamente a Copa do Brasil e a Libertadores.

Arnaldo Ribeiro acredita que o São Paulo chegou definitivamente à briga pelo título brasileiro, coisa que muitos poderiam não imaginar após as eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores, mas considera que a temporada atípica, com muitos jogos em sequência, e clubes tendo diversos casos de covid-19 e lesões, o fato de o time ter ficado mais ileso das contaminações é determinante.

"A campanha do São Paulo no Brasileiro, especificamente, ela é indiscutível, mas tem muito a ver com uma temporada atípica, o São Paulo talvez seja o único clube dos 20 do Brasileiro inteiro, o time inteiro, com poucas lesões, poucos casos de covid, e também méritos lá do São Paulo, dos jogadores, da comissão técnica, da diretoria, dos cuidados", diz Arnaldo.

"Aqueles desfalques em série para todos os clubes, mutilados, o São Paulo não vem passando por isso até agora, tem conseguido repetir o time em diversas situações, diversas vezes, então isso se reflete no desempenho e na pontuação, são duas partidas perdidas apenas, aquela média de 2 pontos por jogo", completa.

O jornalista ainda acredita que para estar forte na briga pelo título brasileiro, que o tiraria de um jejum de 12 anos na competição desde o tricampeonato em 2006, 2007 e 2008, o São Paulo precisa vencer seus dois próximos jogos contra Sport e Botafogo.

"O São Paulo chega a uma situação do campeonato, assume a liderança com méritos e tendo ainda a Copa do Brasil para disputar e uma situação agora que é, nas próximas duas partidas, duas partidas em casa contra Sport e Botafogo, que o São Paulo se conseguir vencer, acho que aí ele ingressa de vez na briga pelo título, porque depois dessas duas partidas, aí é carnificina", conclui.

Além da projeção do São Paulo na briga pelo título brasileiro, o episódio também fala sobre as consequências da eliminação sofrida pelo Flamengo para o Racing na Libertadores e o Brasileiro como única chance de título entre os objetivos principais do clube, o Atlético-MG que não conseguiu aproveitar enquanto foi o único a se dedicar exclusivamente ao nacional, além da briga contra o rebaixamento de Vasco e Botafogo, os jogos do Corinthians que não animam seus torcedores, e a reta final da Libertadores com o confronto entre Grêmio e Santos, e o Palmeiras forte com Abel Ferreira na briga em todas as competições.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.